Não, as zonas de rusticidade USDA (United States Department of Agriculture) são uma classificação que indica a resistência das plantas ao frio. Essa classificação é baseada na média das temperaturas mínimas extremas no inverno de uma região. Cada zona é identificada por um número seguido de uma letra (A ou B), e as zonas são numeradas de 1 a 13, sendo que as zonas mais baixas (1-3) correspondem a regiões muito frias, enquanto as zonas mais altas (10-13) são mais quentes. Essas zonas ajudam jardineiros, horticultores e outros profissionais a determinar quais plantas têm maior probabilidade de sobreviver num determinado clima, com base nas temperaturas mínimas que a área pode alcançar.
Por exemplo, uma planta classificada para a zona 6 pode sobreviver em regiões onde a temperatura mínima média anual é entre -23 a -18°C.
Sempre se tem classificado Lisboa como uma zona 10a, ou seja, uma região com uma média de temperaturas extremas no inverno entre -1,11 e 1,66 C (segundo o período de referência 1981-2010), mas aqui neste mapa classificaram a região como uma zona 11a (4,44 -7,21 C), o que me parece bastante elevado. O que acham desses datos?