Biodiversidade

  • Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Tinha dito ao teles que podia ser um Hoplocorypha macra
http://en.wikipedia.org/wiki/Hoplocorypha_macra

compx.jpg


Mas realmente esse que indicaste, Empusa pennata, é mais parecido.


Deve ser uma ninfa de E. pennata.

empusa-pennata.jpg


http://www.jardinsauvage.fr/AGENDA2009.html
 
Empusa
Sem dúvida o mais estranho louva-a-deus ibérico, a empusa (Empusa pennata) é facilmente
identificada pela grande protuberância cónica e bífida que possui
sobre a cabeça. As antenas da fêmea são normais mas no macho
apresentam-se enormes e em forma de pena. Esta espécie pode
ser encontrada bem escondida entre as ervas altas dos campos
floridos, aproveitando-se da sua camuflagem de tons verdes ou
acastanhados para surpreender e capturar outros insectos com as
suas patas anteriores espinhosas. O ciclo de vida é peculiar, pois
os adultos aparecem logo na Primavera. Durante o acasalamento,
e ao contrário de outros louva-a-deus, a fêmea não mata o seu
parceiro, embora ambos acabem por morrer até ao final do Verão.
Por essa altura já nasceram as cerca de três dezenas de pequenas
ninfas, com aspecto ainda mais alienígeno do que os pais, de
abdómen revirado e foliáceo, as antenas dos machos assemelhando-
se aos chifres de um carneiro, justificando plenamente o nome de “diabinho” que se lhes atribui.
Sobrevivem, nesse estado, aos rigores da época fria, dispersando e mantendo-se solitárias
até à época de acasalamento do ano seguinte.
 
Tenho tido dificuldade em postar imagens, simplesmente não consigo, peço que alguém ajude, já que tinha umas fotos de umas árvores daqui da zona que não sei de que espécie são, e com as fotos podia ser que alguém mas ajudasse a identificar...
 
Não podes usar o image shack?

Eu uso o imageshack, mas quando carrego alguma imagem, mesmo no final do upload aparece um a mensagem: "No files were uploaded":( Vou pôr no Meteo Viseu, numa pasta da Galeria de Fotos intitulada "Árvores da Nossa Terra", passem por lá...
 
Eu uso o imageshack, mas quando carrego alguma imagem, mesmo no final do upload aparece um a mensagem: "No files were uploaded":( Vou pôr no Meteo Viseu, numa pasta da Galeria de Fotos intitulada "Árvores da Nossa Terra", passem por lá...

Experimenta o photobucket é o que eu costumo utilizar para postar imagens no MeteoPT;)
 
Nova Portaria da caça trás à cabeça a caça ao Melro

Inesperadamente, o passado mês de Abril, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural fez publicar a portaria que define o Calendário Venatório. Além das violações da Directiva Aves, já recorrentes, contém também o maior chorrilho de disparates e más práticas de gestão da caça jamais visto em Portugal em tempos recentes. A par de outras medidas sem nexo, a caça ao Melro passa a ser possível, após mais de 20 anos de proibição.



Foi publicada no dia 7 de Abril a Portaria 147/2011, que regulamenta o exercício da caça no que diz respeito às espécies que se podem caçar, aos processos de caça, ao calendário venatório e aos limites diários de abate. O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural fê-lo sem consultar as ONGs de Ambiente, ao contrário do que fez nos dois últimos anos, e segundo o que a SPEA apurou, sem consultar o Secretário de Estado do Ambiente.

O calendário fixado com esta portaria não é apenas para a época que se avizinha. De uma só vez, foi fixado o calendário venatório para três anos. O Sr. Secretário de estado esqueceu-se que a caça é um recurso natural, e as populações das espécies cinegéticas estão sujeitas à influência de todo o tipo de factores ambientais, que podem variar de ano para ano. Daí que o calendário venatório deva ser fixado anualmente, de acordo com dados populacionais e as estatísticas da caça existentes, alterando o que houver para alterar para permitir o exercício da caça sem prejuízo das populações naturais.

Continua com um conjunto de erros e ilegalidades, cujo o destaque vai para a fixação de períodos de caça ilegais à luz da Directiva Aves da União Europeia. Já em 2008, após queixa da SPEA, a Comissão Europeia obrigou o Estado Português a alterar o calendário venatório, porque o período de caça aos patos se sobrepunha ao período de reprodução e de migração pré-nupcial destas espécies. O Sr. Secretário de Estado fez tábua rasa da legislação e deste precedente, resolvendo ignorar as correcções que ele próprio introduziu nos dois anos anteriores. Esta portaria tem períodos de caça ilegais para 4 espécies de patos: Pato-real (Anas platyrhynchos), Marrequinha (Anas crecca), Frisada (Anas strepera) e Negrinha (Aythya fuligula).

Para além da ilegalidade do período de caça aos patos, esta Portaria mantém vários erros graves de gestão da caça:

• Portugal continua a ser um dos poucos países da Europa Ocidental onde ainda é permitido usar munições com chumbo em zonas húmidas, contribuindo para o envenenamento de milhares de patos e outras aves todos os anos. Para quando a interdição do uso deste tipo de munições em todas as zonas húmidas do país e todos os tipos de caça?

• Em Portugal é também permitido caçar patos em Agosto e Setembro, quando as populações migradoras ainda não chegaram e as populações locais (algumas ameaçadas, como o Pato-colhereiro Anas clypeata e o Zarro Aythya ferina) ainda estão a criar. Porque não avançar a época de caça aos patos definitivamente para meados de Setembro?

• E ainda caçamos espécies migradoras que estão diminuir drasticamente há décadas, como a Rola-comum (Streptopelia turtur) e o Estorninho-malhado (Sturnus vulgaris). A Rola-comum, por exemplo, diminuiu 52% nos últimos 6 anos, em Portugal, e diminuiu 66% nos últimos 20 anos, em toda a Europa. Ou seja, por cada 100 rolas que podiam ser caçadas na Europa em 1990, actualmente são apenas 34. Para quando uma suspensão da caça à Rola-comum?

Como se não bastasse, o Sr. Secretário de Estado das Florestas decidiu colocar uma “cereja em cima deste bolo”. Nada mais, nada menos, do que a caça ao Melro (Turdus merula). Isso mesmo, o simpático e inofensivo pássaro que habita os nossos campos, os nossos jardins, a nossa poesia e a todos enche de alegria e esperança com a sua melodia no final do Inverno foi declarada alvo a abater. É ilegal? Não. Está correcto? Também não. Existem inúmeras razões para não se caçar o Melro, que aliás não é caçado há mais de 20 anos. Trata-se de uma ave emblemática da nossa cultura, a par das andorinhas e do Cuco, espécies que ninguém pensaria em caçar, nem os próprios caçadores. Os blogues e sites de caça estão divididos, mas a maioria também não concorda com a caça ao Melro.

A SPEA entende que a caça é um recurso natural, que gerido de uma forma sustentável pode trazer benefícios económicos e sociais à escala local e regional. Sabemos que a gestão da caça é também relevante para a protecção das aves e da biodiversidade dos meios florestais e agro-florestais. Em pleno Ano Internacional das Florestas, era certamente desnecessária uma manobra de baixa política e de má gestão como esta do próprio Secretário de Estado das Florestas.

A SPEA irá mais uma vez fazer queixa à CE e, certamente, Portugal e a futura tutela das florestas e da caça, irão ser notificados a corrigir o que já tinha sido corrigido.

A SPEA acredita que só estando na linha da frente da defesa das espécies cinegéticas e da gestão responsável da caça poderemos garantir que no futuro possamos continuar a caçar. A SPEA repudia veementemente estas decisões da tutela em matéria de gestão cinegética, e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para contrariar e anular a peça legislativa vergonhosa, que é a Portaria 147/2011. Pedimos a todos os caçadores e demais cidadãos que se manifestem junto do Ministro da Agricultura e do Secretário de Estado das Florestas contra a caça ao Melro e outras disposições inaceitáveis desta legislação.
:rolleyes:
 
Eu como caçador acho ridícula esta abertura da caça ao melro, esta espécie não tem tradição cinegética nenhuma e não faz sentido começar agora a caça-la.

Na minha opinião a caça a rola-comum devia ser suspensa durante uns anos para ver se a população recuperava, mas a caça não é a principal causa da diminuição da população.

Devia ser aberta a caça à rola-turca, um espécie invasora que está a ocupar e a expulsar a rola nativa do seu habitat e está a tornar-se uma praga.

O calendário cinegético tem erros tanto do ponto de vista dos caçadores como do ponto de vista conservação das espécies.
 
Deixa ver se percebo. É permitida a caça à rola comum, espécie autoctone cada vez mais rara, e é proibida a caça à rola turca, espécie invasora que se está a tornar uma praga.

Isto é verdade?? :shocking:
 
Nada mais, nada menos, do que a caça ao Melro (Turdus merula). Isso mesmo, o simpático e inofensivo pássaro que habita os nossos campos, os nossos jardins, a nossa poesia e a todos enche de alegria e esperança com a sua melodia no final do Inverno foi declarada alvo a abater.

E os outros não são? Acho que a decisão de tornar uma espécie cinética ou não, não deve ser tomada com base na simpatia de cada espécie ;)
 
Deixa ver se percebo. É permitida a caça à rola comum, espécie autoctone cada vez mais rara, e é proibida a caça à rola turca, espécie invasora que se está a tornar uma praga.

Isto é verdade?? :shocking:

A rola-turca colonizou o nosso país de forma natural, portanto também é uma espécie autóctone, de resto concordo com o que dizes.
 
A rola-turca colonizou o nosso país de forma natural, portanto também é uma espécie autóctone, de resto concordo com o que dizes.

Não é por ter colonizado de forma natural que deixa de ser uma possível praga, a rola-turca está a ocupar cada vez mais o habitat e a competir directamente com a rola-comum por alimento e local para nidificar. A Rola-turca é maior mais forte e tem mais sucesso nas posturas do que a rola-comum, está por isso em grande vantagem competitiva:(. Não foi introduzida por ninguém mas a sua expansão teve muita ajuda humana involuntária.

Acho que fazia todo o sentido caçar a rola-turca, uma espécie com uma expansão muito rápida e sem predadores naturais e está a substituir a "nossa" rola-comum a um ritmo alarmante, basta andar no campo para ver isso :(