Ciclogénese explosiva - Depressão "Gong" - 19 de janeiro de 2013

Excelente. Obrigado pelo video. Sou um entusiasta da aviação e da meteorologia. Já divulguei o teu video no forum Aviação Portugal, num post dedicado ao mau tempo de ontem.

Aqui pela Merceana a electricidade vai e vem. Ainda não temos a situação regularizada. Pressão mínima que obtive aqui 988 hPa.

O vídeo não é meu, mas sim de Pedro Dias.

Boa noite!

Tomo a liberdade de partilhar um link para o meu blog onde coloquei uma série de fotografias tiradas hoje na Marinha Grande (principalmente no Pinhal de Leiria). :(

Quanto ao texto, desde já agradeço alguma eventual correção ao conteúdo mais "técnico". Obrigado! :)

TEMPORAL DE 18/19 JANEIRO DE 2013

Obrigado :)

Bom dia :)

Finalmente voltou a calmaria:pray:

Por aqui não tive eletrecidade durante toda a tarde de Ontem.
Estive sem Comunicações (Internet, TV e Telefone) desde a manhã de ontem até agora (cerca de 1 dia).
Estou bastante desatualizado:(

Tenho alguns estragos no pátio de minha casa e tive de desligar a estação. Daqui a pouco, digo mais coisas e ponho fotos e vídeos ;)

Como Prometi:

30012009185_zpsb789160d.jpg

30012009186_zps3f601097.jpg

30012009174_zpsda873b47.jpg

Não liguem aos coments :D

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=fngVf-u5i5Y&feature=share&list=PLPONDs_nLcBBOPbQTx9yy5L7cQiK3r1nu"]Ciclone Gong - 18, 19 e 20 de Janeiro 2013 - YouTube[/ame]

Em breve, quando reparar os estragos que houveram (tenho também o vidro da porta do pátio para substituir, pois rachou com a força do vento) ativo de novo a estação.

Até lá;)

Editado por um moderador:
boas

deixo aqui também algumas fotos dos estragos em santa comba dão. onde não houve comunicações por telemóvel, fixo houve sempre. (apenas na cidade havia por telemóvel) e cerca de 30 horas sem energia eléctrica. que neste momento ainda não está estável, ainda acontecem cortes mas de cura duração.

fotos0289.jpg

fotos0291.jpg

fotos0290.jpg

fotos0288.jpg

fotos0283.jpg

fotos0282.jpg

Re: Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

Algumas fotos de ontem:

Rio Minho em Monção
dsc05680j.jpg

dsc05667j.jpg

A caminho de Lamas de Mouro
dsc05748h.jpg

Zona de Castro Laboreiro (só encontrei neve no solo a ~1100m)
dsc05812y.jpg

Boa noite.

Uma Australia que partiu aqui perto de minha casa com um diâmetro superior a 60cm. Partiu dois postes da electricidade.

dsc00755fa.jpg

dsc00756u.jpg

Um deposito de água de um painel solar termico caiu de um prédio de 3 andares. (perto da igreja da Gafanha da Nazaré)

dsc00757h.jpg

dsc00758pe.jpg

Queda de 2.000 árvores encerra monumentos de Sintra
O Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos vão estar encerrados ao público esta segunda-feira devido à queda, no sábado, de cerca de duas mil árvores na Serra de Sintra.

A empresa pública que gere estes monumentos, a Parques de Sintra Monte da Lua, informou em comunicado que os acessos aos monumentos encontram-se impedidos devido à queda de árvores e de ramos que ainda não foram retirados na totalidade.

A empresa prevê a reabertura dos acessos aos palácios da Pena e Monserrate na terça-feira, e a reabertura, apenas na quarta-feira, dos acessos ao Castelo dos Mouros e Convento dos Capuchos.

A Parques de Sintra Monte da Lua adianta que este domingo, durante uma ligeira melhoria das condições meteorológicas, foi possível analisar e avaliar corretamente os danos causados pelo temporal de sábado, assim como dar inicio aos trabalhos de limpeza.

Segundo o comunicado, "a destruição de património natural é muito elevada", superior ao inicialmente previsto, tendo caído cerca de duas mil árvores nas propriedades geridas pela empresa.

O mau tempo provocou ainda a deslocação de algumas pedras de várias toneladas e a destruição parcial da Casa do Guarda do Chalet da Condessa, onde funciona a bilheteira de acesso ao jardim da propriedade.

Todos os monumentos geridos pela empresa estiveram encerrados ao público durante o fim-de-semana devido ao mau tempo.

JN

Ontem a minha central registou um acumulado de 133mm!:shocking: na zona da Zambujeira - Lourinhã. Parece-me muito mesmo, visto que o acumulado teve esse valor das 00hrs às 10hrs. De facto caiu mta chuva forte, e também granizo com intensidade. Chegou-se a atingir por momentos uma rate de 100mm! Será possível?? Ou a central ficou baralhada com tanta chuva (PCE-FWS 20)??:rain:

By the way, também acabei por sofrer estragos uma vez que as rajadas de vento conseguiram mandar a chaminé da casa ao chão :angry:

Também tenho a mesma opinião, pois esta estrutura( julgo que serve para movimentar blocos de mármore) deve pesar varias toneladas.:eek::eek:

Muito provavelmente estava destravada e começou a andar, não parou e deve ter saído dos carris com o impacto.