Este ciclone faz parte das histórias terriveis que ouvia quando era pequeno. Isto porque este ciclone foi muito trágico na Gralheira, já que ceifou a vida a dois dos seus habitantes.
Intimados a responder em tribunal no concelho de Cinfães, foram vários os homens que ali se deslocaram, percorrendo a pé os 31 km que separam a freguesia da Gralheira da sede do Concelho. Também o meu avô foi intimidado mas, como estava muito doente não pode ir. Como não estavam reunidas as condições para fazer o julgamento, este foi adiado, acelarando o regresso à sua terra natal as pessoas que aí se tinham deslocado.
Na viagem de regresso, o temporal e a morte, às portas da aldeia.
Uns ficaram na vila, já que o temporal se fazia sentir, mas outros sabendo que a sua presença junto dos seus era necessária, decidiram subir a serra. Só que estes não sabiam que este seria dos mais terríveis temporais que assolariam este país.
Estes dois homens já perto da aldeia, cansados e sem forças, ao passar por uma elevação, foram atirados pelo vento encosta abaixo, ficando enterrados na neve. a cerca de 100 metros de casa, sendo auxiliados tarde demais.
Assim para que este triste episódio jamais fosse esquecido, foi erigida uma cruz assinalando o local dessa do local onde foram encontrados.