Diversidade climática

Re: Vegetação o espelho do clima???

O pinheiro bravo não é um exemplo de vegetação climácica em Portugal. ( climácica- vegetação espontânea no seu auge de desenvolvimento que se desenvolve de acordo com o CLIMA). É uma espécie normalmente plantada como exótica, embora pudesse existir como nativa em algumas regiões, assim como várias outras espécies.
Em Portugal e de acordo com autores como Pina Manique e Albuquerque, os carvalhos são mais usados para esse propósito.
Segundo os seus trabalhos, os de Koppen Geiger, Rivaz Martinez, etc, a região onde o clima marítimo predomina sobre o mediterrânico só aparece no Minho ( geograficamente de Aveiro para cima). E climas temperados marítimos propriamente ditos, só mesmo na Peneda Gerês e em mais algum ou outro grupo montanhoso.
Quanto ao pinheiro de alepo, existem florestas dele, tanto no Jamor, como em Monsanto assim como no Parque Natural Sintra-Cascais, alguns são exemplares bem interessantes e maduros.
Na Arrábida vi alguns selvagens crescerem no meio da Serra.
E tenho que agradecer ao Dan por nos demonstrar com dados científicos que Bordeaux tem um clima Cfb ( sem meses secos climatológicos) e o Porto um clima Csb ( com meses secos climatológicos), isto segundo Koppen Geiger.
Fenotipicamente ( que foi o assunto discutido) os portugueses são maioritariamente latinos.
Loiros de olhos claros não predominam em Portugal.
O grande pinhal de Bordeaux deve ficar na região das Landes.
Obrigado sociometeo, pelas fotos tão interessantes.:)

Já que se tem tentado comparar as condições climáticas de Bordeaux com as do litoral norte de Portugal, coloco aqui alguns dados das estações climatológicas de Bordeaux / Gironde e Porto / Serra do Pilar. Infelizmente não consegui dados de 1971-2010 para Bordeaux.

Bordeaux / Gironde (47m) - 44°50' N - [1961-1990]

Precipitação total: 923,1mm

Mês mais chuvoso: (Janeiro) 100,4mm

Mês mais seco: (Julho) 46,5mm

Mês mais frio: (Janeiro) 9,4ºC / 2,3ºC

Mês mais quente: (Julho) 14,4ºC / 26,1ºC

Máximo absoluto: 38,8ºC

Mínimo absoluto: -16,4ºC

Porto / Serra do Pilar (100m) - 41° 08' N - [1971-2010]

Precipitação total: 1233mm

Mês mais chuvoso: (Janeiro) 158mm

Mês mais seco: (Julho) 18mm

Mês mais frio: (Janeiro) 13,5ºC / 5,0ºC

Mês mais quente: (Julho) 15,5ºC / 25,0ºC

Máximo absoluto: 38,7ºC

Mínimo absoluto: -3,3ºC

Principais diferenças:
O verão um pouco mais quente, mas mais chuvoso em Bordeaux.
Um inverno bem mais frio em Bordeaux, principalmente ao nível de episódios extremos que ocasionam valores de temperatura impensáveis nas terras baixas do litoral norte de Portugal. Talvez por isso seja possível, por cá, o desenvolvimento de espécies subtropicais pouco tolerantes ao frio (como é o caso de algumas espécies de eucalipto), algo bem mais difícil nessa região de França.

O pinheiro bravo não é um exemplo de vegetação climácica em Portugal. ( climácica- vegetação espontânea no seu auge de desenvolvimento que se desenvolve de acordo com o CLIMA). É uma espécie normalmente plantada como exótica, embora pudesse existir como nativa em algumas regiões, assim como várias outras espécies.
Em Portugal e de acordo com autores como Pina Manique e Albuquerque, os carvalhos são mais usados para esse propósito.
Segundo os seus trabalhos, os de Koppen Geiger, Rivaz Martinez, etc, a região onde o clima marítimo predomina sobre o mediterrânico só aparece no Minho ( geograficamente de Aveiro para cima). E climas temperados marítimos propriamente ditos, só mesmo na Peneda Gerês e em mais algum ou outro grupo montanhoso.
Quanto ao pinheiro de alepo, existem florestas dele, tanto no Jamor, como em Monsanto assim como no Parque Natural Sintra-Cascais, alguns são exemplares bem interessantes e maduros.
E tenho que agradecer ao Dan por nos demonstrar com dados científicos que Bordeaux tem um clima Cfb ( sem meses secos climatológicos) e o Porto um clima Csb ( com meses secos climatológicos), isto segundo Koppen Geiger.
Fenotipicamente ( que foi o assunto discutido) os portugueses são maioritariamente latinos.

Subscrevo na totalidade este post.

Alguém aqui anda com os complexos de inferioridade em níveis bastante elevados. Diria mais, a roçar a frustração de não ter nascido no berço da raça ariana. :lol:

2nk3z4p.jpg

x5e3hj.png

14v3cpz.jpg

2ibzqjc.jpg

Alguém aqui anda com os complexos de inferioridade em níveis bastante elevados. Diria mais, a roçar a frustração de não ter nascido no berço da raça ariana. :lol:

2nk3z4p.jpg

x5e3hj.png

14v3cpz.jpg

2ibzqjc.jpg

764pxdistributionhaplog.png
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Mas eu não falei nem em cor dos olhos nem em cor do cabelo eu falei em codigo genetico alias não fui eu que falei foram os cientistas de genetica que descobriram esse Codigo Gentico em 2004 se quiserem contestar alguem não contestem a mim mas sim esses cientistas e a comunidade de cientifica que chegou a estas conclusões e como se vê no mapa em que eu me baseio nada a tem a ver com Raça Ariana???(daqui a pouco estão me a chamar isto e aquilo pouco falta) mas sim com um codigo Gentico identico nos paises de Portugal,Espanha,França,Irlanda e como se vê pouco presente na Alemnha ou na Austria ou nos Balcãs...
"...M343 é um marcador genético, anunciado em 2004[1], o qual define um polimorfismo binário específico no cromossomo Y. É agora definido como o haplogrupo R1b do cromossomo Y (anteriormente conhecido como Hg1 e Eu18).[2] Este marcador genético é portado pela maioria dos Europeus Ocidentais. É portado por 70% da população inteira da Inglaterra e 90% de algumas partes de Portugal, Espanha e Irlanda...." se o Costa não concorda com esta realidade cientifica questione essa comunidade cientifica.
Estes cientistas de Gentica são todos estupidos??? é isso??? é estas conclusões são falsas??? estou so a perguntar....como o Costa tem as respostas para tudo mas olhe que os bilhetes de ida para o Norte de Africa estão a um bom preço....

a muita gente aqui que lida um pouco mal com a divegergencia e pluridade de opiniões mesmo quando essas opiniões se baseam em dados cientificos mensuraveis e comprovados... eu respeito a opinião de todos mas pelos vistos á quem não respeite as minhas....

Já que se tem tentado comparar as condições climáticas de Bordeaux com as do litoral norte de Portugal, coloco aqui alguns dados das estações climatológicas de Bordeaux / Gironde e Porto / Serra do Pilar. Infelizmente não consegui dados de 1971-2010 para Bordeaux.

Precipitação total: 923,1mm

Mês mais chuvoso: (Janeiro) 100,4mm

Mês mais seco: (Julho) 46,5mm

Mês mais frio: (Janeiro) 9,4ºC / 2,3ºC

Mês mais quente: (Julho) 14,4ºC / 26,1ºC

Máximo absoluto: 38,8ºC

Mínimo absoluto: -16,4ºC

Precipitação total: 1233mm

Mês mais chuvoso: (Janeiro) 158mm

Mês mais seco: (Julho) 18mm

Mês mais frio: (Janeiro) 13,5ºC / 5,0ºC

Mês mais quente: (Julho) 15,5ºC / 25,0ºC

Máximo absoluto: 38,7ºC

Mínimo absoluto: -3,3ºC

Principais diferenças:
O verão um pouco mais quente, mas mais chuvoso em Bordeaux.
Um inverno bem mais frio em Bordeaux, principalmente ao nível de episódios extremos que ocasionam valores de temperatura impensáveis nas terras baixas do litoral norte de Portugal. Talvez por isso seja possível, por cá, o desenvolvimento de espécies subtropicais pouco tolerantes ao frio (como é o caso de algumas espécies de eucalipto), algo bem mais difícil nessa região de França.

e a temperatura media anual não é referida ??? dias de chuva??? porquê que não compara a cidade de Bordeaux por exemplo com a cidade de Braga ou mesmo com a cidade de Vila Real tendo em conta que Bordeaux encontra-se mais afastado da costa do que a cidade do Porto a ver se essas diferenças são assim tão acentuadas??? e porque é que não compara tambem a cidade de Bordeaux com os climas das cidades de Amesterdão,Copenhaga etc é um desafio que lhe faço??
Quais plantas subtropicais... eu estou-vos aqui a falar do Pinheiro Bravo(Pine Maritime) a a especie florestal predominante em Portugal e o Dan vem me falar de especies vegetais minoritarias????
vamos então ignorar o facto de o Pinheiro Bravo ser a especie florestal predominante em Portugal??' isso não tem importancia ?? deveremos ignorar esse facto?? e dar importancia as excepções e não á regra???

1ºPinheiro Bravo é especie florestal predominante na floresta portuguesa se quer ignorar esse facto achando-o não relevante isso já é uma opção do Belem...

2ºeu falei em codigo genetico não em cor dos olhos e não em cor do cabelo... mais uma vez o Belem ao não conseguir interpertar aquilo que eu escrevi julgo q foi claro e evidente acabou por deturpar aquilo que disse e acaba no fim de contas por dizer aquilo que não disse induzindo e baralhando outros leitores em erro... falando directamente eu falei em codigo genetico e não em ser-se menos ou mais morenos e o que os cientistas da gentica dizem é que:
"...M343 é um marcador genético, anunciado em 2004[1], o qual define um polimorfismo binário específico no cromossomo Y. É agora definido como o haplogrupo R1b do cromossomo Y (anteriormente conhecido como Hg1 e Eu18).[2] Este marcador genético é portado pela maioria dos Europeus Ocidentais. É portado por 70% da população inteira da Inglaterra e 90% de algumas partes de Portugal, Espanha e Irlanda...." SE Quiser questione estes senhores que escreveram isto.
dos Latinos herdamos a lingua,cultura,arquitectura pelos vistos não a Marca Genetica M343...

e a temperatura media anual não é referida ??? dias de chuva??? porquê que não compara a cidade de Bordeaux por exemplo com a cidade de Braga ou mesmo com a cidade de Vila Real tendo em conta que Bordeaux encontra-se mais afastado da costa do que a cidade do Porto a ver se essas diferenças são assim tão acentuadas??? e porque é que não compara tambem a cidade de Bordeaux com os climas das cidades de Amesterdão,Copenhaga etc é um desafio que lhe faço??
Quais plantas subtropicais... eu estou-vos aqui a falar do Pinheiro Bravo(Pine Maritime) a a especie florestal predominante em Portugal e o Dan vem me falar de especies vegetais minoritarias????
vamos então ignorar o facto de o Pinheiro Bravo ser a especie florestal predominante em Portugal??' isso não tem importancia ?? deveremos ignorar esse facto?? e dar importancia as excepções e não á regra???

Temperatura média anual: 12,8ºC

Temperatura média anual: 14,7ºC

O número de dias de chuva deve ser semelhante nas duas estações.

As mínimas absolutas são um factor muito importante para algumas espécies. Bordeaux / Gironde apresenta valores mínimos de -15ºC / -16ºC algo que em Portugal continental só se registou em estações climatológicas como as Penhas da Saúde, Lagoa Comprida ou Miranda do Douro.
As plantas subtropicais que me estava a referir são as espécies de eucalipto por cá cultivadas que sofrem já danos consideráveis com valores de temperatura da ordem de -7ºC / -8ºC.
No litoral norte o eucalipto não é propriamente uma espécie vegetal minoritária.

1ºPinheiro Bravo é especie florestal predominante na floresta portuguesa se quer ignorar esse facto achando-o não relevante isso já é uma opção do Belem... ...

O pinheiro bravo em condições EXÓTICAS é de facto a espécie florestal predominante na floresta portuguesa.
O eucalipto também é uma espécie exótica com grande expressão em Portugal e será que é ele também é o espelho do clima em Portugal continental?
Isso são exemplos de plasticidade fitoclimática, tal como os da oliveira que até cresce em tantas zonas como o pinheiro-bravo , senão até mais, é bem mediterrânica nas suas exigências e até tem representantes em estado selvagem em Portugal, como o zambujeiro.
O Sociometeo comete aqui um erro de palmatória ao dar ênfase a plantas introduzidas pelo Homem esquecendo-se das climácicas e nativas, essas sim o retrato mais fiel possível do clima em Portugal.
Você até já foi alertado sobre isso, mas insiste:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/estacoes-climatologicas-em-portugal-4195-3.html

Se tem alguma coisa contra Rivaz Martinez, Pina Manique e Albuquerque, Orlando Ribeiro, apresente argumentos melhores, por favor.

2ºeu falei em codigo genetico não em cor dos olhos e não em cor do cabelo... mais uma vez o Belem ao não conseguir interpertar aquilo que eu escrevi julgo q foi claro e evidente acabou por deturpar aquilo que disse e acaba no fim de contas por dizer aquilo que não disse induzindo e baralhando outros leitores em erro... ...

Você deve andar é a brincar connosco. Essa questão já foi debatida e falava-se de fenótipos e agora o Socio, vem apresentar genótipos, que até o Duero já tinha tido o cuidado de nos elucidar. Já houve quem veio explicar a influência do clima no código genético e explicou que até foi o CLIMA em Portugal que transformou alguns fenótipos, tornando os portugueses mediterrânicos e latinos, na maioria. E essa opinião, verdadeira ou não, mas com alguma lógica, não foi contestada...
Fique com esses dados que tanto lhe agradam, que a maioria dos portugueses serão sempre latinos e ninguém pode fazer nada contra isso, tenham código genético de celtas, de mongóis, de mouros ou de cartagineses.

a muita gente aqui que lida um pouco mal com a divegergencia e pluridade de opiniões mesmo quando essas opiniões se baseam em dados cientificos mensuraveis e comprovados... eu respeito a opinião de todos mas pelos vistos á quem não respeite as minhas....

Aqui debate-se opiniões porque isto é um forum de opinião pública.
Até agora não vi desrespeito algum das suas opiniões, penso que todos procuraram rigor e usar bases sólidas nos seus pontos de vista.

re: Diversidade climática

Después de Castilla y León, pasamos a ANDALUCÍA, que tiene un clima mediterraneo, sobre todo en la distribución de las precipitaciones, pues no hay máximos de Mayo o Junio.

Con montañas de mas de 3000 metros, las mas altas de la península, que culminan en el MULHACEN con 3480 metros de altitud. El nombre antiguo que le dieron los romanos a esta montaña era SOLARIUS. A mi me parece mas bonito el nombre latino, es solo una opinión.

En Andalucía existen los locais mas lluviosos (no mas humedos) de la península y los mas secos.

mapaandaluciafisico.jpg

ENCONTRE UNO, ENCONTRE UNO, ENCONTRE UNO.

UN POSIBLE LOCAL DE PORTUGAL CONTINENTAL DE MAS DE 18ºC DE MEDIA ANUAL Y MENOS DE 500 mm DE PRECIPITACIÓN ANUAL.

Buscando datos de la provincia de HUELVA, vi esto.

SANLUCAR DE GUADIANA. 37º28'N. 30 metros de altitud.

FICA NA MISMA RAIA, FRENTE A ALCOUTIM, SÓ SEPARA O RIO GUADIANA, MAIS O CENTRO DE SANLUCAR DE GUADIANA E O CENTRO DE ALCOUTIM ESTAO A MENOS DE 500 METROS.

En.............11'1............74
Fb.............12'1............64
Mr.............14'0............43
Ab.............16'6............35
My.............19'5............23
Jn..............24'4............17
Jl...............27'4.............1
Ag.............27'9.............3
Sp.............25'5.............19
Oc.............20'3.............68
Nv.............15'3.............79
Dc.............11'2.............67

Año...........18'8ºC.........492 mm.

SAO DADOS DE SANLUCAR DE GUADIANA, MAIS NAO ACREDITO QUE ALCOUTIM, QUE FICA MESMO AO FRENTE, SEJA MOITO DIFERENTE.

Muito obrigado, Duero.
São dados muito interessantes e sinceramente nem esperava valores tão altos dessa região.
Alcoutim está virado para Leste, por isso deve ter valores praticamente idênticos.
As zonas mais quentes do Guadiana, então, devem ter bons valores certamente!

Muito obrigado, Duero.
São dados muito interessantes e sinceramente nem esperava valores tão altos dessa região.
Alcoutim está virado para Leste, por isso deve ter valores praticamente idênticos.
As zonas mais quentes do Guadiana, então, devem ter bons valores certamente!

Também fiquei surpreendido.

Esses dados são de que período?

Também fiquei surpreendido.

Esses dados são de que período?

Las temperaturas son del periodo 1967-1987 (21 años).
Las precipitaciones son del periodo 1961-1986 (26 años).

Es común que primero sea la estación pluvial y luego la estación térmica, de hecho hay zonas con solo estación pluvial.

Una estación cercana, a 5 kms de la frontera llamada EL GRANADO, tiene una media de 18'3ºC y una precipitación de 460 mm para el periodo:

temperaturas 1975-1991 (17 años).
precipitaciones 1975-1990 (16 años).

Aquí hay una lista de unas 1300 estaciones de España, busca la provincia de HUELVA y la de BADAJOZ.
Si tienes GOOGLE EARTH, puedes buscar locales cercanos a la frontera, mismo SANLUCAR DE GUADIANA, esta en la frontera, frente a ALCOUTIM.

Algunos locales de esas provincias son muy cercanos a la frontera portuguesa.

En esas listas aparecen
temperaturas medias mensuales (primera columna)
temperaturas medias de las máximas (segunda columna)
temperaturas medias de las mínimas (tercera columna)
temperatura máxima extrema (cuarta columna)
temperatura mínima extrema (quinta columna)
precipitación (sexta columna)
evapotranspiración (septima columna)

Si haces "clic" con el mouse del PC aparecen los mismos datos en medidas anglosajonas (altitude en pies, temperaturas en Farenheit y precipitaciones en pulgadas).

http://www.globalbioclimatics.org/data/bases1sp.htm