SocioMeteo
Nimbostratus
Não te esqueças que estou a falar de cidades a mais de 400m de altitude...e não podes comparar com cidades dos balcães a menos de 200m..
Bragança está a 690m, Viseu a 450, Braga a 450, Guarda a 1050m...
Nas terras baixas em portugal ( abaixo de 400m) temos normalmente 4meses com Tmed acima de 20º e até 6 meses com Tmed acima de 18º, especialmente a sul do rio Tejo.
Mas sim...a maior diferença para alem da duração da epoca quente é a amenidade e brevidade do Inverno..
Há no entanto excepções..pois temos zonas baixas em Portugal que são muito afectadas por inversões térmicas muito fortes..que fazem com que as minimas sejam muito baixas...isso tambem acontece nos outros paises Mediterranicos..
Em outros paises do Mediterraneo???? Mas Portugal não é um pais Mediterranico quanto muito é um pais do Sul da Europa e não é um pais mediterranico pois Portugal não é banhado pelo Mar Mediterranico mas sim pelo Oceano Atlantico por muito que custe a muita a gente.
Não vale a pena branquear certas evidências é obvio que com a excepção do Algarve e extremo Sul Alentejano(região do Guadiana) o resto do território português é extremamente influenciado pelo Oceano Atlantico e é obvio que em Portugal na maioria do territorio os verões são muito mais curtos que na maioria das regiões do Mediterraneo bem como mais frescos....Diga-me é em Atenas e Palermo que tem noites em Junho de 11º,12º graus como teve na passada madrugada na cidade do Porto ou de Viana do Castelo???' para não falar do que vêm ai para semana LOL!!!Ignorar a influencia atlantica no territorio portugues do ponto de vista metereologico como turistico economico habitacional e colá-lo apenas ao Medterraneo foi dos maiores erros cometidos no meu ponto de vista pelas mentes brilhantes deste pais.Nós até geneticamente e culturalmente somos muito mais perecidos com os Irlandeses que propriamente com os Gregos ou com os Sicilianos, por exemplo.