Diversidade climática

Ser semelhante do ponto de visto genético não é a mesma coisa que ser semelhante do ponto de vista cultural. E depois, não sei onde está a pureza genética do povo português, se em extensas áreas do território mais de 30% da população tem ascendência berber ou sefardita.

Isso é muito discutivel e esses 30% representam regiões ou seja algumas regiões do Alentejo e do Algarve com menos de 500 mil habitantes comparando com 10 Milhões da população é mais a excepção que a regra.Mas não sou eu que digo isto está provado então as parecenças geneticas com a Irlanda são brutais algo que supreendeu a classe cientifica quando foram descobertas em 2004 não esquecer que o Povo mais parecido com o português a todos os Niveis é o Galego e a Galiza juntamente com o Norte de Portugal é uma das 5 nações celtas isto são provas eu não estou a dizer isto porque quero ou porque gosto são dados factuais.
O Frederico já que sabe tudo sabe o que são castros por exemplo????

SOFIA (BULGARIA). 42º42' N. 550 metros de altitud.

En........-1'7...........42
Fb.........0'6............31
Mr.........4'6............37
Ab.......10'6............55
My.......15'5............71
Jn........19'0............90
Jl.........21'3............60
Ag........20'7...........43
Sp........17'0...........42
Oc........11'1...........55
Nv.........5'5............52
Dc.........0'7............44

Año........10'4ºC.....622 mm

LUGO (GALICIA, ESPAÑA). 43º01 N. 445 metros de altitud.

En........5.8.............122
Fb........6.9.............108
Mr........8.4...............86
Ab........9.6...............94
My......12.3...............93
Jn.......15.2...............52
Jl........17.7...............34
Ag......18.0................34
Sp......16.1................77
Oc......12.4..............115
Nv........8.8..............122
Dc........6.9..............146

Año......11.5ºC...........1084 mm

6 meses son mas calidos en Sofia y 6 meses son mas cálidos en Lugo.

:thumbsup:
Assim sim, comparações validas!

Normais Portuguesas:

A norte dos 39ºN

http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/004/
( Localidade a 200m, influenciada pelas fortes inversões termicas)

http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/003/
( Localidade a 700m, pouco influenciada pela inversão térmica)

http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/010/
(Localidade a 1000m, pouco influenciada pela inversão termica)

http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/023/
( localidade a 500m, com fraca influencia da inversão termica)

http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/022/
(Localidade a 400m com fraca influencia das inversões termicas)

http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/021/
( Localidade costeira com alguma influencia da inversão termica)

Então prove. Ilumine os leitores com a sua sapiência :lmao:

Este tópico está transformado num lance de comédia, completamente!! lmao

Então Portugal não é mediterrânico porque fica no Atlântico, e a Califórnia, com águas mais frias que as nossas ( à mesma latitude) será o quê? E a África do Sul, na zona do Cabo?
E o Chile Central? E o Sudoeste da Austrália?
O clima mediterrânico tem esse nome, não porque fica só no Mediterrâneo, mas porque quando lhe deram o nome, tinham que lhe chamar de alguma coisa...
Tal como há o José, a Matilde, o Manel, ou a Pancrácia Genoveva...
E na classificação climática não diz em lado nenhum, que são os climas mais continentais que são mais mediterrânicos.

Boa comparaçao, mas os dados de Sofia nao sao totalmente validos. Os dados oficiais sao no periodo 1960-1990 (link á Organizaçao Meteorologica Mundial)

http://wwis.aemet.es/103/c00303.htm

Pelo que a media de janeiro é de -1,35ºC e a de xulho de 19,85ºC. 8 meses mais quente Lugo e 4 meses mais quente Sofia.

Isso é muito discutivel e esses 30% representam regiões ou seja algumas regiões do Alentejo e do Algarve com menos de 500 mil habitantes comparando com 10 Milhões da população é mais a excepção que a regra.Mas não sou eu que digo isto está provado então as parecenças geneticas com a Irlanda são brutais algo que supreendeu a classe cientifica quando foram descobertas em 2004 não esquecer que o Povo mais parecido com o português a todos os Niveis é o Galego e a Galiza juntamente com o Norte de Portugal é uma das 5 nações celtas isto são provas eu não estou a dizer isto porque quero ou porque gosto são dados factuais.
O Frederico já que sabe tudo sabe o que são castros por exemplo????

1) Tem noção das coisas ridículas que diz? Mas acha que eu não sei o que é um castro? Isso é matéria do quinto e do sétimo ano da disciplina de História! E mesmo que não soubesse, o que seria ridículo e estúpido para um aluno do superior, bastar-me-ia escrever castro no Google, e vir para aqui armado em doutor de História para mostrar que sabia responder à sua pergunta pueril.

2) Algarve e Alentejo têm mais de 500 mil habitantes; e eu não sei como fizeram a divisão Norte/Sul no estudo que li, não sei se colocaram Lisboa ou Santarém no Sul...

1) Tem noção das coisas ridículas que diz? Mas acha que eu não sei o que é um castro? Isso é matéria do quinto e do sétimo ano da disciplina de História! E mesmo que não soubesse, o que seria ridículo e estúpido para um aluno do superior, bastar-me-ia escrever castro no Google, e vir para aqui armado em doutor de História para mostrar que sabia responder à sua pergunta pueril.

2) Algarve e Alentejo têm mais de 500 mil habitantes; e eu não sei como fizeram a divisão Norte/Sul no estudo que li, não sei se colocaram Lisboa ou Santarém no Sul...

Santarem sul????? ahahahah

Lisboa sul??? está enganado

Ribatejo e Extremadura pertencem á Região Centro do Pais e a região do Ribatejo e Extremadura tem tudo menos influencia genetica berber ou sefardita isso é um mito.... alias falar em deomgrafia de Lisboa é muito perigoso pois mais de metade da Grande Lisboa foi habitadada por o chamado exodo Rural vindo do Norte caso você não saiba.....o maior cunho berber ou sefardita que você refere-se é uma agulha no palheiro a nivel do código genetico portugues pois representa apenas a populações do Baixo Alentejo e Algarve e tambem da zona da Costa Alentejana.
O Frederico fala daquilo que lhe convêm pois falar das semelhanças comprovodas cientificamente entre Irlandeses e os Povos Galaico-Portugueses isso você não fala bem comenta...porque não lhe interessa.....

Agora claro para quem olha ha 1ª vista para o Mapa e Gráfico do Marcador genetico R343 fica com a ideia que grande parte do território português tem essa influencia mas não passa de um Numero de ilusionismo pois é representativo das regiões do Alto e Baixo Alelentejo e Algarve areas todas juntas imensas mas muito pouco habitadas ou com valores de densidade populacional muito baixos prova é que as três procincias juntas tem perto de 500mil habitantes ou um pouco mais Portugal tem 10 Milhões de habitantes, negar a influencia Galaica Celta em Portugal é das coisas mais aberrantes que posso ler,mas parece que Portugal tem algum complexo de inferioridade de assumir com um Povo Geneticamente Europeu ou Celta parece logo que quem diz estas verdades é logo de extrema direita vejam a reacção do Costa LOL!!! a serio é muito mais aceite e politicamente correcto dizermos que tivemos influencia Arabe Norte Africana ou Judaica mesmo que essas influencias sejam quase nulas ou pouco representativas do que dizer que temos uma grande matriz Ocidental atlantica em Portugal, a sério isto é quase um Tabu por isso é que os meus comentarios são massacrados aqui neste espaço, se eu viesse para aqui dizer que eramos Arabes mesmo sem uma unica mesquita no nosso pais ou que fossemos Judaicos mesmo sem praticamente uma unica Sinagoga em Portugal ou viesse dizer que o nosso pais era super quente etc toda a gente me adorava e respeitava a minha opinião agora como digo aquilo que é Tabu todos vão aos arames....

Sr Frederico fique sabendo que a Reconquista em Portugal foi super rapida e eficaz muito mais quem Espanha;
Fique sabando que a Inquisição praticamente não actuou em Portugal a nivel de perseguições pois a maioria dos portugueses não tinham praticas Judaicas e arabes ao contrario de Espanha onde eram quase a maioria principalmente a Sul onde foram praticadas coisas muito más.

Santarem sul????? ahahahah

Lisboa sul??? está enganado

Ribatejo e Extremadura pertencem á Região Centro do Pais e a região do Ribatejo e Extremadura tem tudo menos influencia genetica berber ou sefardita isso é um mito.... alias falar em deomgrafia de Lisboa é muito perigoso pois mais de metade da Grande Lisboa foi habitadada por o chamado exodo Rural vindo do Norte caso você não saiba.....o maior cunho berber ou sefardita que você refere-se é uma agulha no palheiro a nivel do código genetico portugues pois representa apenas a populações do Baixo Alentejo e Algarve e tambem da zona da Costa Alentejana.
O Frederico fala daquilo que lhe convêm pois falar das semelhanças comprovodas cientificamente entre Irlandeses e os Povos Galaico-Portugueses isso você não fala bem comenta...porque não lhe interessa.....

Não sei como os autores fizeram a divisão Sul/Norte. Sabe? Eu não. Nem sei como fizeram a amostragem. Mas só para o pôr no devido lugar tratarei de tentar arranjar o estudo, nem que seja através da Faculdade de Medicina. Será mais uma oportunidade para expor a sua ignorância arrogante.

Lisboa está praticamente à mesma latitude que Évora e fica mais a sul que todo o distrito de Portalegre e 1/3 do distrito de Évora.

A distância do Porto e de Lisboa ao centro geodésico do país é quase similar.

Afirmar que a cidade de Lisboa é região Centro é de uma ignorância extrema.

Nao acho que um foro de meteorologia seja o lugar adequado para tratar temas de genetica.
Mas para os que tenhem interesse, os marcadores geneticos deixam en evidencia que a influencia do norte de Africa na peninsula iberica (Espanha e Portugal por igual) nao é tao pequena como algums querem crer:

http://freepages.genealogy.rootsweb.ancestry.com/~gallgaedhil/Haplogroups_In_Europe.jpg

como lhe disse essa do Sul de Portugal corresponde a 400-500 mil habitantes, a população portuguesa é de 10 Milhões de habitantes:

aqui tens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Distribution_Haplogroup_R1b_Y-DNA.svg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Light_hair_coloration_map.png

Culturalmente o Judaismo e o Mulçumanismo em Portugal são praticamente inexistentes, posso-te dizer que nunca vi uma Sinagoga em Portugal nem nunca conheci ninguem que praticasse ou fosse assumidamente Judaico.

Atenção eu sou totalmente tolerante e democrata apenas abordo assuntos que são Tabu em Portugal se tivesse aqui a dizer tinhamos uma Grande influencia árabe etc etc toda a gente me venerava....

Lisboa está praticamente à mesma latitude que Évora e fica mais a sul que todo o distrito de Portalegre e 1/3 do distrito de Évora.

A distância do Porto e de Lisboa ao centro geodésico do país é quase similar.

Afirmar que a cidade de Lisboa é região Centro é de uma ignorância extrema.

a extremadura provincia de Lisboa pertence ao centro do pais o que define o Norte e o Sul nessa materia não é mais a divisão do proprio rio Tejo e não tanto a questão da Latitude. LOl e o ignorante sou eu:
http://www.joneslanglasalle.pt/SiteCollectionImages/JLL_Portugal_country_map_PT.gif

Atenção eu sou totalmente tolerante e democrata apenas abordo assuntos que são Tabu em Portugal se tivesse aqui a dizer tinhamos uma Grande influencia árabe etc etc toda a gente me venerava....

Você é tão fora da realidade do país que nem repara no disparate que acabou de dizer. Grandes partes do país ainda olham os muçulmanos precisamente ao contrário, como aqueles bandidos marroquinos que a gente limpou o sebo e os pôs a andar daqui para fora.

posso-te dizer que nunca vi uma Sinagoga em Portugal nem nunca conheci ninguem que praticasse ou fosse assumidamente Judaico.

Talvez precise de sair mais da sua toca. Bem perto de minha casa existe uma Sinagoga.

a extremadura provincia de Lisboa pertence ao centro do pais o que define o Norte e o Sul nessa materia não é mais a divisão do proprio rio Tejo e não tanto a questão da Latitude. LOl e o ignorante sou eu:
http://www.joneslanglasalle.pt/SiteCollectionImages/JLL_Portugal_country_map_PT.gif

As suas fontes são mapas de sites de imobiliárias? Está tudo explicado.

E mesmo esse mapa, só confirma o que eu disse.

como lhe disse essa do Sul de Portugal corresponde a 400-500 mil habitantes, a população portuguesa é de 10 Milhões de habitantes:

aqui tens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Distribution_Haplogroup_R1b_Y-DNA.svg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Light_hair_coloration_map.png

Culturalmente o Judaismo e o Mulçumanismo em Portugal são praticamente inexistentes, posso-te dizer que nunca vi uma Sinagoga em Portugal nem nunca conheci ninguem que praticasse ou fosse assumidamente Judaico.

Mais uma vez prova a sua ignorância e que não sabe patavina de História. Mas não sou eu que irei perder tempo consigo a contar-lhe a História dessas duas religiões no nosso território, se quiser procure o caro a informação.