O povo algarvio autócne tem pele morena, é o povo mais moreno do país, cabelo escuro e olhos escuros. E não é baixo. O meu pai, por exemplo, acha as mulheres minhotas giras mas muito baixinhas
O Algarve neste momento tem muita mistura. Mais de 50 000 dos residentes são de fora, ingleses, alemães ou holandeses que têm residência fixa no Algarve, isto numa população total de pouco mais de 400 000 residentes. Depois, actualmente, nas cidades há muitas pessoas de outras regiões do país. Isso é notório nalgumas profissões, muitos dos médicos, enfermeiros e professores que trabalham no Algarve vieram de Lisboa, Coimbra, Norte, etc. Mais, no Algarve antigo havia tipicamente dois grupos bem descritos pelo Athaide de Oliveira no século XIX, que não se misturavam, de um lado tínhamos as comunidades piscatórias de Monte Gordo, Lota, Olhão ou Meia Praia, onde havia influências externas: a população de Monte Gordo tem origem catalã e andaluza, e muitos pescadores traziam mulheres de outras regiões do país, eu por exemplo tenho uma vizinha de Leça da Palmeira que casou com um pescador algarvio muitas décadas atrás. Do outro a população rural, que tinha propriedades agrícolas. A população algarvia nativa pode ser encontrada sim nas aldeias e vilas do barrocal e da serra, mas na minha opinião onde está melhor representada é nas aldeias do barrocal.