Some time ago we got very frequently Mesogeikos showing the following table that he and his English friend make it. That was then, when Seville was rated at the bottom, but now that Sevilla proves to be hotter than Athens, he never puts the picture again, hahaha.
It's a false chart, as you know yet: the two stations used in Athens are in the center of the city and are not even are official stations from HNMS. And yet, even so much less hot than Seville. Excuse me, but
Parece-me que o IM actualizou o mapa do clima em Pt Continental.
http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/
Supostamente temos CSA, CSB e BSK. Este ultimo perto de Beja. Não existe qualquer info sobre o BSH e o BWH de certas áreas da Madeira, devem ser demasiado pequenas.
Essa actualização já foi feita há bastante tempo.
Continua soberbamente incompleta devido à falta de estudos climáticos e de estações meteorológicas.
Mas já está um pouco melhor.
Este novo mapa de classificação climática consta no "Atlas Climático Ibérico" publicado pelo IM-Portugal e AEMET-Espanha em 2011, disponível on-line em pdf:
http://www.meteo.pt/resources.www/docs_pontuais/ocorrencias/2011/atlas_clima_iberico.pdf
Impressionante o pouco ou nenhum destaque que a Com.Social deu á queda de neve nas cotas mais baixas do Litoral Norte.
Tens que te decidir: ou dizes que o Norte esta "habituado" a estes episódios meteorológicos (e não faz sentido os OCS divulgarem pois é habitual) ou então "isto" que está a acontecer é realmente "novo" e aí sim, fará sentido divulgação extra...mas neste último caso a tua "teoria" do Norte frio, humido, nevoso, etc...vai por água abaixo
Só fiz ainda meia dúzia de comentários, e todos os meus comentários são baseados em dados e factos, entre os quais os valores de percipitação ou de temperatura, tão simples como isso, uma discussão ou troca de ideias só faz sentido com factos e dados objectivos, não tenho teoria nenhuma especifica apenas recolho informação e partilho-a se no Litoral Norte chove cerca de 1100-1700 mm ano não poderei dizer que chove metade por exemplo senão estaria a mentir.
Relativo á CS logicamente que o Litoral Norte é uma região com muitas razões de queixa a esse nível em todas as temáticas não só nas meteorológicas, o que se passou não é anormal ou raro mas poderia ser digno de registo.
Apenas disse que tens que ser coerente com o que escreves...aqui ou noutro lado...
sinceramente acho que a queda de neve a cotas relativamente baixas (400/500 m) no Entre Douro e Minho é muito rara...apesar dos desejos de muitos (nos quais me incluo). Esta situação (queda de neve desta madrugada/manha) não foi nada de mais...claro que se verificasse o que ocorreu em 2009, aí sim, seria de destacar!
Aliás, acho que acima dos 900/1000 metros, este Inverno tem sido bastante generoso no que a neve diz respeito!
Julgo tambem que devemos "olhar" o território e perceber o que ele nos "dá"...e nesta área, "da-nos" o sobreiro até aos 700 metros, da-nos alguma esteva nas encostas voltadas a sul...portanto se me perguntas que tipo de clima temos cá (Norte Litoral e médio litoral) digo te sem duvidas que estamos no limite do intervalo do clima temperado maritimo...a Irlanda esta no outro limite...e entre estes limites a diferença é significativa...
Julgo tambem que devemos "olhar" o território e perceber o que ele nos "dá"...e nesta área, "da-nos" o sobreiro até aos 700 metros, da-nos alguma esteva nas encostas voltadas a sul...portanto se me perguntas que tipo de clima temos cá (Norte Litoral e médio litoral) digo te sem duvidas que estamos no limite do intervalo do clima temperado maritimo...a Irlanda esta no outro limite...e entre estes limites a diferença é significativa...