Boa tarde, desculpem a minha ignorância mas a minha estação regista um dado que é o "wind run". Alguém explico o que significa? e para que serve? Obrigado
Wind run is a meteorological term used to categorize or determine the total distance (or amount) of the traveled wind over a period of time. The readings are collected using an anemometer (usually part of a weather station).
Wind run can help to determine the rate of evaporation of moisture over a particular area. It may also be useful in determining the height of waves that might be encountered on large bodies of water. Longer wind runs generate higher waves on open water. It can also be used to help in the placement of wind turbines.
Raios negativos
A maior parte dos raios resultam da movimentação inicial das cargas negativas presentes nas nuvens. Quando o ar não mais consegue isolá-las, elas tendem a ir em direção ao solo, atraídas pelas cargas positivas. Geralmente a carga positiva existente na base da nuvem não é suficiente para neutralizar toda a carga negativa, que vai se acumulando e formando uma espécie de canal de ar ionizado. Então, esse canal sai da nuvem e começa a se dirigir ao solo, descendo por meio de etapas, que geralmente são segmentos de cerca de cinquenta metros, sendo que cada uma dessas etapas produz uma pequena quantidade de luz. Desses segmentos podem surgir ramificações que também vão "procurando" uma conexão com a terra. Esses segmentos que vão surgindo podem ser detectados somente por câmeras de alta velocidade. Cada segmento quando vai em direção ao solo possui uma velocidade de mais de 120 000 km/h. Todo esse processo leva em média 50 milissegundos.
Raios positivos
Alguns raios se originam da parte superior das nuvens de tempestades, onde se encontram quantidades gigantescas de cargas positivas. Por isso , as cargas que se movem em direção ao solo são positivas enquanto as cargas atraídas na terra são negativas. Esse tipo de raio é conhecido como "positivo" porque ocorre a transferência de cargas positivas do topo da nuvem para o solo.
Apesar da ocorrência ser muito mais rara (menos de 5% de todos os raios da Terra), os raios positivos são muito mais perigosos por diversos motivos. Uma vez que eles se originam nas partes mais altas da nuvem, a barreira de ar que eles têm que atravessar é muito maior e, portanto, sua energia também é muito maior. O campo elétrico de um raio como esse é muito mais forte do que o de um raio negativo. A duração do raio é maior e a quantidade de cargas transferidas é dez vezes maior do que a de um raio negativo, atingindo mais de 300 000 ampères e mais de um bilhão de volts. Esses raios podem acontecer logo abaixo da nuvem da tempestade, mas a maioria cai afastada da tempestade original, chegando a mais de 16 km de distância da nuvem. Além disso, os raios positivos são responsáveis pela maior parte dos danos à rede elétrica e dos incêndios florestais.
Retirado da Wikipédia. Pesquisar nunca fez mal a ninguém, o Google é nosso amigo
Há algo que ainda não assimilei muito bem. Afinal, todos os raios são atraídos para a superfície terrestre? Segundo a seguinte informação da área educativa do IPMA parece ser isso o que ocorre: ''Se o raio ocorre entre a nuvem carregada negativamente e a superfície terrestre carregada positivamente a polaridade é negativa; no caso inverso a polaridade é positiva.''
Andei a procurar a definição de refletividade, mas não entendi muito bem, alguém me sabe explicar mais detalhadamente?
Muito obrigado pelas suas respostas CptRena! Tenho agora uma nova questão, entre muitas outras. Todas as manchas de precipitação do radar do IPMA são células? Como posso reconhecer as células no radar, e saber quais é que têm atividade elétrica? Talvez seja algo fora do meu alcance, mas gostava de aprender.
Tem também a ver com a assinatura que têm no radar, certos sistemas convectivos têm "assinaturas" próprias na imagem, que são detectadas pelos meteorologistas para depois lançarem avisos e previsões. Mas isso é na hora, é muito difícil prever que tipo de trovoadas irá acontecer mesmo horas antes.
Então as células convectivas, apresentam formas diferentes no radar, correto? Acho que há aqui um ponto que não esclareci, as células trazem sempre associadas trovoadas (convectividade), ou seja todas as células são convectivas? Numa definição o CptRena falou-me em ciclos convectivos, o que não percebi muito bem. Peço desculpa pelas minhas moléstias, não quero abusar da vossa boa vontade, todavia existem assuntos que gostaria de entender melhor. Na internet existe muita informação, mas um pouco complicada, para o meu calibre...
Convecção é tudo o que são aquelas tipicas nuvens de trovoada, que crescem desde proximo do nivel do solo até muito alto, muitas vezes parecem couves flor e depois evoluem até formar aquelas bigornas.
Agora, dependendo da dinamica da atmosfera...ventos, etc, essas estruturas convectivas (= células) podem comportar-se de diferentes maneiras, e gerar situações diferentes.
É possivel prever ou ter uma ideia do tipo de convecção que vamos ter, olhando nos modelos, mas como disse o Spider, só mais em cima do acontecimento, usando o radar, é que se podem detectar determinadas células com comportamento mais agressivo, capazes de gerar situações mais complicadas.
Ok, mas todas as células são convectivas?