A estação da Praia da Raínha fica no interior do recinto de um edifício do ICN.
Em precisão:
Latitude: 38º 37' 1.167''
Longitude: -9º 12' 46.3098''
Obrigado Gilmet.
A estação da Praia da Raínha fica no interior do recinto de um edifício do ICN.
Em precisão:
Latitude: 38º 37' 1.167''
Longitude: -9º 12' 46.3098''
Raios negativos
A maior parte dos raios resultam da movimentação inicial das cargas negativas presentes nas nuvens. Quando o ar não mais consegue isolá-las, elas tendem a ir em direção ao solo, atraídas pelas cargas positivas. Geralmente a carga positiva existente na base da nuvem não é suficiente para neutralizar toda a carga negativa, que vai se acumulando e formando uma espécie de canal de ar ionizado. Então, esse canal sai da nuvem e começa a se dirigir ao solo, descendo por meio de etapas, que geralmente são segmentos de cerca de cinquenta metros, sendo que cada uma dessas etapas produz uma pequena quantidade de luz. Desses segmentos podem surgir ramificações que também vão "procurando" uma conexão com a terra. Esses segmentos que vão surgindo podem ser detectados somente por câmeras de alta velocidade. Cada segmento quando vai em direção ao solo possui uma velocidade de mais de 120 000 km/h. Todo esse processo leva em média 50 milissegundos.
Raios positivos
Alguns raios se originam da parte superior das nuvens de tempestades, onde se encontram quantidades gigantescas de cargas positivas. Por isso , as cargas que se movem em direção ao solo são positivas enquanto as cargas atraídas na terra são negativas. Esse tipo de raio é conhecido como "positivo" porque ocorre a transferência de cargas positivas do topo da nuvem para o solo.
Apesar da ocorrência ser muito mais rara (menos de 5% de todos os raios da Terra), os raios positivos são muito mais perigosos por diversos motivos. Uma vez que eles se originam nas partes mais altas da nuvem, a barreira de ar que eles têm que atravessar é muito maior e, portanto, sua energia também é muito maior. O campo elétrico de um raio como esse é muito mais forte do que o de um raio negativo. A duração do raio é maior e a quantidade de cargas transferidas é dez vezes maior do que a de um raio negativo, atingindo mais de 300 000 ampères e mais de um bilhão de volts. Esses raios podem acontecer logo abaixo da nuvem da tempestade, mas a maioria cai afastada da tempestade original, chegando a mais de 16 km de distância da nuvem. Além disso, os raios positivos são responsáveis pela maior parte dos danos à rede elétrica e dos incêndios florestais.
Retirado da Wikipédia. Pesquisar nunca fez mal a ninguém, o Google é nosso amigo
O problema é que você não consegue sequestrar 300 mil amperes instantaneamente.
o problema cubensis é eléctrico. Você não consegue criar nenhum condutor eléctrico por onde faça passar 300 mil amperes. Já imaginou a secção/área desse condutor? Já imaginou o aumento de temperatura que toda essa corrente instantanea criaria? Não é possível.
o problema cubensis é eléctrico. Você não consegue criar nenhum condutor eléctrico por onde faça passar 300 mil amperes. Já imaginou a secção/área desse condutor? Já imaginou o aumento de temperatura que toda essa corrente instantanea criaria? Não é possível.
Boa noite. Alguém me consegue explicar o que é o efeito de doopler, e de que forma é que isso está relacionado com os cálculos de velocidade, e até com o radar do IPMA?
Li artigos como na Wikipédia, mas não cheguei a nada de conclusivo. Obrigado pela atenção.
A sim claro nossa tecnologia e muito atrasada no que toca auto sustentabilidade energética.
Afinal e tudo um plano para colocarmos a mercê da escravidão energética imposta pela agenda do poder capitalista.
uma pergunta com é que paíse como a Coreia do sul que começa no paralelo 38 que tambem nos atravessa tem neve no inverno e calor e humidade no verão sendo um peninsula
Boa noite. Por que motivo é que quando ocorreram os aguaceiros de hoje (19/12/013) a temperatura descia sempre bruscamente, a chuva empurrava o ar frio de maiores altitudes?
Muito ao contrário do que aconteceu durante a madrugada, em que quanto mais chovia mais a temperatura subia, chegou aos 14ºc.
Que se passou?
Explicação simples - precipitação com origem em massas de ar diferentes.
Algum desenvolvimento:
- A primeira parte do episódio de precipitação era na sua maioria precipitação estratiforme com origem numa massa de ar sub-tropical (Theta-E @ 850hPa elevados) e daí o aquecimento que se notou.
Theta-E @ 850hPa para 19 Dez 00Z (Run 18Dez 12Z) GFS Meteociel
-Atrás desta massa de ar vinha a frente fria que, após sua passagem mudou a massa de ar para uma mais fria (massa de ar polar marítima) e em altitude havia mesmo ar muito frio, daí quando se desenvolvia precipitação (célula convectiva) havia deslocações de ar mais quente para cima e ar frio para baixo mais ou menos intensas levando a um arrefecimento significativo do ar.
Theta-E @ 850hPa para 19 Dez 18Z (Run 18Dez 12Z) GFS Meteociel