Bom dia,
Estou a seguir este forum faz algum tempo e tenho algumas dúvidas relevantes a este tópico, como tal algumas introduções são devidas:
- Desde já me considero um amador entusiasta nesta àrea, como tal uma verdadeira estação meteorológica (com pluviómetros, anemómetros, cata-vento, upload para PC e tracking de todos registos) não é algo que procure pois é um investimento um pouco elevado para os meus fins e nem o meu apartamento me permite eficazmente instalar os mesmos.
- No entanto as minhas dúvidas são mais relevantes a estações meteorológicas mais cabais ou clássicas, como tal avanço as minhas desculpas para os utilizadores mais profissionais ou que tem estações a sério
![Smile :) :)](/forum/styles/meteopt/smilies/smile.gif)
A minha pergunta:
A tecnologia de comunicação IT+ entre os sensores e base (868Mhz) é compatível com a tradicional (433Mhz)?
O meu intuito é que
não são compatíveis de todo, mas queria confirmar convosco, uma vez que preciso de comprar uma estação meteorológica mas já possuo um sensor externo de temperatura (e com sonda por cabo caso queria) de tecnologia 433Mhz que gostaria de usar com a estação.
Eu explico....
---------------------------------------------------------------------------------
Desde o meu tempo em que habitei na Bélgica, onde a meteorologia é bastante instável. investi numa estação meteorológica clássica mas com bastantes funcionalidades, uma IT Works KW-9007W, que me custou próximo dos 60€ na altura.
Infelizmente com o meu retorno a Portugal, fiz o erro de deixar as pilhas dentro da estação (interrompendo o contacto com um plástico) que infelizmente rebentaram (era alkalinas, mas dos chineses
![Arrow -> ->](/forum/styles/meteopt/smilies/arrow.gif)
erro).
Aparentemente isto não teve grande impacto na estação pois funcionava após limpar os contactos das pilhas que tinham ficado corroídos, mas passado algum tempo começou a "desligar".
Após alguma investigação (i.e.: abrir a estação) descobri que os fios de alimentação tinham o próprio condutor corroído, como tal usei um ferro de soldar (tenho experiência na área) e substitui os fios com sucesso.
Um aparte, reparei igualmente o quão fraca era a qualidade dos materiais interiores e dos integrados que nem sequer eram integrados a sério (SoC com pernos e os mesmos soldados à PCB, mas sim chips em bruto soldados na PCB e depois com um pingo de silicone para isolação)... por 60€ é verdadeiro roubo esta qualidade.
Isso resolveu o problema mas passado quase 6 meses ela voltou-se a desligar, desta vez definitivamente. Quando a ligo ela faz reset mais depois desliga-se logo... já tentei ver se encontrava algo errado mas depois de desmontar/de-soldar e voltar a ligar tudo (que fosse possível, nomeadamente diodos, cabos e condensadores) e verificar se algum componente estava queimado (usando multímetro e outras ferramentas)....não cheguei a lado nenhum, apenas consigo que ela ligue durante 1 segundo em que liga todos os segmentos do LCD mais depois desliga-se logo. Como tal, está na hora de comprar uma nova.
Após muita investigação de lojas e marcas, infelizmente a IT Works quase não existe por aí, pois deve ser uma chinesice qualquer... a única que encontrei é no
eBay mas a escura (9007B a minha é em branco) e outra na Conrad International.... existem muitas parecidas da Hama, LaCross e TFA, o que me leva querer que é electrónica e display algo generalista com "branding" de marcas.
Vi as LaCross, Bresser, Oregon etc... mas quase nenhuma junta os itens que preciso (sem entrar em coisas a sério e mais caras):
- Temperatura Interior com máximo e mínimo
- Temperatura Exterior com máximo e mínimo
- Humidade Interior com máximo e mínimo
- Pressão atmosférica durante as últimas 12 horas, com gráfico historial e tendência.
- Previsão do tempo para as próximas 12 horas.
- Já agora, embora a KW-9007W não tivesse, Humidade Exterior com máximo e mínimo.
- Poder utilizar o sensor externo existente da KW-9007W
O resto que a KW-9007W fazia (fases lunares, nascer/pôr do sol, relógio DCF, "weather girl") é me indiferente...
Da Oregon a mais próxima é a BAR208HG que não tem leituras de Pressão atmosférica nem gráfico historial, e a BAR388HG que não tem apenas o gráfico historial da pressão atmosférica.... existe outras que têm isto mas já são estações mais à sério (varios tipos de sensores, que como disse não posso usar) e basante mais caras.
Da LaCross, existem vários modelos que servem (WS9040IT, WS9032, WS9232, WS9039IT, WS7394), mas francamente as estações em sí são horríveis e de aspecto bastante manhoso (novamente chinesices, ou neste caso Francesisses)
Da Bresser, parecem ter um aspecto bastante melhor e sólido, mas a BF-7 não tem higrómetro exterior e a TEMPTREND não leituras de pressão atmosféricas ou gráfico...
Recentemente deparei-me com a TFA que parece ter uns modelos que cumprem todos estes itens, mas as que gosto mais (Smart, Diva+ e a LaLuna, ) são todos que sistema de transmissão IT+ (868Mhz) entre as sondas e a base.
Ora, como o sensor exterior da IT Works KW9007W que tenho funciona perfeitamente e até tem um "mini-jack" e uma sonda externa (permitindo ter o sensor dentro de casa mas realizar medições externas) gostaria de a usar na nova estação; mas o sensor é usa tecnologia de 433Mhz.
Sendo assim apenas restam as Gaia e a Faktum ... que embora goste menos sempre são os tradicionais 433Mhz.
A Oregon é bem representada na Worten e na FitnessBoutique, a LaCross e a Bresser na Galactica; a TFA para já apenas encontro na Amazon.
(NOTA: Estou ciente que o sensor da IT Works apenas regista a temperatura e não a humidade, mas a idea é usar a nova estação metereologica com o seu sensor externo E o sensor da IT Works).