Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Numa Vue dado o preço mais baixo já não deve compensar muito mandar vir dos EUA dada a burocracia da alfandega, desvalorização do € nos últimos tempos e a garantia inválida cá na Europa.

Numa Vantage Pro2 Plus toda artilhada com tudo e mais alguma coisa das que custam mil e muitos euros, aí sim, ainda compensa a poupança face às desvantagens, poupam-se centenas de euros.

Para a Vue as melhores opções na Europa hoje em dia parecem ser essa loja na Holanda e a Nautic espanhola dada a proximidade, o que é bom em caso de problemas, devolução de material, portes mais baratos, etc.

O logger não é apenas software, é hardware, sempre foi um truque um bocado imbecil por parte da Davis, não é o software que eles vendem, é a conectividade ao computador. Hoje em dia uma estação que custa umas centenas ou mesmo mais que um milhar de euros seriam uns trocos para eles a própria consola ter meia duzia de chips produzidos em massa para já se ligar à Net prescindindo até de computador. Mas já se sabe, as marcas boas dão-se ao luxo de vender as coisas assim, com extras.

Boas
E o "mercado paralelo" ainda não fez nada nesse sentido, que os perifericos da EM sejam bons, tudo bem....mas um "simples" cabo:surprise:
Faz-me lembrar os famosos cabos vag.com, começaram com valores de milhares...passado pouco tempo eram por valores de dezenas...até mais fiaveis e evoluidos;)

Boas
E o "mercado paralelo" ainda não fez nada nesse sentido, que os perifericos da EM sejam bons, tudo bem....mas um "simples" cabo:surprise:
Faz-me lembrar os famosos cabos vag.com, começaram com valores de milhares...passado pouco tempo eram por valores de dezenas...até mais fiaveis e evoluidos;)

É como tudo na vida, é posicionamento de uma marca em determinado segmento, nada tem de novo, a opção deles é um segmento de maior valor e qualidade. Como num automóvel qualquer de gama média ou alta, também pagas umas centenas ou milhares de euros por um GPS ou sistema de audio/video integrado, não obstante teres coisas equivalentes por uma ínfima parte do preço.

Mas em toda a rentabilidade do mix de produtos que vendem, o facto de ganharem mais numas coisas permite-lhes vender outras com qualidade superior, se calhar numa Vue simples só com consola não ganham muito, a rentabilidade vem de outras coisas.
E se são bem sucedidos, é porque a estratégia deles é correcta, pois competição e clientes não lhes faltam ;)

Não são bem só uns cabos, aquilo traz o chip de memória consigo também, isso e o software em si são os mais caros do kit. Por isso é que diferem das restantes estações, apesar de já haver pessoas que fizeram dataloggers para a Davis caseiros...

É como tudo na vida, é posicionamento de uma marca em determinado segmento, nada tem de novo, a opção deles é um segmento de maior valor e qualidade. Como num automóvel qualquer de gama média ou alta, também pagas umas centenas ou milhares de euros por um GPS ou sistema de audio/video integrado, não obstante teres coisas equivalentes por uma ínfima parte do preço.

Mas em toda a rentabilidade do mix de produtos que vendem, o facto de ganharem mais numas coisas permite-lhes vender outras com qualidade superior.
E se são bem sucedidos, é porque a estratégia deles é correcta, pois competição e clientes não lhes faltam ;)

Não deixo de concordar, no entanto com a situação de "crise mundial", grandes marcas, de varios e variados quadrantes, automaticamente vão perdendo essa estrategia... a evolução das coisas;) como em tudo;)

Não são bem só uns cabos, aquilo traz o chip de memória consigo também, isso e o software em si são os mais caros do kit. Por isso é que diferem das restantes estações, apesar de já haver pessoas que fizeram dataloggers para a Davis caseiros...

É, mas acredita que os chips a serem integrados na consola são uma ninharia a nível de custos, se calhar uns 5 ou 10 € hehe, o software esse é apenas desculpa, eles são uma empresa de hardware.

É apenas uma estratégia comercial integrada num leque de produtos e rentabilidades, ganham mais numas coisas, ganham menos noutras, etc, eu não gosto desse pormenor levado ao limite pois nos tempos que vivemos é um bocado absurdo vender-se uma estação de centenas de euros em que se tenha que comprar um extra para ligar ao PC, mas expliquei no anterior post que é uma coisa relativamente normal em segmentos de maior qualidade e valor, dei o exemplo do sector automóvel, são coisas que vemos todos os dias em muitas outras coisas.

Neste caso concreto não gosto porque nisso acho que até estão a ser um bocado estúpidos, pela nossa experiência vemos aqui todos os dias que uma das maiores dificuldades para muitos publicarem dados na Net é a necessidade de ter um PC sempre ligado ou outra solução, e os custos que isso acarreta, e hoje em dia a nível de hardware, ligar-se à Net (a um router) já poderia vir perfeitamente integrado na própria consola, não lhes custaria mais do que uns 20/30€ a nível de custos de fabrico... Que diabo, há impressoras hoje em dia que tem wi-fi que custam pouco mais do que 50/100€...

Se numa estação que custa 100€ ao consumidor final obviamente não é comportável, numa de 500/1000€ seria perfeitamente comportável. E nestas coisas gosto de dar o exemplo da Kodak, um dia eram os melhores na Fotografia, um dia até inventaram eles próprios a fotografia digital, foi um engenheiro da Kodak que inventou a fotografia digital, mas eles quiseram manter o mesmo modelo de negócio, abafaram a tecnologia digital para não prejudicar as áreas rentáveis do modelo deles (filmes, impressão, etc) e entretanto o mundo mudou e a Kodak foi à falência devido a uma coisa em que eles próprios foram os pioneiros mas não quiseram desenvolver. Talvez um dia destes a própria Davis com toda a sua reconhecida qualidade se "lixe" com estes pormenores um pouco parvos para os tempos que vivemos ...

Outra coisa que não gosto na Davis é a política comercial, eles continuam agarrados a um modelo demasiado tradicional que já não existe, conheço várias empresas portuguesas que tentaram vender cá estações da marca, e eles são demasiado exigentes e agarrados a conceitos antiquados de distribuição , dimensão de mercados e diferenciação de preços, e claro, devido a isso cresce cada vez mais o chamado "mercado cinzento" (mercado cinzento é um conceito que não se usa muito em Portugal, mas tem a ver com isto tudo, as importações paralelas, etc: http://en.wikipedia.org/wiki/Grey_market)

Mas que não restem dúvidas, eles vendem qualidade a bom preço. Um simples RS deles tem um custo de produção superior a um amontoado de chips e plásticos de umas quantas estações à venda por aí, algumas sem RS ou pseudo RS's nem deveriam estar à venda dado os erros que geram nas temperaturas num país de sol como é Portugal Mas por outro lado, acho que se regem por padrões antiquados, um dia destes aparece-lhes pela frente um competidor a sério e talvez se lixem ...

Pessoal qual as melhores estações qualidade/preço que existem actualmente no mercado?
Estava a pensar numa aí entre os 200/300 euros que reunisse boa qualidade de material, precisão dos sensores, interface com pc, etc

Sei que há por aqui pessoal com muita experiência na matéria e que estão dentro da evolução deste tipo de material por isso pedia apenas 2 a 3 no máximo para poder comparar.

Sei que volta e meia aparece este tipo de pergunta por aqui, mas pronto, com a experiência e conhecimento de alguns membros sempre posso poupar algum tempo em pesquisas e evitar que no fim fique mal servido :D

Boas Pessoal do meteopt.com, gostaria de saber se é possível comprar os vários objectos de uma estação meteorológica em separado, em vez de comprar a estação completa.
Por exemplo o meu sensor de vento parte-se devido a um temporal, gostaria de saber se é possível comprar só esse mesmo sensor de vento, em vez de estar a comprar uma nova estação.

Boas Pessoal do meteopt.com, gostaria de saber se é possível comprar os vários objectos de uma estação meteorológica em separado, em vez de comprar a estação completa.
Por exemplo o meu sensor de vento parte-se devido a um temporal, gostaria de saber se é possível comprar só esse mesmo sensor de vento, em vez de estar a comprar uma nova estação.

Tudo depende da marca e que tipo de estação é, mas aviso já que é complicado.

Viva, sei que nas Davis isso é possível, nas oregon acho que também, as restantes não sei.

Boas pessoal sou novo por aqui e queria pedir a vossa ajuda, estou para comprar uma estação Meteorologica com interface Pc e que permita guardar dados e afins... Estava a pensar nesta "La Crosse WS2350
Complete Home Weather Station" mas como perceob pouco do assunto gostava de saber a vossa opinião e sobre lojas ou sites onde possa comprar..
BGD..

Viva!
Para uma situação muito específica, precisava de encontrar uma solução fixa que permita, unicamente, obter as leituras de direção e intensidade do vento, e temperatura; não há necessidade de parâmetros como humidade e precipitação, nem armazenamento e/ou ligação PC.
Ainda pensei numa VUE, mas como a HR e precipitação não interessam e ficará possivelmente fora de orçamento, estava à procura de outra solução.
Alguma sugestão?
Cumps

Boa Tarde pessoal, obrigado pela dúvida que me ajudaram a tirar, é que neste momento estou a precisar de um novo pluviômetro, porque aquele que eu tenho, tem o copo partido, e neste momento está a chover e ele não acusa nada, por isso queria saber se vendem separado e aonde posso comprar dessa forma.
É da marca Oregon.