Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Comprei uma mangueira com cerca de 150 cms de altura num viveiro em Sintra (era mantida ao ar livre), com a ideia de plantá-la aqui em Carcavelos (a cerca de 30 metros de altitude).
Algum conselho em especial? Pretendo plantá-la num local abrigado dos ventos de Norte..

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Comprei uma mangueira com cerca de 150 cms de altura num viveiro em Sintra (era mantida ao ar livre), com a ideia de plantá-la aqui em Carcavelos (a cerca de 30 metros de altitude).
Algum conselho em especial? Pretendo plantá-la num local abrigado dos ventos de Norte..
Cai geada aí ou a temperatura costuma descer muito?

Nunca vi aqui geada (mas também só estou aqui desde Agosto de 2019) e a temperatura não costuma de descer muito.
Eu acredito que é possível a mangueira conseguir vingar, baseado no que vi no Restelo (onde chegam a frutificar).
Mas também vai ser preciso ter sorte e vai depender um bom bocado da variedade da mangueira (a que tenho aqui é Osteen).

Última edição:
Nunca vi aqui geada (mas também só estou aqui desde Agosto de 2019) e a temperatura não costuma de descer muito.
Eu acredito que é possível a mangueira conseguir vingar, baseado no que vi no Restelo (onde chegam a frutificar).
Mas também vai ser preciso ter sorte e vai depender um bom bocado da variedade da mangeira (a que tenho aqui é Osteen).
Então o único problema é o vento norte. Por isso se estiver num sitio protegido vais ter sucesso!

• Gosto
Reactions: belem
Como eu sei o local exato onde vi uma mangueira, no Restelo, decidi fazer uma visita com o google maps e colocar duas imagens aqui:

unnamed.png

unnamed-1.png

Como eu morava a poucos metros deste local, constatei que as mangas ficavam boas para colher, lá para Outubro/Novembro.
Nesta foto, ainda só estamos no verão.
A dona tem o hábito de colocar uma rede em cima dos ramos que estão virados para rua, quando as mangas se tornam grandes, para que estas não sejam arrancadas pelas pessoas.

• Gosto
Como eu sei o local exato onde vi uma mangueira, no Restelo, decidi fazer uma visita com o google maps e colocar duas imagens aqui:

unnamed.png

unnamed-1.png

Como eu morava a poucos metros deste local, constatei que as mangas ficavam boas para colher, lá para Outubro/Novembro.
Nesta foto, ainda só estamos no verão.
A dona tem o hábito de colocar uma rede em cima dos ramos que estão virados para rua, quando as mangas se tornam grandes, para que estas não sejam arrancadas pelas pessoas.
WOW!!! :surprise: Incrível árvore. É muito bom ver que cada vez mais pessoas plantam árvores de fruto exóticas.

• Gosto
Reactions: belem
Uns 50 metros ao lado, havia uma casa que tinha uma papaeira enorme que entretanto foi cortada.

Estive a pesquisar e o mais parecido que encontro é isto:

8184437639_c0fb972545_b.jpg

Só que tinha um tronco ainda mais imponente.

• Gosto
Não é uma árvore de fruto tropical, mas aqui perto junto ao mar, existe um enorme e antigo dragoeiro, a crescer no meio da vegetação espontânea.
Presumo no entanto, que seja originário da Ilha da Madeira e que tenha sido semeado ou plantado (provavelmente ainda jovem) por alguém.
No ano passado, consegui uns pequenos ramos e consegui que um dos ramos, conseguisse ganhar raízes (plantei-o em Óbidos).

• Gosto