Explicitando a minha mensagem anterior, vou descrever o método utilizado e os resultados a que cheguei da relação ESTATÍSTICA entre as fases da Lua e as condições meteorológicas verificadas em Portugal Continental.
Para tal, utilizei os dados de algumas estações meteorológicas do INAG, as que eu encontrei que tinham séries maiores de temperaturas e precipitação. Para o estudo da temperatura foram utilizados:
-Moinhola, situado na zona de Pegões, na confluência dos distritos de Santarém, Setúbal e Évora, com dados de 1956 a 1979;
-Monchique, no oeste da serra algarvia, com dados de 1984 a 1998;
-Barragem do Divor, perto de Évora e Barragem do Vale do Gaio entre Torrão e Alcácer do Sal, com dados de 1979 a 2000;
-Folgares, perto de Carrazeda de Ansiães, com dados de 1981 a 1997.
O número de ciclos lunares compreendidos em cada estação varia dos 170 aos 300, pelo que julgo que a amostragem é bastante relevante.
Então, para os instantes Lua Cheia (LC), LC+2, LC+4, LC+6, Quarto Minguante (QM),…, calculei a média da temperatura em cada estação meteorológica. Depois, para se entender melhor, adimensionalizei-os, divindindo-os pela média da temperatura em cada posto. Os resultados (faz de conta que são os diagramas de ensembles):
-Temperatura máxima:
[/URL]
[/IMG]
-Temperatura mínima:
[/URL]
[/IMG]
Como se vê, há uma ligeiríssima tendência para uma temperatura máxima mais elevada um pouco antes da Lua Nova, mas pouco acima da média (menos de 2%). Na temperatura mínima não se vislumbra qualquer relação, até pela divergência dos valores recolhidos em cada estação. Por aqui não há grande relação, mas quem quer provar que a Lua influencia o clima, que tente pegar nas temperaturas máximas mais altas antes da Lua Nova.
Depois estudei a existência de dias de calor e frio extremos, considerando que dia de calor extremo é um dia cujas temperaturas máximas são superiores a 35ºC, exceptuando em Monchique e Folgares, que considerei 32ºC. Quanto a frio extremo considerei temperaturas mínimas negativas, excepto em Monchique, onde foram contabilizadas as temperaturas abaixo de 5ºC.
Os resultados:
-Dias de calor (a laranja o número de dias de calor cujo valor ultrapassa a soma da média com o desvio padrão; a azul claro o número de dias cujo valor é inferior à diferença entre a média e o desvio padrão);
-Dias de frio (a azul o número de dias de frio cujo valor ultrapassa a soma da média com o desvio padrão; a amarelo o número de dias de frio cujo valor é inferior à diferença entre a média e o desvio padrão):
[/URL]
[/IMG]
Nota-se que há uma prevalência de dias quentes durante a lua cheia, e que há menos dias frios durante o período de Quarto Crescente, mas é uma tendência muito suave. Quanto aos dias de frio não há nenhuma relação.
Quanto à precipitação fui buscar os seguintes postos:
-Barragem do Divor, com dados de 1964 a 2008;
-Cela, junto a São Martinho do Porto, com dados de 1984 a 2009:
- Folgares, com dados de 1956 a 2008;
-Moimenta da Raia, junto à Serra de Montesinho, dados de 1956 a 2008;
-Monchique, dados de 1956 a 2009, com interrupção entre 1963 a 1970;
-Monte Real, perto de Leiria, dados de 1956 a 2008.
Exceptuando Celas, com 300, os restantes postos têm registos de cerca de 600 ciclos lunares.
Somei a quantidade de precipitação para cada momento do ciclo lunar, adimensionalizei, e chegou-se a isto:
[/URL][/IMG]
Nota-se que neste caso as diferenças estão mais vincadas, estando a média compreendida entre os 90 e os 110%. Exceptuando Cela que destoa, todas as restantes linhas são mais ou menos coincidentes. Nota-se que nos primeiros dias de Lua Cheia a precipitação é mais reduzida, havendo um pico um pouco antes de Quarto Minguante. Nota-se também alguma diminuição no dia de Quarto Crescente. Não sei o que acham disto, mas se no que respeita às temperaturas as pequenas diferenças estão dentro da margem de erro, aqui nota-se que pode haver alguma influência (ou não). Quanto à divergência de Cela tal não se deve ao facto de ter menos registos, pois verifiquei nos outros postos os valores da precipitação só dentro do intervalo de dados de Cela, e a tendência não só se manteve como se acentuou.
Por fim fui verificar se na mudança de fase lunar há tendência para a mudança de tempo. Para tal fui subtrair o valor da precipitação no dia antes de cada fase lunar ao do dia seguinte. Os resultados:
[/URL][/IMG]
-Em valores reais:Ligeira descida (cor de laranja) dos valores de precipitação entre Quarto Minguante e Quarto Crescente e ligeira subida (azul) na outra metade.
-Em valores absolutos, para avaliar a tendência de mudança, independentemente de se tratar de um aumento ou diminuição da precipitação:Nota-se que, ao contrário do que é dito, é na Lua Cheia que há menos mudanças (a verde) e na Lua Nova (a vermelho) em que há mais. E que nos dias de mudança de fase lunar não há maiores alterações que nos dias intermédios