Aqui em Viena, encontrei o seguinte nos últimos meses dos meus registos.
Decidi agrupar os padrões de tempo que observei.
Janeiro: tempo muito mais frio e neve começou por volta do dia 10 (um dia antes da lua cheia) e tempo mais ameno e soalheiro por volta do dia 19 (fase de quarto minguante). No dia 27 começou um período de 10 dias seguido de tempo cinzento e chuva (este dia foi um dia depois da lua nova)
Fevereiro:tempo muito mais frio e de neve começou no dia 8 (um dia antes da lua cheia), e acabou a 23 (dois dias antes da lua nova). Seguiu-se tempo ameno e nublado.
Março: a 5 começou uma fase de muita precipitação que durou até dia 13 (respectivamente um dia depois da fase quarto crescente e dois dias depois da fase de lua cheia). A temperatura manteve-se constante neste período.
A dia 19 a temperatura desceu bastante e começou um novo período de neve. Que dia é este? Quarto minguante.
Abril: foi desde dia 27 Março que as temperaturas subiram rapidamente e deixou de haver temperaturas negativas e as temperaturas subiram cerca de 10º e o tempo ficou mais primaveril (excepção pontual do dia 29). Este foi dia de lua nova. A partir do dia 2, as temperaturas permanecerem sempre acima dos 20º e sempre com céu limpo. Que dia foi este? Quarto crescente. Na fase da última lua cheia, no entanto, não ocorreu qualquer mudança, embora tenha havido nos dias 8 e 9 estivera, algumas nuvens de trovoada e sei que choveu em alguns locais da cidade (lua cheia).
Nota, eu agrupei estes padrões pelo óbvio.
O que é óbvio é que o padrão parece ocorrer na transição das fases da lua, embora numas vezes para tempo mais frio, noutras mais quentem noutras mais húmido, noutras mais seco. Aparentemente, parece-me que a lua cheia tende a trazer tempo mais extremo (em Janeiro foram os dias mais frios deste inverno aqui, em Fevereiro, coincidiu com uma forte descida de temperatura trazida or um notável nevão, em Março coincidiu com uma forte trovoada e granizo, a primeira do ano, em Abril, com os dias mais quentes do ano), como se a atmosfera estivesse mais "agitada". A lua nova e o quarto minguante, por outro lado, parece coincidir com uma mudança do padrão do tempo.
Os motivos não sei.
Se não confiam em mim, verifiquem os registos oficiais.
Então se o padrão ocorre em Portugal e na Áustria, seria interessante verificar se este também ocorre numa outra altura, por exemplo, em 2003 ou 2005, e noutros locais, como Estados Unidos, Índia, trópicos, Antártica, ou locais desertos.
E muito interessante seria seguir as imagens de satélite, por exemplo na Europa, ao longo do ciclo lunar.
Uma ligação que sei existir, é a existência de muitos dos grandes
sismos à volta da lua cheia ou nova:
Escolhi os maiores sismos dos últimos anos e dos últimos 100 anos.
Itália 2009: 3 dias antes lua cheia
Indonésia Março 2005: dois dias depois lua cheia
Indonésia Dezembro 2004: dia exacto da lua cheia
Bam; Irão 2003: dois dias depois lua nova
Kobe 1999, Japão, dia exacto da lua cheia
Kamchatka 1952:dois dias depois lua cheia
Alaska 1964: dia exacto da lua cheia
Chile 1960: dois dias antes lua nova
New Madrid, US, 1811: um dia depois lua nova
Lisboa 1755: dois dias antes lua nova
Quase todos, excepto o de São Francisco de 1906 e o da China de 2008, encontravam na lua nova ou lua cheia.
Eu acho esta temática interessante mas, como já disse, tenho muitas reservas quanto a uma influência pronunciada no estado do tempo por parte da lua (ressalvando-se a questão das marés).
Sejamos objectivos numa coisa. Admitindo que dia 9 mudou o padrão... Então e em Espanha? E em França? e...
É a este ponto que quero chegar. Numa atmosfera dinâmica como podemos estar perante algo à partida tão uniforme?