IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
E hoje olham para as mesmíssimas cartas, e mais algumas certamente, produzidas pelos modelos. Um meteorologista não tem uma bola de cristal, nem consulta o prof Karamba, nem olha para o céu e percebe o que se vai passar daqui a 3 dias (algumas horas sim, já podia dar algumas pistas). Tem de ter uma base, um princípio, para trabalhar. E essa base são os modelos. Depois, cabe ao meteorologista interpretar toda essa informação e fazer a sua previsão. Que é muito mais do que olhar para uma carta de precipitação e ver se vai chover, mas também compreender todo o contexto e interpretá-lo com a ajuda de conhecimento de física, climatologia, experiência, avaliação de incerteza, etc...

Resumindo: É difícil... E é ainda mais difícil se importantes ferramentas como o radar e uma rede de estações moderna e funcional não estiver disponível. A suborçamentação do IPMA é real e torna tudo mais complicado.

Também já atualizei a app do IPMA.

Está muito melhor e com mais informações, dá para consultar as estações oficiais ( adicionar aos favoritos) satélite e radar ( tudo com zoom e animação) :thumbsup:

arA8tlQ.jpg
M1xgIln.jpg
yboZxrw.jpg

Última edição:
Poder visualizar o radar na app é que é mesmo bom :bombar:

Sim, é muito melhor na app e mais rápido de visualizar o radar e outros dados.

Pelo browser nem fazer zoom dava em condições por vezes.

O zoom do radar parece-me maior na app que no site do IPMA, estive a testar e vai mesmo em cima de todas as zonas ( aparece por exemplo Azinhoso e outras localidades que pelo browser não ficam visíveis).

Não sei se dá para mudar a cor e tipo do mapa ( com mais detalhes do terreno como o que aparece no site).

Última edição:
Foi prendinha de Natal; não esperava tão cedo :D
Já tenho uma crítica a fazer, mas não a faço já, para não matar o espírito natalício :lol:
Eu também tenho duas críticas, a app devia dizer estamos sem radar, meta o dedo de fora para ver se está a chover ou não e a EMA de Olhão está sem temperatura. :D

No geral, está porreira com mais informação e de fácil consulta, ás vezes, ver o site era complicado. :thumbsup:

O dinamico está mais atualizado q o "normal", isto no site.
É habitual, o dinâmico actualiza de 5 em 5 minutos, embora com um desfasamento real de 10 a 15 minutos, o "normal" apresenta imagens de 10 em 10 minutos, mas por vezes demora 20 minutos a meia hora para actualizar logo com até três imagens.
Sempre tem sido assim, não é "defeito", é "feitio". :)

Eu também tenho duas críticas, a app devia dizer estamos sem radar, meta o dedo de fora para ver se está a chover ou não e a EMA de Olhão está sem temperatura. :D

No geral, está porreira com mais informação e de fácil consulta, ás vezes, ver o site era complicado. :thumbsup:
Sim, o radar ficou off não muito depois de ter começado a dizer que tinha uma crítica para fazer... que não era esta, por acaso. Esta é bem pior... :rolleyes:

Estes últimos três dias tenho notado que a estação de Merelim parece estar com umas máximas um pouco altas de mais.

Ela tende a ter umas máximas semelhantes a esta estação, mas estes últimos três dias a diferença tem sido bem maior.

Dia 5:

ELYa79L.png

Dia 6:

W5Y746F.png

Hoje às 15h com 18ºC:

IP9T8LK.png

Última edição: