Netatmo

• Thread starter Thread starter aoc36
  • Data de início Data de início
Olá Rui,
Tem estado a dar bem..a diferença nem chega a 1 mbar...
Quando for para Monchique vou precisar de ajuda com definição do router, ou seja ativar o DCP...não sei fazer isso...
Deixei a estação ligada à corrente e ao router ...pela minha APP Netatmo está trabalhar razoável agora

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Optimo !

Possivelmente a diferença até pode ser inferior, pois não te esqueças que o valor que o IPMA apresenta é a média da ultima hora, e a pressão atmosférica em determinadas alturas tende a ter algumas variações mesmo em curtos intervalos de tempo.

O importante é que continua bem próxima do valor oficial, e à altitude correta !

Quando tiveres tempo, logo me envias uma mensagem que eu depois digo-te em que menus do teu Hotspot é que deves fazer as alterações.

• Gosto
Reactions: joselamego
##NETATMO
##DHCP
##IP FIXO

Para quem tiver dificuldades em atribuir um IP FIXO ao MAC ADDRESS do módulo interior NETATMO, pode tentar resolver o problema de outra maneira mais simples...

Basta acederem no Router à configuração do DHCP (normalmente está no separador LAN) e num campo que contem um valor em minutos, alterar esse valor para o máximo que o Router permitir.
Isso faz com que o IP que o Router atribuiu inicialmente por DHCP à NETATMO se mantenha válido o maior tempo possível
Assim evita-se que a NETATMO esteja frequentemente a pedir ao Router para lhe atribuir um IP

##NETATMO
##DHCP
##IP FIXO

Para quem tiver dificuldades em atribuir um IP FIXO ao MAC ADDRESS do módulo interior NETATMO, pode tentar resolver o problema de outra maneira mais simples...

Basta acederem no Router à configuração do DHCP (normalmente está no separador LAN) e num campo que contem um valor em minutos, alterar esse valor para o máximo que o Router permitir.
Isso faz com que o IP que o Router atribuiu inicialmente por DHCP à NETATMO se mantenha válido o maior tempo possível
Assim evita-se que a NETATMO esteja frequentemente a pedir ao Router para lhe atribuir um IP

Boas, adicionei um ip fixo ao MAC Adress da estação, a mesma não comunicava... fui às portas e introduzi a porta que a Netatmo recomenda TCP 25050, para entrada e saida, penso que seja assim, voltou a reportar, mas o problema continua, estou à espera que o WU confirme o claim da minha estação.

Outro problema que estou a ter é as horas estarem erradas e não percebo porque, tanto o nascer, como o por do sol estão errados e as leituras iguais, dá-me sempre a leitura de uma hora atrás!

Última edição:
  • Gosto
Essa situação já me aconteceu algumas vezes...

Pode ser originada por varias situações:

- O sensor Externo estar ao ar livre e apanhar chuva (muita...) ou estar bastante tempo exposto a humidades a rondarem os 90-100%

- O sensor Externo estar relativamente longe do módulo interior

- O módulo interior ter estado desligado durante algum tempo, o que provoca que depois seja necessário fazer novo "pairing" a todos os módulos, porque perderam conectividade radio e deixaram de transmitir

- Retirar as pilhas, aguardar 30 segundos e voltar a coloca-las faz com que os módulos externos efectuem novo "pairing" (é a altura em que o led verde pisca várias vezes) e caso esteja tudo ok, voltem a conectar-se corretamente com o módulo interior

- Sobre pilhas, para quem queira evitar chatices constantes, recomendo que gastem alguns euros e comprem pilhas de Lithium, tipo Energizer (ATENÇÃO QUE NÃO ME REFIRO A PILHAS RECARREGÁVEIS) e depois vão ver que a maior parte dos problemas de intermitência que têm com os módulos desaparecem...
Obrigado pela explicação das possíveis causas do sucedido.
Eu inclino-me mais para falha de comunicação, a minha esposa afastou 20 cm a estação o local habitual e colocou próximo de umas decorações em liga de estanho. Diz ela que ficava mais dissimulada.
Já a afastei e coloquei no local habitual e para já está a funcionar bem.
O sensor externo não está longe do modulo interior nem apanha chuva ou humidade. Está bem resguardado. Apenas o tenho que afastar 10-20 cm de um pilar próximo, o que farei brevemente.
Bastou retirar as pilhas e voltar a colocar, para tudo voltar a funcionar normalmente.
@RSS brevemente vou contacta-lo, para me ajudar com a programação do router.

• Gosto
Boas, adicionei um ip fixo ao MAC Adress da estação, a mesma não comunicava... fui às portas e introduzi a porta que a Netatmo recomenda TCP 25050, para entrada e saida, penso que seja assim, voltou a reportar, mas o problema continua, estou à espera que o WU confirme o claim da minha estação.

Outro problema que estou a ter é as horas estarem erradas e não percebo porque, tanto o nascer, como o por do sol estão errados e as leituras iguais, dá-me sempre a leitura de uma hora atrás!

Viva

Que Router tens ?

Convem ver primeiro qual é o IP que o Router atribuiu automaticamente via DHCP á NETATMO e depois atribuir esse mesmo IP ao MAC ADDRESS da placa de rede Wi-Fi do módulo interior NETATMO...
Podes também abrir a porta TCP 25050 e encaminhares o tráfego dessa porta para o IP da NETATMO.
Isso não faz grande diferença, porque como a comunicação da NETATMO é no sentido LAN -> WAN, a firewall do teu Router deixa esse tráfego sair sem qualquer problema...

Sobre as horas erradas, não faço ideia, nunca tive esse problema.
Verifica se o WU tem alguma opção de fuso horário que possas alterar.

Para passares ao nível seguinte, é imprescindível que consigas fazer o claim, caso contrário, nunca vais conseguir ter leituras no WU a cada 5 minutos...

• Gosto
Obrigado pela explicação das possíveis causas do sucedido.
Eu inclino-me mais para falha de comunicação, a minha esposa afastou 20 cm a estação o local habitual e colocou próximo de umas decorações em liga de estanho. Diz ela que ficava mais dissimulada.
Já a afastei e coloquei no local habitual e para já está a funcionar bem.
O sensor externo não está longe do modulo interior nem apanha chuva ou humidade. Está bem resguardado. Apenas o tenho que afastar 10-20 cm de um pilar próximo, o que farei brevemente.
Bastou retirar as pilhas e voltar a colocar, para tudo voltar a funcionar normalmente.
@RSS brevemente vou contacta-lo, para me ajudar com a programação do router.

@ct1gnd já lhe disse anteriormente que terei todo o gosto em ajudá-lo.

Como deve saber, a potência de emissão dos módulos externos são míseros mW... Na frequência dos 800 MHz, qualquer obstáculo no caminho facilmente faz com que o sinal emitido colida e mude de trajetória ! Não estamos a lidar com Watts em VHF que trespassam paredes como se não existissem

• Gosto
Reactions: joselamego e ct1gnd
Viva

Que Router tens ?

Convem ver primeiro qual é o IP que o Router atribuiu automaticamente via DHCP á NETATMO e depois atribuir esse mesmo IP ao MAC ADDRESS da placa de rede Wi-Fi do módulo interior NETATMO...
Podes também abrir a porta TCP 25050 e encaminhares o tráfego dessa porta para o IP da NETATMO.
Isso não faz grande diferença, porque como a comunicação da NETATMO é no sentido LAN -> WAN, a firewall do teu Router deixa esse tráfego sair sem qualquer problema...

Sobre as horas erradas, não faço ideia, nunca tive esse problema.
Verifica se o WU tem alguma opção de fuso horário que possas alterar.

Para passares ao nível seguinte, é imprescindível que consigas fazer o claim, caso contrário, nunca vais conseguir ter leituras no WU a cada 5 minutos...

Boas, router da Vodafone Fibra, aquele novo preto.
pplware_router_vodafone12-720x540.jpg

Foi isso mesmo que fiz, procurar o ip atribuido pelo router e atribuir o mesmo ao mac adress, depois abri as portas TCP 25050 porque não actualizava, voltou a actualizar, com pouco tempo no WU, mas durante a noite voltou ao mesmo!
Têm nas minhas opções de user, mas sempre que mudo, aquilo volta a Atlantic/Azores LOL

Estou à espera que respondam ao email :thumbsup:

• Gosto

Foi isso mesmo que fiz, procurar o ip atribuido pelo router e atribuir o mesmo ao mac adress, depois abri as portas TCP 25050 porque não actualizava, voltou a actualizar, com pouco tempo no WU, mas durante a noite voltou ao mesmo!
Têm nas minhas opções de user, mas sempre que mudo, aquilo volta a Atlantic/Azores LOL

Esse Router é igual ao meu
Também tenho fibra da Vodafone

Experimenta limpar a cache/temporários do browser

Em alternativa utiliza outro browser, tipo Firefox e vais ver que esse problema do fuso horário fica resolvido :D

• Gosto

Sobre as leituras intermitentes no WU, enquanto não fizeres o claim da tua NETATMO não vale a pena partires a cabeça porque nunca vais conseguir ter leituras constantes a cada 5 minutos...
Podes ver no WU e vais verificar que 99% das NETATMO's sofrem do mesmo problema !

Sobre as leituras intermitentes no WU, enquanto não fizeres o claim da tua NETATMO não vale a pena partires a cabeça porque nunca vais conseguir ter leituras constantes a cada 5 minutos...
Podes ver no WU e vais verificar que 99% das NETATMO's sofrem do mesmo problema !

Sim já reparei, Podes enviar-me por pm a configuração da tua, para que eu possa ver em casa se fiz tudo bem?
Desculpa lá... eu penso que sim, que está tudo, mas se puder confirmar melhor ainda :cheers: basta um printscreen, podes riscar o que não interessa claro :thumbsup: Por exemplo acabou de reportar, a leitura das 14:05 LOL do portal mynetatmo
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=I11POVOA2#history

• Gosto
Sim já reparei, Podes enviar-me por pm a configuração da tua, para que eu possa ver em casa se fiz tudo bem?
Desculpa lá... eu penso que sim, que está tudo, mas se puder confirmar melhor ainda :cheers: basta um printscreen, podes riscar o que não interessa claro :thumbsup: Por exemplo acabou de reportar, a leitura das 14:05 LOL do portal mynetatmo
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=I11POVOA2#history

Basta verificares na Cloud da NETATMO se durante 24 horas tens leituras sempre com intervalos de 5 minutos...
Caso isso aconteça, está tudo 5* !

O problema é entre a Cloud da NETATMO e os servidores do WU.

Sem conseguires fazer o claim, nunca vais conseguir ter leituras constantes no WU.

Não tem nada a ver com as configurações da tua NETATMO.

Parabens a si, pois pelo que verifiquei os dados são muito semelhantes.
Apenas no anemómetro o seu nunca transmite vento 0. Penso que o mínimo que transmitiu foi 1 km/h
Mas já no meu acontece igual, porque será que nunca chega a 0?

Ainda não estou preocupado com o anemómetro !
Continua improvisado num tubo PVC de 50mm pendurado no estendal da roupa !
Só em 2018 é que devo ter tempo de o colocar na cobertura do prédio :) !
Ainda bem que reparou nesse detalhe...
Amanhã já vai marcar 0 quando não houver vento !
Podiam-me ter calhado vizinhos com NETATMO's, era mais fácil, mas fui logo ficar no meio de duas estações topo de gama :shocking:

• Gosto
Reactions: joselamego e ct1gnd