Os locais mas quentes do sur de Espanha

que dados crediveis e cientificos???

Quer mais quotes de outros tópicos de novo?
Você na última vez até teve direito a mais de 3!
Mas pode ficar aqui já um, não pode?

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/local-mais-quente-de-portugal-50-c-possivel-1425-33.html

Ou 2:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/diversidade-climatica-4708-45.html

os 50º graus no vale do guadiana e no vale do tejo não comprovados oficialmente?????

Sim, diga-me onde é que eu disse que tinham feito 50ºc oficialmente nesses locais?
Aliás, sem registos, só mesmo com projecções, mas isso não são registos.

Se você está interessado na minha opinião, bem como um mapa da localização da estação deve ser sempre publicou fotos e informações técnicas, especialmente sobre o tipo de blindagem que está instalado e ventilação - especialmente em climas quentes e ensolarados, como os países mediterrânicos.
O que faz os dados meteorológicos determinado bem ou não bom, não é que tenha pago a estação (a rede que possui), mas se cumprirem os critérios razoáveis ​​de localização e características técnicas (ou seja, a precisão do sensor, o tipo de blindagem, ventilada vs passiva).
O fato de que dados medidos a partir de estações localizadas em posições centrales como Roma-Collegio Romano, ou Atenas-Thiseio e muitos outros, são tratados como dados de temperatura comparáveis não deve distrair do fato de que eles sofrem de marcado pelos efeitos de distorção causados por atividades humanas, poluição térmica, ilha de calor urbano, às vezes sombreamento, etc, e que as estações urbanas e suburbanas são parte de uma família que não devem ser comparados com os das estações rurais.

Estações rurais medida

t* = t + et​

onde T é a temperatura ambiente e t é o erro de medição devido a fatores técnicos relacionados à instrumentação

embora estações urbanas medida

t** = t + et + eu​

onde t é a temperatura ambiente, et é o erro técnico ea eu é o efeito de retenção e emissão de calor devido ao homem. Claramente

t** - t* = eu​

O problema é que a eu pode facilmente ultrapassar 10 ° C. Se eles tinham fixado alguns décimos de um grau podemos simplesmente ignorá-los e em vez disso, é um parâmetro muito sério e complicado de distorção.

E agora nós temos muitas estações oficial com o rótulo OMM che que estão medindo

t + et + eu​

assim como Roma-Collegio Romano ou Atenas-Nea Filadelfeia, com uma forte e sistemático efeito eu mentre qualquer estação agrometeo com bom equipamento que muitos de nós considerariam não oficial, desinteressante estimaria t muito melhor graças a ausência do parâmetro ue eo fato de que o parâmetro e se a instrumentação é apenas aceitável é bastante pequena em comparação com os fatores eu e posicionamento.
Parâmetro et torna-se muito grandes (Mesmo várias ° C) com cabana Stevenson em clima ensolarados, e eu, pessoalmente, acredito que essa seleção deve ser abandonada.

Lamento a controvérsia sobre Málaga Porto. Nao é a unica estaçao com temperaturas quentes na costa de Malaga.
Olhem as temperaturas mais altas de ontem em Espanha. Málaga Porto está entre elas. Teve uma temperatura maxima de 25,6ºC. Ha outra estação chamada CMT Málaga que teve uma maxima de 25,9ºC.
Outras pequenas cidades ao longo da costa de Málaga foram mais quentes. Velez Málaga 28,9. Fuengirola 26,9ºC.
Velez Málaga e Fuengirola são pequenas cidades com pouca área urbana ou industrial, mas muito quentes.

A lista completa das temperaturas de ontem na Espanha neste link
http://www.aemet.es/es/zona_portada_destacada/politicadatos (ftp://ftpdatos.aemet.es)

Caro Ferreiro

As estações RUEMA de Lisboa também são oficiais e é o Instituto que faz as medições.
Hoje registou-se cerca de 28ºc na zona de Alvalade ( Lisboa).
Mas não é por isso que vou usar estes dados. Acho que temos que ser adultos e ter um sentido crítico. Só assim podemos melhorar e ganhar o respeito dos outros.

Para acabar com esta discussão de uma vez por todas..
1º- A ESTAÇÃO DE LISBOA-ALVALADE ESTÁ COM PROBLEMAS TÉCNICOS.

2º- Uma EMA é uma estação meteorologica instalada segundo TODAS as regras da WMO, situada FORA DA BOLHA DE CALOR URBANO OU LONGE DE QUALQUER EFEITO ANTROPOGENICO.
Uma RUEMA ( como Lisboa-Alvalade, que por acaso tem estado estragada, ou Lisboa-Benfica, essa sim tem debitado dados correctos..), é uma estação meteorologica instalada SEGUNDO TODAS AS REGRAS DA WMO, de modo propositado a medir a REALIDADE CLIMATICA DE UMA REGIÃO INFLUENCIADA PELA BOLHA DE CALOR URBANA, mas AMBOS os tipos de instalações devem respeitar as regras de instalação da WMO de modo a MEDIR COM FIABILIDADE QUER A REGIÃO INFLUENCIADA PELO HOMEM QUER A REGIÃO NATURAL.

3º- Uma RUEMA não tem de significar que a estação esteja enfiada no cimento, pelo contrario, a estação deve estar numa zona ampla ( imaginemos algo tipo a Av. da Liberdade), de modo a recolher dados representativos...UMA ESTAÇÃO ENFIADA NO CIMENTO NÃO É NEM EMA NEM RUEMA NEM NADA, SIMPLESMETE NÃO PASSA DE UMA TRALHA INUTIL POIS NÃO OBTEM DADOS REPRESENTATIVOS DE NENHUMA REALIDADE ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVA.

4º- As regiões mais quentes de Portugal podem ter 15km2 ou 150km2..não interessa, interessa que os dados dessa região sejam obtidos com fiabilidade ( para quem não percebe...e até há alguns...FIABILIDADE==CUMPRIMENTO DE TODAS AS REGRAS DA WMO).

5º- No caso das estações particulares, estas devem seguir as regras da WMO mas no caso de alguma imperfeição é dever do propietario informar acerca dos defeitos/margens de erro de medição e tentar minimizar isso ao maximo de modo a que a estação seja minimamente util!!

6º- Malaga não é assim tão quente como alguns julgam...no Verão é 2-3º mais quente que Lisboa ou Faro ( essecialmente na Tmin) e no Inverno está ao nivel do litoral Algarvio e de certas regiões do litoral SW..

A diferença na Tmed anual é de 1º para faro e pouco mais para Lisboa...algo perfeitamente normal tendo em conta a latitude e exposição a sul:

Uploaded with ImageShack.us

2º- Uma EMA é uma estação meteorologica instalada segundo TODAS as regras da WMO, situada FORA DA BOLHA DE CALOR URBANO OU LONGE DE QUALQUER EFEITO ANTROPOGENICO.
Uma RUEMA ( como Lisboa-Alvalade, que por acaso tem estado estragada, ou Lisboa-Benfica, essa sim tem debitado dados correctos..), é uma estação meteorologica instalada SEGUNDO TODAS AS REGRAS DA WMO, de modo propositado a medir a REALIDADE CLIMATICA DE UMA REGIÃO INFLUENCIADA PELA BOLHA DE CALOR URBANA, mas AMBOS os tipos de instalações devem respeitar as regras de instalação da WMO de modo a MEDIR COM FIABILIDADE QUER A REGIÃO INFLUENCIADA PELO HOMEM QUER A REGIÃO NATURAL.

3º- Uma RUEMA não tem de significar que a estação esteja enfiada no cimento, pelo contrario, a estação deve estar numa zona ampla ( imaginemos algo tipo a Av. da Liberdade), de modo a recolher dados representativos...UMA ESTAÇÃO ENFIADA NO CIMENTO NÃO É NEM EMA NEM RUEMA NEM NADA, SIMPLESMETE NÃO PASSA DE UMA TRALHA INUTIL POIS NÃO OBTEM DADOS REPRESENTATIVOS DE NENHUMA REALIDADE ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVA.

4º- As regiões mais quentes de Portugal podem ter 15km2 ou 150km2..não interessa, interessa que os dados dessa região sejam obtidos com fiabilidade ( para quem não percebe...e até há alguns...FIABILIDADE==CUMPRIMENTO DE TODAS AS REGRAS DA WMO).

5º- No caso das estações particulares, estas devem seguir as regras da WMO mas no caso de alguma imperfeição é dever do propietario informar acerca dos defeitos/margens de erro de medição e tentar minimizar isso ao maximo de modo a que a estação seja minimamente util!!

6º- Malaga não é assim tão quente como alguns julgam...no Verão é 2-3º mais quente que Lisboa ou Faro ( essecialmente na Tmin) e no Inverno está ao nivel do litoral Algarvio e de certas regiões do litoral SW..

A diferença na Tmed anual é de 1º para faro e pouco mais para Lisboa...algo perfeitamente normal tendo em conta a latitude e exposição a sul:

Uploaded with ImageShack.us

Pelos vistos o Belem não é a unico User que lida menos bem com o facto de existirem regiões bem mais amenas que as regiões e cidades portuguesas...isto claro que o Stormy está a considerar a estação de Lisboa da Portela porque se fôr a Gago Coutinho vai ver que a diferença é bem mas bem maior...aliás já foi aqui muitas vezes discutido o caracter excepcional que o clima da cidade de Lisboa oferece tendo um clima extremamente ameno para a sua região queria ver se a temperatura de Lisboa fosse determinada por uma estação metereologica de Loures,Sintra ou Torres Vedras se iriam dizer que as estações não estavam localizadas no interior da cidade....
Temos pena Stormy pode vir com os argumentos que quiser mas não pode desmentir isto....a cidade capital de distrito mais amena no territorio continental português refiro-me á cidade de Faro é mais fresca que as cidades regiões do Sul de Espanha,para não referir outras regiões do Mediterranico como Ilhas Gregas,Sul de Italia,Secilia,Malta,Chipre,etc como é por exemplo a cidade de Malaga mas quem fala em Malaga pode falar de Alicante,Huelva,Sevilha,Almeria,Lorca,Murcia etc etc.... acho que chega...

Sobre este ponto, gostaria de manifestar a minha discordância. Na minha opinião, os padrões da OMM, deve ser encarada como um limite mínimo abaixo do qual absolutamente não deve cair. Mas há um caso conhecido em que correspondem às normas da OMM não faz nenhuma garantia sobre a confiabilidade dos dados medidos: a detecção de temperaturas diurnas em climas ensolarados com a tela Stevenson sem ventilação.
As regras da OMM ainda permitem o uso da cabana Stevenson passiva, que sob condições de alta radiação solar produz uma grande superestimação da temperatura diurna e altera a dinâmica retarda a taxa de resfriamento-no por do sol. Portanto, as regras da OMM permitir a introdução de um viés bem conhecido que torna os dados pouco confiáveis. Não devemos iludir-nos que é suficiente observar as regras da OMM para tem medidas meteo bom.
Uma boa mudança da OMM a propor regras que proíbem as cabanas passiva Stevenson, pelo menos em climas caracterizados por longas horas de sol.
Em países como Portugal, Espanha, Itália (ao sul), na Grécia, as ilhas do Mediterrâneo, a tela Stevenson não-ventilado deve ser proibida.

Pelos vistos o Belem não é a unico User que lida menos bem com o facto de existirem regiões bem mais amenas que as regiões e cidades portuguesas...isto claro que o Stormy está a considerar a estação de Lisboa da Portela porque se fôr a Gago Coutinho vai ver que a diferença é bem mas bem maior...aliás já foi aqui muitas vezes discutido o caracter excepcional que o clima da cidade de Lisboa oferece tendo um clima extremamente ameno para a sua região queria ver se a temperatura de Lisboa fosse determinada por uma estação metereologica de Loures,Sintra ou Torres Vedras se iriam dizer que as estações não estavam localizadas no interior da cidade....
Temos pena Stormy pode vir com os argumentos que quiser mas não pode desmentir isto....a cidade capital de distrito mais amena no territorio continental português refiro-me á cidade de Faro é mais fresca que as cidades regiões do Sul de Espanha,para não referir outras regiões do Mediterranico como Ilhas Gregas,Sul de Italia,Secilia,Malta,Chipre,etc como é por exemplo a cidade de Malaga mas quem fala em Malaga pode falar de Alicante,Huelva,Sevilha,Almeria,Lorca,Murcia etc etc.... acho que chega...

AH..DESCOBRIU A POLVORA!:surprise:

É claro que Faro ou Lisboa são mais frescos...especialmente nas minimas..do que as cidades do sul do Mediterraneo...1º,2º,3º...uma coisa que na pratica não tem grande relevancia...
( Quando falo em 1-3º refiro-me ás medias climatologicas).

Mas como disse o belem nem são essas zonas as mais quentes no verão ( veja o atlas climatico..).
No Verão as zonas mais quentes estão ou no vale do Guadiana ou no do Tejo...e no Inverno na zona do litoral S/SW, sendo que a zona baixa do vale do Guadiana terá medias anuais de 18.5 a 19.5º segundo Rivaz martinez e duas series de mais de 15 anos de medições...( Jan 10-11ºC/ Ago 26-28ºC).

Mas pronto..fora isso...o meu post era mais incidente no tema das estações caso não tenha reparado..:calor:

Sobre este ponto, gostaria de manifestar a minha discordância. Na minha opinião, os padrões da OMM, deve ser encarada como um limite mínimo abaixo do qual absolutamente não deve cair. Mas há um caso conhecido em que correspondem às normas da OMM não faz nenhuma garantia sobre a confiabilidade dos dados medidos: a detecção de temperaturas diurnas em climas ensolarados com a tela Stevenson sem ventilação.
As regras da OMM ainda permitem o uso da cabana Stevenson passiva, que sob condições de alta radiação solar produz uma grande superestimação da temperatura diurna e altera a dinâmica retarda a taxa de resfriamento-no por do sol. Portanto, as regras da OMM permitir a introdução de um viés bem conhecido que torna os dados pouco confiáveis. Não devemos iludir-nos que é suficiente observar as regras da OMM para tem medidas meteo bom.
Uma boa mudança da OMM a propor regras que proíbem as cabanas passiva Stevenson, pelo menos em climas caracterizados por longas horas de sol.
Em países como Portugal, Espanha, Itália (ao sul), na Grécia, as ilhas do Mediterrâneo, a tela Stevenson não-ventilado deve ser proibida.

Peço desculpa...mas isso nada tem que ver com o que eu disse:confused::unsure:

Peguei os dados diários dos últimos sete dias das estações meteorologicas oficiais de AEMET na provincia de Malaga:

ftp://ftpdatos.aemet.es/datos_observacion/resumenes_diarios/

A estação mais quente é Malaga Porto. Mas Velez Málaga e Rincón de la Victoria, dois pequenos locais costeiros muito perto de Málaga, tem quase a mesma temperatura média. O qual demostra que o tramo de costa que vai desde Fuengirola até Velez Malaga é o mais quente da provincia.

Peço desculpa...mas isso nada tem que ver com o que eu disse:confused::unsure:

A equação FIABILIDADE==CUMPRIMENTO DE TODAS AS REGRAS DA WMO está errada e eu comentei sobre isso.

Argumento implícito em favor da utilização de estações de 'não-oficial ", quando sabemos que, eventualmente, adotar padrões mais elevados de medição ou não-inferior (mas muitas vezes superiores) para o previsto pelas normas da OMM.
Por exemplo, a rede agrometeorológica italiana (Rete Agrometeorologica Nazionale) adota cabana multiplate com ventilação forçada, e as estações oficial da OMM italiano adota cabana passiva Stevenson. É evidente que os dados Agrometeo ceteribus paribus são mais confiáveis ​​do lo que a partir de estações WMO gerida pela Força Aérea italiano.

Pelos vistos o Belem não é a unico User...

Sou eu e mais uma carrada de pessoas, como se pode ver pelo histórico.

que lida menos bem com o facto de existirem regiões bem mais amenas que as regiões e cidades portuguesas...isto claro que o Stormy está a considerar a estação de Lisboa da Portela porque se fôr a Gago Coutinho vai ver que a diferença é bem mas bem maior...aliás já foi aqui muitas vezes discutido o caracter excepcional que o clima da cidade de Lisboa oferece tendo um clima extremamente ameno para a sua região queria ver se a temperatura de Lisboa fosse determinada por uma estação metereologica de Loures,Sintra ou Torres Vedras se iriam dizer que as estações não estavam localizadas no interior da cidade....

Os seus argumentos estão completamente ultrapassados ou melhor falidos.
Você sabia que essas estações desses países tão especiais que fala, ocupam uma área ínfima dos seus territórios? Em Portugal então a área ainda menor é.
Agora pegue num Atlas climático científico e actualizado ( aliás faça como eu e outros membros fizeram, pegue em 2 ou 3) e veja o quanto esses países têm de área mediterrânica de clima tão ameno e quente de que tanto apregoa aqui no forum. Vai ver que a Grécia, por exemplo, tem vastas áreas montanhosas, com uma proporção relativa a Portugal, por exemplo, muito maior. Logo um clima mais frio predomina.
A Ibéria tem áreas muito mais vastas de clima mediterrâneo, seja relativamente, seja de forma absoluta.
Quanto a Málaga ser mais quente que Lisboa, olhe grande coisa.
Como eu já disse, mal seria se não fosse. Mas também estamos à espera que comente os valores obtidos pela AEMET junto à fronteira portuguesa ( perto do Vale do Tejo, mas já a alguma altitude). :)
Para as zonas baixas e mais quentes, nem lhe vou dizer nada, porque a lógica chega.

Como eu já tinha dito, era o mais provável.
Mas episódios de calor já aconteceram antes este ano e em mais do que uma estação.

Uma RUEMA ( como Lisboa-Alvalade, que por acaso tem estado estragada, ou Lisboa-Benfica, essa sim tem debitado dados correctos..), é uma estação meteorologica instalada SEGUNDO TODAS AS REGRAS DA WMO, de modo propositado a medir a REALIDADE CLIMATICA DE UMA REGIÃO INFLUENCIADA PELA BOLHA DE CALOR URBANA, mas AMBOS os tipos de instalações devem respeitar as regras de instalação da WMO de modo a MEDIR COM FIABILIDADE QUER A REGIÃO INFLUENCIADA PELO HOMEM QUER A REGIÃO NATURAL..

Naturalmente, agora a estação de Malaga Puerto, que é o assunto ( ou era...) de conversa, não respeita as regras.

3º- Uma RUEMA não tem de significar que a estação esteja enfiada no cimento, pelo contrario, a estação deve estar numa zona ampla ( imaginemos algo tipo a Av. da Liberdade), de modo a recolher dados representativos...UMA ESTAÇÃO ENFIADA NO CIMENTO NÃO É NEM EMA NEM RUEMA NEM NADA, SIMPLESMETE NÃO PASSA DE UMA TRALHA INUTIL POIS NÃO OBTEM DADOS REPRESENTATIVOS DE NENHUMA REALIDADE ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVA...

Ora bem.

Nem é preciso teorizar muito, no vale do Guadiana, numa série de 25 anos, num ponto ao calhas, a média foi de 18,8ºc, logo foi superior aos 18,5ºc.
Claro que o ideal será obter mais informações, em mais locais, pois assim ainda se chegaria mais perto da realidade.

Temperaturas muito mais quentes hoje em o vale do Gualquivir que na costa de Malaga.
Malaga Puerto 20,9ºC versus Sevilla Aeroporto 28,4ºC as 16h.

O vento do sureste entra desde o mar a Malaga Puerto, pelo que a temperatura hoje é muito mais suave que ontem, con vento noroeste. O qual demostra que ter o mar ao lado significa ter menor influencia urbana que estar em un jardin no medio da cidade.

Terminado em março, estas são as temperaturas médias alcançadas em Fuengirola (com dados de todos os dias) e Málaga Porto (faltando dois dias, que foram frios, assim que a temperatura verdadeira será um pouco menor).
No caso de alguém estiver interessado, eu coloquei os dados de Palaiohora (Creta) e Rodes.