SocioMeteo
Nimbostratus
lol
A minha opinião é esta: vamos supôr que a separação de clima atlântico e mediterrânico é esta linha ___.
Acima desta linha está o Atlântico e abaixo está o Mediterrâneo.
Quando vamos de baixo para cima, ao aproximar-nos da linha, o clima vai-se tornando mais fresco e húmido, mas não deixa de ser Mediterrâneo ( Norte Litoral, tirando zonas montanhosas).
Quando vamos de cima para baixo, o clima vai-se tornando mais quente e seco, mas ainda não deixa de ser Atlântico ( Bordéus). Claro que perante isto, terá que haver alguma semelhança entre estas regiões, porque estão em zona de TRANSIÇÃO CLIMÁTICA. Eu já referi isto antes, mas espero que não tenha que repetir mais, o porquê.
alguma??? onde estão as duvidas que o clima de Bordeus é muito mais identico ao clima sentido por exemplo em Braga.... que por exemplo com Copenhaga?? não ha duvidas belem os factos falam por si....
a minha opinião é uma questão de perspectiva deu-se muita importancia aos tais 1,2,3 meses secos sentidos no Minho,Douro Litoral Beira Litoral para o aproximar de um tal tipo clima mediterranico e esqueceu-se tudo o resto..... é o que eu acho que o clima a Norte do sistema Montanhoso Montejunto estrela até a regiãqo de Bordeus tem muito mais aspectos que os aproximam que aqueles que os separam.
se falou-se a determinda altura no termo clima mediterranico porque não falar num clima Cantabrico/Galego altantico por exemplo que abrange-se estas regiões??? sabe porquê? porque ninguem se lembrou....não foram por ai...porque na minha opinião faria muito mas muito mais sentido... pelas razões que eu ja aqui mencionei....ao menos o Belem ja assumiu mesmo timidamente que existem aspectos identicos a nivel climatico nestas regiões....