Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Conclusão vai existir uma depressão situada a sul do nosso país :lmao:

Na run das 12 só metiam precipitação no dia de Natal, agora das 18 metem 113mm é o que falta chover em Novembro e Dezembro pronto chove logo tudo de uma vez e ficamos descansados nesse dia o pluviometro fica marado :lmao::lmao::lmao::lmao:

Olá amigo! Eu nunca tinha estado na Serra da Estrela, pois felizmente lá em Chaves costumava nevar, estive na serra no dia 2 de Janeiro de 2007! E não havia neve! Apenas uns restos irrelevantes la bem em cima na Torre!
Ah! Eu acredito no Aquecimento Global!

Temp: 7.2ºC

A Neve começou a derreter no dia de ano novo, isto porque chuviscou o dia todo com temperaturas positivas, o que percipitou o fim da neve mais rapidamente. Mas se quizeres eu posso meter aqui algumas fotos de dia 30, para veres como são bem diferentes ;)

BEm pessoal eu tou a ver é que não há modelo que nos salve!
:D Está tudo doido...

A única certeza que parece haver é que o frio se vai instalar nos próximos dias... O IM já lançou o alerta amarelo para Braga e Bragança e obviamente que ele se irá estender a outros distritos

Cumps!

BEm pessoal eu tou a ver é que não há modelo que nos salve!
:D Está tudo doido...

A única certeza que parece haver é que o frio se vai instalar nos próximos dias... O IM já lançou o alerta amarelo para Braga e Bragança e obviamente que ele se irá estender a outros distritos

Cumps!

É provável que sim. No site espanhol, para o dia de amanhã, mais de metade de Espanha está “pintada” de amarelo por causa dos baixos valores de temperatura.

Eu quer-me parecer que a avaliar pelo ensemble das 6Z a depressão continua lá e continua a mergular em Portugal. Penso que na run das 12Z e das 0Z se voltará a ver a mesma situação, se bem que a existência desta depressão gerará um gradiente de temperatura que dificultará a festa a cotas mais baixas, principalmente no litoral. Estou, no entanto, em crer que no interior e pontos altos NE de Portugal, se verá a primeira neve digna desse nome. Por cá poderá haver alguma coisa no momento de entrada da precipitação, na chamada transição frio-menos frio que se dará algures na 2ª feira!

O que dizer da saída das 12Z? Bem, o momento chave a meu ver será 114h!

http://91.121.94.83/modeles/gfs/run/gfs-0-114.png?12

O choque entre a depressão e a massa de ar frio será mais ou menos neste momento. Mais umas milhas a oeste e o frio ganhará à chuva, sendo que aí apenas nos restarão alguns aguaceiros fracos e dispersos que poderão ser de neve em muitos pontos de Portugal.

Um choque mais a leste retira maior parte do frio e dá-nos mais chuva. Agora é o jogo do empurra-empurra :lol:

No entanto acho que a 850 estará mais frio que aquele que vemos no mapa:

http://91.121.94.83/modeles/gfs/run/gfs-1-114.png?12

Tudo ainda por decidir. Espero anseosamente pelos ensembles (run de controle) que têm de facto estado bastante coerentes.

A neve não faltará mesmo que seja apenas no extremo NE de Portugal e interior.

Ao menos que dê para os brigantinos tirarem umas fotos para o forum:)

Animação, já baseada no run GFS das 12z

animti5.gif

Amigo Vince podes me dar o link desse site que tiraste esse gráfico, eu tinha esse site mas o meu pc foi.se á uns dias e perdi esse site tou farto de procurar e não encontro.:thumbsup:

Amigo Vince podes me dar o link desse site que tiraste esse gráfico, eu tinha esse site mas o meu pc foi.se á uns dias e perdi esse site tou farto de procurar e não encontro.:thumbsup:

Aqui:
http://www2.wetter3.de/animation.html

Depois tens que escolher na combo a opção "Schneefallgrenze, Schneedecke", uma das últimas.
Do lado direito tens botões do dia da semana (só vai até às 180h, e como é acumulado, o 1º dia neste gráfico não tem nada) mas podes navegar também com os controles de navegação logo por baixo da carta.