Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2010)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Olá. Gostava de fazer uma pergunta.
Tenho evitado fazer férias nas Caraíbas no Verão sempre com receio de passar uma tempestade tropical ou um furacão, no entanto, este ano vou abrir uma excepção e vou no final de Julho para a República Dominicana. É certo que é uma lotaria a previsão destas coisas, mas o que gostava de saber era uma coisa muito simples.
Um evento desta grandeza é "coisa" em média para durar muitos dias? ou apenas alguns dias, ou até mesmo horas?
Muito obrigado desde já.
 
boas, QNH:)
Primeiro, o ano em que escolheste finalmente arriscar é aquele em que talvez venham a ocorrer bastantes tempestades tropicais ( tudo aponta para uma epoca activa)....basicamente não vale a pena ter medo e evitar ir lá aos locais dentro das areas paciveis de serem afectadas por estes sistemas, pelo facto de ser impossivel adivinhar ao certo se essa zona vai ser afectada ou não..como deves saber mesmo a 4 dias é dificil prever o tracking quanto mais a varios meses e apenas com a indicação de que a epoca tende a ser activa.;)
No que toca aos fenomenos em si...cada um é um misterio em si proprio, há sistemas enormes e poderosos, há os que são pequenos e fracos, há os de rapido movimento, os de lento movimento, etc..
O que mais importa nisto tudo é a intensidade, sistemas poderosos são sempre perigosos quer demorem 5h ou 24h a passar, enquanto os fracos podem dar em umas horas de chuva e ventos mas nada de grave.
Quando fores lá de viagem pasa por cá e concerteza que estaremos todos a acompanhar o evoluir da coisa:p:thumbsup:
 
Sem o El Nino teremos menos shear e mais sistemas a formarem-se na zona de Cabo Verde e previsões de longo prazo do ECMWF apontam para a continuação de um padrão de anticiclone enfraquecido, o que poderia significar ciclones a formarem-se e a curvarem mais cedo para norte, podendo afectar por exemplo os Açores.


Se as previsões dos modelos se confirmarem com a suposta fragilidade do El Niño, teremos de enfrentar um Verão bastante activo e com maiores chances de se formarem verdadeiras tempestades atlânticas em rumo a Nordeste e mesmo a Norte do Atlântico sem o devido bloqueio anticiclónico estando os Açores uma vez mais no seu caminho.

Mas por experiência posso dizer que as pessoas já nem irão fazer muito caso dos alertas. Até porque em dias de ciclones ou furacões as pessoas continuam a sair à rua como sempre fizeram.

Prova disso foi o alerta dado ao Gordon que tudo levava a crer que ia passar pelas ilhas, quando de facto a unica ilha que foi mais fustigada foi Santa Maria. O Governo dos Açores tinha tomado todas as providências necessárias com portos fechados, escolas , ligações marítimas, e outras instituições públicas fechadas, bem como os aeroportos. Isso tudo implicou um enorme gasto financeiro em mantimentos vários que acabaram por se deteriorar nos portos, em pessoas que não tiveram meio nenhum de ir aos hospitais de ilhas mais próximas por motivos vários de saúde e até para irem dar à luz, por terem estado fechados todas as ligações que seriam destinadas das ilhas mais pequenas como Flores, Graciosa, Corvo São Jorge e Santa Maria para as ilhas maiores, daí que se tal acontecer novamente, as pessoas já nem vão fazer caso porque houve muita gente nos Açores que perdeu muito dinheiro à custa desse furacão que de furacão só teve o seu nome.

Mas pronto! O que é certo é que ainda estamos um pouco longe longe do Verão e os modelos certamente irão sendo mais actualizados ao pormenor, mas é uma situação a acompanhar.
 
Boas a todos.
Eu, tal como alguem que postou atrás, estou a pensar arriscar este ano e passar uma semana nas caraíbas no Verão, em finais de Julho ou início de Agosto. Sabem-me dizer de entre os locais habituais de veraneio (Cuba, Rep. Dominicana, Jamaica, Riviera Maya) quais são os que têm maior ou menor probabilidade de ser fustigados por um furacão nessa época? Obrigado
 
furacoes atlantico 2010

bom dia,

sou leiga nestas questões metereologicas, mas gostava de colocar a seguinte questão?

este ano o AA continuará mais deslocada do que a sua posicção normal, surgindo assim um Outuno e consequentemente um inverno semelhante ao deste ano ( muito chuvoso , tempo de sudoeste...)?

existe mais possibilidades de surgirem fenomenos ( furacões) na ilha da Madeira?

obrigada.
 
Re: furacoes atlantico 2010

bom dia,

sou leiga nestas questões metereologicas, mas gostava de colocar a seguinte questão?

este ano o AA continuará mais deslocada do que a sua posicção normal, surgindo assim um Outuno e consequentemente um inverno semelhante ao deste ano ( muito chuvoso , tempo de sudoeste...)?

existe mais possibilidades de surgirem fenomenos ( furacões) na ilha da Madeira?

obrigada.

Sim é possível. Tudo é possível. Porque não seria possível? Basta para isso existirem os ingredientes necessários, embora contudo os Açores sejam de longe mais vulneráveis e propícios à passagem dessas tempestades tropicais do que a Madeira, uma vez que se localizam na rota exacta dessas mesmas tempestades que vagueiam pelo Atlântico Norte.

Curiosamente para quem defendia a pés juntos que esse ano o AA dos Açores estaria enfraquecido, enganou-se então profundamente porque o que as previsões mais apontam é que ele não saia daqui do Atlântico nem tão cedo, sendo (pelo menos isso) os Açores ou eventualmente a Madeira abraçados por uma frente perdida que a todo o esforço ainda chega até nós.
A meteorologia por vezes tem dessas coisas. Prega-nos por vezes umas boas partidas sem esperarmos por elas.

Vamos aguardar mais para o Verão e esperar que as águas oceânicas subam mais um pouco para vermos com maior pormenor o seguimento disso.
 
Boas para todos,

Vou para a R.Dominicana no dia 30 de Maio.

Como esta actividade por aqueles lados, prevesse alguma coisa nos proximos dias?

Com os dias que começam a ficar aqui por Portugal espero bem não ter azar por aquelas bandas...

O meu obrigado a quem me responder!

:rain:
 
Boas para todos,

Vou para a R.Dominicana no dia 30 de Maio.

Como esta actividade por aqueles lados, prevesse alguma coisa nos proximos dias?

Com os dias que começam a ficar aqui por Portugal espero bem não ter azar por aquelas bandas...

O meu obrigado a quem me responder!

:rain:

Ola;)

Nesta altura do ano normalmente não há tempestades perigosas;), mas pelo sim pelo não vá acompanhando o nosso forum, se surgir alguma ameaça irá saber neste tópico;)

Neste momento não há nenhuma tempestade ou furacão activo no Atlântico:D
 
Ola;)

Nesta altura do ano normalmente não há tempestades perigosas;), mas pelo sim pelo não vá acompanhando o nosso forum, se surgir alguma ameaça irá saber neste tópico;)

Neste momento não há nenhuma tempestade ou furacão activo no Atlântico:D

Obrigado pela resposta e esclarecimento!

Certamente irei acompanhando o Forum, até porque voces aqui sao incansaveis na ajuda/informação ao pessoal!

Bem haja!
 
A época começa normalmente em Junho, e costuma ainda ser uma altura tranquila. Mas este ano dadas as temperaturas elevadas da água as coisas são capazes de começar a aquecer mais cedo. O Windshear também não é forte.

Por acaso nos últimos dias os modelos tem estado a mostrar uma perturbação no sul do mar das Caraíbas e outra a norte das Caraíbas ao largo da costa leste americana. A primeira seria puramente tropical mas para já modelada de forma fraca e meio errática, a outra parece ser um sistema com potencialidade de ser tornar híbrido.
Nos modelos ontem era possível seguir melhor esta perturbação, a tendência era de passar num trajecto NNE algures entre Cuba e Haiti lá para 6ªfeira da próxima semana dissipando-se posteriormente, mas nas saídas de hoje o sistema perdeu personalidade e já não é assim tão perceptível.

Vários modelos - Ontem 12z

81181558.gif


Vários modelos - Hoje 00z

53191015.gif



O ECMWF na saída de hoje também mostra ambas as perturbações tendo também a das Caraíbas como sistema pouco organizado.


ECMWF a 168 horas

ecm.gif



Mas falamos de modelos e sistemas que ainda não se formaram e faltando muitas horas não são de grande confiança, mas são pelo menos os primeiros sinais desta nova temporada.
 
No Atlântico uma das áreas referidas há 2 dias foi decretada como Invest 90L
Trata-se da área a norte das Caraíbas onde os modelos prevêem a formação de uma depressão não tropical que posteriormente poderá evoluir para depressão híbrida subtropical ao deslocar-se sobre ou nas proximidades da corrente do Golfo. Esta depressão deverá aproximar-se da costa leste americana sendo posteriormente no GFS absorvida por uma depressão do Atlântico que passará a norte dos Açores daqui a uma semana, no ECMWF ficaria estacionária junto à costa dos EUA.
A evolução desta perturbação ainda vai levar 2 ou 3 dias, parece um pouco prematuro para já o Invest , mas suponho que os meteorologistas também estejam impacientes para começar a seguir alguma coisa, ou mais provavelmente, para testar rotinas.

90l.jpg



GFS a 108 horas

gfsb.gif



ECMWF a 96 horas

ecm.gif





A outra perturbação do sul do mar das Caraíbas para meados da próxima parece ter vindo a perder suporte nos modelos de referência GFS e ECM, que mantem apenas uma perturbação numa zona alargada e desorganizada de baixas pressões, contudo alguns modelos como o CMC e NGP ainda insistem num sistema melhor organizado. Situação a seguir, dado o trajecto NE desta perturbação.
 
O Invest 90L está a merecer mais atenção e acompanhamento pelo centro de furacões. Esta perturbação poderá se tornar num sistema subtropical nas próximas 48h:

semtetulo1.gif


1. SATELLITE IMAGES AND SURFACE OBSERVATIONS INDICATE THAT THE
NON-TROPICAL LOW PRESSURE SYSTEM CENTERED ABOUT 475 MILES SOUTHWEST
OF BERMUDA HAS NOT BECOME BETTER ORGANIZED SINCE YESTERDAY. THIS
SYSTEM IS PRODUCING A LARGE AREA OF DISORGANIZED SHOWERS AND
THUNDERSTORMS OVER THE SOUTHWESTERN ATLANTIC OCEAN ALONG WITH WINDS
TO GALE FORCE. THE LOW IS EXPECTED TO MOVE SLOWLY TOWARD THE
NORTH-NORTHWEST AND IT STILL HAS THE POTENTIAL TO ACQUIRE
SUBTROPICAL CHARACTERISTICS DURING THE NEXT DAY OR SO. THERE IS A
MEDIUM CHANCE...30 PERCENT... OF THIS SYSTEM BECOMING A SUBTROPICAL
CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS. FOR ADDITIONAL INFORMATION...
PLEASE SEE HIGH SEAS FORECASTS ISSUED BY THE NATIONAL WEATHER
SERVICE...UNDER AWIPS HEADER NFDHSFAT1 AND WMO HEADER FZNT01 KWBC.
ANOTHER STATEMENT WILL BE ISSUED BY THE NATIONAL HURRICANE CENTER
THIS EVENING.

at201090model1f1d0cb.png


rb1f347bc.jpg
 
Domingo la vou até a R.Dominicana, espero que esse 90L não me venha a estragar as férias :surprise:

O Invest 90L não apresentou grande evolução nas últimas horas, e o NHC diminuiu a possbilidade de se tornar um sistema tropical ou subtropical.

ffffue.gif


Quanto ao trajecto previsto, será para o Atlântico, não representando risco caso possa evoluir nos próximos dias.

at201090model14b84e5.png


Imagem de satélite:
rgb1515a4e.jpg
 
Domingo la vou até a R.Dominicana, espero que esse 90L não me venha a estragar as férias :surprise:

O 90L não implica com essa zona, está ao largo da costa leste americana, e de qualquer forma não conseguiu evoluir nestes dias, e a janela de oportunidade está a fechar-se pois o windshear tende a aumentar.

Tinha referido há dias outra área, do sul do Mar das Caraíbas dado que os modelos viam lá qualquer coisa nos próximos dias. Para já não há nada mas do lado do Pacífico há uma perturbação, e pelo menos parte da energia poderia atravessar a América Central para as Caraíbas.

90l.jpg


Dos modelos de referência, o ECMWF não desenvolve nada, o GFS tem uma perturbação fraca, talvez uma depressão tropical, que passaria entre o leste de Cuba e a Hispaniola a 108/120 horas (próximo Domingo). Para já nada de muito preocupante preocupante.


ECMWF 120h
ecmw.jpg



GFS 114h
114vdj.jpg