Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2010)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
As temperaturas oceânicas neste momento no Atlântico Norte estão ainda um pouco frias para época do ano. 18 ºC de máxima, o que se formos a comparar com anos anteriores está ainda um pouco fria.

Mas calma, até porque ainda nem entrámos no Verão.
Com o Anticiclone a fortalecer-se cada vez mais no Atlântico, seguramente que as temperaturas irão subir mais depressa.
O que é certo é que se a presença anticilónica se intensificar cada vez mais, este será mais um ano de alguma preocupação em termos de precipitação como foi o ano passado. Esperemos que não.

Vamos lá ver que surpresas nos aguardam para este verão. :cool:
 
As temperaturas oceânicas neste momento no Atlântico Norte estão ainda um pouco frias para época do ano. 18 ºC de máxima, o que se formos a comparar com anos anteriores está ainda um pouco fria.

O Atlântico tem estado bastante quente, na MDR esteve ao nível de registos históricos, mas há uma região com anomalia negativa que chega aos Açores.

sst.png


Penso que os Açores deverão manter-se com temperatura da água abaixo da média nos próximos meses pois parece estar em curso o padrão "trípolo" (Atlantic Ocean tripole) no Atlântico norte, quente-frio-quente. Uma das razões apontadas nalgumas das previsões da época activa é este padrão, que ocorreu por exemplo na temporada "louca" de 2005. Noutras referem o padrão ferradura (Atlantic horse-shoe pattern) que levará a maiores bloqueios no Atlântico norte, um dos factores que deve estar por detrás dalgumas previsões de Verão quente na Europa (mas a que escapariam os Açores).
 
A NOAA divulgou hoje o seu outlook para a temporada. Prognóstico de temporada activa como os restantes outlooks já aqui divulgados.
Pode se consultado aqui:
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/outlooks/hurricane.shtml


Esperam com uma probabilidade de 70% que ocorram:

* 14 a 23 Tempestades nomeadas
sendo:
* 8 a 14 Furacões
sendo:
* 3 a 7 Furacões categoria >=3 (Major)

* ACE entre 155% a 270% da média


figure6.gif


figure2.gif
 
Boas a todos e parabéns pelo espectacular forum! Muito informátivo!

Bom esse outlook parece prever bastante actividade furaconica :D ...

Estou de partida para a Riviera Maya no proximo domingo, e conto ficar a semana (volto no dia 6). Acham que haverá grande probabilidade de problemas?
 
Estou de partida para a Riviera Maya no proximo domingo, e conto ficar a semana (volto no dia 6). Acham que haverá grande probabilidade de problemas?

Penso que não haverá problemas. Há a hipótese (pouco provável) de se formar eventualmente uma depressão tropical nas Caraíbas que já teria passado no início das vossas viagens, mas hoje o modelo GFS que tinha qualquer coisa também recuou. É provável que em Cuba e Republica Dominicana apanhem alguma chuva devido a alguma instabilidade na zona, que de qualquer forma não seria nada de relevante para a região nem estragaria férias, chuva tipicamente tropical que dura pouco tempo para logo a seguir ficar sol, e parece ser mais forte a instabilidade esta semana que na seguinte.
Essa instabilidade é para já muito menos provável na Rivieira que em Cuba e Republica Dominicana.

De qualquer forma, os trópicos às vezes são uma caixa de surpresas, mantenham-se informados por aqui. A temperatura da água ronda os 29/30ºC, bela sopa para nadar, mas os ciclones também gostam de nadar nela. A temporada promete ser agitada, fazem bem em ir nesta altura, as últimas semanas ainda "seguras".
 
Muito, muito obrigado!

De facto este forum é muito interessante, mesmo para acompanha-lo após férias. :)

Vou grava-lo nos meus preferidos.

Cumprimentos,

JP
 
Época de furacões do Atlântico Norte 2010

Durante a época de furacões de 2009 foram registados 9 furacões no Atlântico Norte, o que a caracterizou com uma das mais calmas da última década.

O Metoffice prevê, com base nos últimos dados de que dispõe, que a época de furacões de 2010 no Atlântico Norte poderá ser caracterizada por forte actividade.

De acordo com o Metoffice um dos indicadores chave para caracterizar a época de furacões é o El Niño, que afecta a temperatura da superfície do mar no Pacífico, com influência nas condições do Atlântico Norte. Neste momento as observações do El Niño indicam um declínio deste fenómeno e uma diminuição da temperatura da superficie do mar no Pacífico. Paralelamente, esta situação traduz-se numa tendência de subida da temperatura da superfície do mar no Atlântico Norte e numa tendência de aumento de tempestades tropicais, na medida em que estas condições propiciam a sua formação, deixando antever uma época com actividade acima do normal, no que se refere a estes fenómenos.

A época de furacões no Atlântico Norte inicia-se a 1 de Junho e termina a 30 de Novembro.

IM
 
Ainda ontem na Sic Notícias vi uma reportagem que a NOAA dizia que a época de tempestades no Atlantico de 2010 será a mais activa jamais registada.

Mas já todos nós sabemos como é a Comunicação Social. Sempre com uma forte tendência em exagerar as notícias. Jamais acho que não é a palavra correcta mas pronto.

O que é certo é que espero ansioso por essa época... Vamos lá ver que surpresas é que estarão reservadas para os Açores este ano :D
 
Estou de partida para a Riviera Maya no proximo domingo, e conto ficar a semana (volto no dia 6). Acham que haverá grande probabilidade de problemas?

atl.gif


Houve algumas mudanças desde ontem no seu caso.
A perturbação 90E no Pacífico tem-se mantido muito estacionária o que traz sempre muita incerteza sobre o seu movimento. A mesma é praticamente uma depressão tropical, só ainda não foi classificada porque deve estar a ser difícil identificar uma circulação em superfície bem definida.

Há a possibilidade dela seguir para NE pelo que passaria na sua zona, mas é apenas uma possibilidade ainda incerta. Mas de referir que um trajecto sobre Terra normalmente destrói o sistema, ainda para mais por atravessar uma zona bastante montanhosa. Mas o que sobrar eventualmente poderia trazer alguma chuva intensa pelo menos durante um dia, de segunda para terça-feira à zona da Riviera. Mas como referi, é bastante incerto, o mais provável é que o sistema se desorganize completamente sobre a Guatemala e sul do México, deixando a maior parte da água nessa zona trazendo problemas a essas regiões devido às montanhas.

Na imagem está assinalada outra área, em que nos últimos dias se falou da possibilidade de alguma da instabilidade do Pacífico passar para as Caraíbas e eventualmente se formar alguma coisa. Essa energia de facto está a passar, mas não está previsto por qualquer modelo que se forme algo.
 
Boas.

Isso tem a ver com o ciclone tropical Agatha?!

Sim, acabou por ser classificado como Tempestade Tropical ao final desta manhã, que era o distúrbio antes chamado 90E.
O Agatha vai previsivelmente desfazer-se nas serras da Guatemala e sul do México, mas alguns modelos prevêem que os restos evoluam rumo ao Yucatan, daí ter dito que por um lado não sobreviveria como ciclone (e o NHC assim prevê agora) por outro é possível que apanhe com alguma chuva mais forte de 2ª ou 3ªfeira dos restos do sistema, embora isso possa não ser necessariamente assim.

Para exemplificar, dois mapas de 2 diferentes modelos, com a precipitação acumulada, onde pode percepcionar o "rasto" da precipitação. Noto que é precipitação acumulada, não está sempre a chover, na carta é que vai aparecendo a chuva nova em cima da anterior. Ou seja, quando os restos passarem na zona da Riviera seguem rumo ao golfo e pára de chover na Riviera.

hwrf (até 72 horas)
41353519.gif


gfdl (até 72 horas)
28251589.gif


Mas como referi, pode até nem ser assim, são coisas que mudam a cada saída, antes tinha um trajecto mais rumo a Cuba. E nessa zona não parece nada de especial, há até quem aprecie ver uma boa chuva tropical, e com um bocado de sorte boa parte dela será na noite de 2ª para 3ªf.
 
A perturbação remanescente da Agatha sempre ocorreu como previsto por alguns modelos há dias atrás. Chegou a apresentar alguma circulação nos níveis médios mas não nos baixos. Não chegou a afectar a Riviera, passou próximo e entretanto parece estar a dissipar-se. Prossegue mais para norte onde o windshear é mais intenso pelo que é quase nula a possibilidade de algo se formar a partir daqui.


Uploaded with ImageShack.us
 
É verdade, o tempo esteve espectacular e sem problemas.

Mas penso que a partir de agora é preciso ter redobrado cuidado com as caraibas e golfo do méxico.
 
Invest 92L, com probabilidade de 50% de evoluir para tropical nas próximas 48h:

rgb2b7ee72.jpg


18270471.jpg


200 PM EDT SUN JUN 13 2010

FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...

1. CLOUDINESS...SHOWERS...AND THUNDERSTORMS ASSOCIATED WITH A BROAD
AREA OF LOW PRESSURE LOCATED ABOUT 975 MILES SOUTHWEST OF THE
SOUTHERNMOST CAPE VERDE ISLANDS HAVE BECOME BETTER ORGANIZED TODAY.
ENVIRONMENTAL CONDITIONS APPEAR CONDUCIVE FOR ADDITIONAL SLOW
DEVELOPMENT OF THIS SYSTEM OVER THE NEXT COUPLE OF DAYS AS IT MOVES
WEST-NORTHWESTWARD OR NORTHWESTWARD AT 10 TO 15 MPH. THERE IS A
MEDIUM CHANCE...50 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A TROPICAL
CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS.

at201092model2b74169.png