Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2010)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Invest 92L, com probabilidade de 50% de evoluir para tropical nas próximas 48h:

WOW, algo muito raro de se ver numa latitude tão baixa e nesta altura !! Muito difícil ter alguma circulação tão próximo do equador.

Estive a pesquisar bases de dados e nunca se formou um ciclone tropical tão cedo nesta zona na era moderna. O mais próximo que houve foi a Ana a 19 de Junho 1979, um pouco documentado de 1993, e depois a Bertha mas já a 1 de Julho de 2008, e a Bertha de 1996 a 6 de Julho.
A Bertha de 2008 na altura bateu o recorde de ciclone tropical mais cedo tão a leste.


Em Junho:

19556082.gif


Em Julho temos estes, em que os primeiros foram os acima referidos:

62490155.gif
 
Depressão tropical penso que já é...agora o cavamento e evolução para Tempestade tropical e eventualmente Furacão, só em latitude superior a 10 N.

Ainda não é depressão tropical oficialmente,o NHC ainda não considerou o sistema com organização e força suficiente para merecer essa classificação;)

É normal formarem-se tempestades trópicais que evoluem apartir de ondas tropicais que saiem do continente africano, mas normalmente só ocorrem numa fase mais avançada da época.
 
Ainda não é depressão tropical oficialmente,o NHC ainda não considerou o sistema com organização e força suficiente para merecer essa classificação;)

É normal formarem-se tempestades trópicais que evoluem apartir de ondas tropicais que saiem do continente africano, mas normalmente só ocorrem numa fase mais avançada da época.

Comunicado das 1845 do dia 13 de Junho...disponível na página da NOAA:

"A BROAD AREA OF CYCLONIC CIRCULATION IS IN THE CENTRAL TROPICAL
ATLANTIC EMBEDDED WITHIN THE ITCZ...FOCUSED ON A 1012 MB SURFACE
LOW CENTERED NEAR 7N35W IN. THE MOISTURE AND INSTABILITY
SURROUNDING THE LOW IS GENERATING SCATTERED MODERATE TO STRONG
CONVECTION FROM THE EQUATOR TO 13N BETWEEN 30W AND 44W. THIS
SYSTEM IS EMBEDDED IN A LARGE AREA OF DEEP LAYER MOISTURE NOTED
IN THE TOTAL PRECIPITABLE WATER IMAGERY. UPPER LEVEL DIFFLUENCE
ASSOCIATED WITH AN UPPER LEVEL RIDGE OVER NORTHEASTERN SOUTH
AMERICA IS HELPING TO VENTILATE CONVECTION AND SUSTAIN LIFT IN
THE SURFACE TO MID-LEVEL CYCLONIC CIRCULATION. THE UPPER AND
LOWER LEVEL ATMOSPHERIC CONDITIONS IN THE VICINITY OF THE LOW
INDICATE A MEDIUM CHANCE...50 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING
A TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS."

Pode haver conceitos diferentes...mas penso tratar-se de uma depressão de 1012 hPa...e tropical porque obviamente está associada à Zona Intertropical de Convergência...
 
Pode haver conceitos diferentes...mas penso tratar-se de uma depressão de 1012 hPa...e tropical porque obviamente está associada à Zona Intertropical de Convergência...

É de facto uma questão de conceitos e nomenclatura tropical específica do Atlântico e do NHC. Oficialmente ainda não é considerada uma depressão tropical, é considerada para já apenas uma área de baixas pressões (tropical low) ou distúrbio/perturbação tropical desorganizado (tropical disturbance), neste caso uma onda aberta (open wave). Apenas quando se comprovar a existência de uma baixa fechada com circulação nos níveis baixos, o chamado LLC (Low level circulation) com convecção persistente durante um razoável tempo sobre o centro dessa circulação é que se considera que nasceu um ciclone tropical (deu-se efectivamente a ciclogenese tropical) e apenas aí é que o NHC lhe chamará oficialmente Depressão Tropical, que no Atlântico corresponde a um ciclone tropical efectivo. Este ano já não temos as imagens do Quikscat, apenas o Ascat de qualidade inferior, o que pode atrasar a confirmação ou não da existência de um LLC nestas situações.


De qualquer forma, pelas imagens de satélite com circulação e bandas tão evidentes provavelmente já será de facto uma depressão tropical, o NHC é que costuma ser um bocado conservador e demorado em classificar sistemas longínquos em alto mar, talvez num dos próximos avisos nasça oficialmente a primeira depressão tropical desta temporada, provavelmente apenas no aviso já com imagens satélite diurnas por causa do LLC.
 
O NHC ainda não arrisca a Classificassão do disturbio em Depressão Tropical mas aumentou para 60% a probabilidade do sistema se desenvolver;)

ZCZC MIATWOAT ALL
TTAA00 KNHC DDHHMM
TROPICAL WEATHER OUTLOOK
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL
200 AM EDT MON JUN 14 2010

FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...

1. A LARGE LOW PRESSURE SYSTEM LOCATED ABOUT 1025 MILES WEST-SOUTHWEST OF THE CAPE VERDE ISLANDS HAS CHANGED LITTLE DURING THE PAST SEVERAL HOURS. HOWEVER...ENVIRONMENTAL CONDITIONS ARE EXPECTED TO REMAIN CONDUCIVE FOR ADDITIONAL DEVELOPMENT OF THIS DISTURBANCE AS IT MOVES WEST-NORTHWESTWARD TO NORTHWESTWARD AT ABOUT 15 MPH. THERE REMAINS A HIGH CHANCE...60 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.

$$
FORECASTER STEWART/BLAKE
NNNN
 
O 92L não impressiona de todo hoje, a circulação na superfície nunca foi perfeita, um tanto ou quanto alongada, e a convecção é modesta, embora pareça estar a melhorar nos últimos frames.





O NHC diminuiu a probabilidade de se formar uma depressão tropical para 40%.

Nos próximos dias com a subida de latitude aproxima-se de shear forte provocado por uma TUTT o que deve complicar ainda mais as coisas.

Shear GFS 30h

72333337.gif



Shear GFS 60h


74823346.gif





Shear GFS 90h


22567280.gif


De qualquer forma não chega mesmo a meter-se no shear mais intenso, talvez tenha uma hipótese mantendo-se sempre a sul dessa faixa.
Dos modelos globais apenas o CMC mantém o sistema a sobreviver a toda a travessia das Caraíbas para depois se intensificar, um cenário bastante improvável para já, pois é dos modelos menos fiáveis nesta campo.


Mais a leste saiu outra onda tropical imponente de Africa, mas não apresenta qualquer circulação para já.





Independentemente de se desenvolverem ou não, é de assinalar estarmos a seguir ondas nesta zona já nesta altura do ano, por exemplo o ano passado a primeira que seguimos foi a 13 de Julho. Parecem sinais fortes da temporada que se avizinha.
 
É de assinalar estarmos a seguir ondas nesta zona já nesta altura do ano, por exemplo o ano passado a primeira que seguimos foi a 13 de Julho.

Realmente é de espantar estarmos a meados de Junho e já se estarem a formar as típicas ondas tropicais no cinturão do hemisfério Norte... :shocking:
 
92L depois de vários no Oceano, está agora às portas das Caraíbas, mas sem qualquer perigo. Anteontem tinha circulação bem definida mas convexão muito fraca, ontem já praticamente não tinha circulação,e hoje é uma mera onda tropical desorganizada.

rblc.jpg
 
Desde há alguns dias que o modelo ECMWF prevê a formação de uma baixa pressão nas Caraíbas que evoluiria para ciclone tropical intensificando-se bastante (furacão) no Golfo do México. Noutros modelos existe uma perturbação mais fraca no CMC e praticamente nada no GFS. Cenário a acompanhar, pois a dar-se iria complicar muito as operações na fuga de petróleo e gás no Golfo. Mas para já o ECMWF está solitário na grande intensidade da perturbação.

ECMWF (48-216 horas)

ecm.gif
 
Foi decretado um novo Invest nas Caraíbas, 93L, numa zona com trovoadas que se tem vindo a intensificar bastante nas últimas horas. Para já não apresenta qualquer circulação. Será isto que o ECMWF está a ver ? É possível.

satb.gif
 
Alerta no Caribe frente possível tempestade tropical

Os governos e a população do Caribe redobraram hoje a vigilância meteorológica frente a possível formação de uma tempestade tropical na região nas próximas 48 horas. Países como Trinidad e Tobago, Barbados, Antigua e Barbuda, Ilhas Vírgenes Britânicas, Anguila e Montserrat observam com atenção um fenômeno que tem 50 por cento de possibilidades de converter-se em ciclone.
Os prognósticos indicam que nas Antillas Menores se intensificarão os aguaceiros, tempestades com raios e rajadas de ventos fortes e, em consequência, crescerão os riscos de inundações, transbordamento de rios e deslizes. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno move-se para o Caribe central, com rumo oeste-noroeste, a 16 quilômetros por hora.
Os modelos climatológicos projetam que a perturbação passará sobre Haiti e Cuba antes de se mover para o Golfo do México, saturado de petróleo na superfície pela explosão e posterior afundamento de uma plataforma norte-americana dois meses atrás.
A onda tropical originou-se na semana anterior, a cerca de 1.400 quilômetros ao leste das ilhas de Cabo Verde, África, e caso se converta em ciclone receberia por nome Alex.

Prensa Latina
 
Os governos e a população do Caribe redobraram hoje a vigilância meteorológica frente a possível formação de uma tempestade tropical na região nas próximas 48 horas. Países como Trinidad e Tobago, Barbados, Antigua e Barbuda, Ilhas Vírgenes Britânicas, Anguila e Montserrat observam com atenção um fenômeno que tem 50 por cento de possibilidades de converter-se em ciclone.

Nestas coisas dos furacões, normalmente as notícias saem muito atrasadas, essa tem a data de ontem mas refere-se a uma situação já de anteontem, pois entretanto o 93L já está junto a sul do Haiti, e o NHC entretanto ontem já tinha baixado a probabilidade de 50% para 20%.


twoatl.gif




Contudo é bastante provável que as condições melhorem hoje e aumentam a probabilidade novamente, até ao momento não conseguiu criar circulação nos níveis baixos apesar de existir bastante vorticidade nos médios, embora a convecção nessa zona se mantenha modesta mas esta noite melhorou ligeiramente. A nível de modelos, o GFS continua a não desenvolver nada, o ECM desenvolve no Golfo, CMC desenvolve também, o UKM não.

atlba.jpg



Um pouco mais a leste do 93L existe outra zona de vorticidade que nas últimas horas tem tido bastantes trovoadas, é possível que apareça novo Invest nesta região.

vorticidsde.gif