Hoje lá saí de casa pelas 6:20 da manhã para ir fazer uns registos de temperaturas a alguns dos mais interessantes pontos do concelho de Sesimbra e da Arrábida. Deixei o sensor na rua de casa, pelo que não tenho nenhuma temperatura mínima dos locais observados, mas sim temperaturas registadas ao momento. Deixava o sensor estabilizar a temperatura durante alguns minutos, e quando acontecia, foto nele!
Quando saí de casa, o sensor marcava -1.6ºC. Os carros e mesmo as ervas estavam cheias de gelo. É uma temperatura algo extrema para o local, pois raramente desce para negativos, não é propriamente propício a inversões. Prometia...
Fui em direcção ao Calhariz, onde fiz a primeira paragem, numa zona baixa na estrada de terra que termina nos Casais da Serra. É um local propício a inversões relativamente fortes, não sendo porém o local com maior potencial. A sul é sempre a subir até o topo da Serra do Risco, com 384m de altura, a estrada está a 100m, e a norte, junto desta, tem um pequeno relevo que atinge cerca de 140 metros e onde está situado o Palácio de Calhariz, dos duques de Palmela. Ali perto passa uma ribeira temporária (Marmitas do Gigante). A temperatura registada foi de -5,3ºC!
Segui pela estrada de terra, a temperatura do carro estava nos -4,5ºC, cerca de 1ºC superior ao sensor. Foi subindo ligeiramente até aos Casais da Serra, e voltou a descer até aos -5ºC no Vale do Alambre. Saí, sabendo que ia bater a mínima do Calhariz. E assim foi: -6.3ºC. Infelizmente apaguei a foto sem querer para comprovar. Segui de carro, e um pouco mais à frente o termómetro do mesmo bateu nos -6ºC. Obrigou-me a sair ver o que se passava ali. E aí registei -6.9ºC! Estive ainda bastante tempo a ver se ainda ia aos -7ºC, mas com as mãos quase congeladas e a doer imenso, desisti... fica para a Lagoa Pequena, local onde depositava as maiores expectativas.
O Vale do Alambre tem a encosta da Arrábida a sul, com os seus picos entre os 400 e 500 m de altitude, e afunila naquele local, com encostas a E e W com cerca de 170/180 m, estando o vale à cota entre 80/90 m.
Lá fui até à Lagoa pequena, sempre com o termómetro do carro a registar valores negativos de temperatura em todo o percurso, mesmo fora de locais de inversão. Quando lá cheguei, já havia luz. A geada era imensa. E a temperatura, uma surpresa!
Ainda foi por breves momentos aos -7.5ºC! O local está mais que identificado há muito tempo. Só esperava uma oportunidade destas, porque sabia que se havia sítio para registos muito extremos era esta. Está a apenas 3m acima do nível do mar, e convergem ali várias ribeiras.
Fiz mais 2 medições nesta bacia hidrográfica. A segunda baixou aos -5.3ºC, num local onde vi poças completamente congeladas. A terceira, a uma cota mais elevada de um afluente, registou -4.3ºC. De salientar que nesse local, a apenas 5 metros a mais de cota, na estrada, registou "apenas" -3.2ºC, daí a importância de, se possível, descer mesmo ao nível das linhas de água.
E assim foi a "aventura", mas não podia desperdiçar esta oportunidade, noites destas não aparecem todos os anos!