Sem dúvida um local que vai ter inversões igualmente muito interessantes, que também eu tenho há algum tempo "debaixo de olho". Quando houver novamente noites com potencial para inversão (daqui a uma semana poderão reunir-se condições excelentes), vou voltar-me para a parte norte do concelho de Sesimbra, fazendo novamente um circuito de carro para avaliar os pontos com maior interesse. Assinalei no mapa os que vou à partida tomar com mais atenção:
O ponto que assinalei com o nº 1 a vermelho é a Apostiça, que já referi aqui como ponto de interesse. Passo muito lá de carro à noite e sei que tem inversões potentes! Já lá registei -5ºC no passado. Na estrada da Lagoa de Albufeira, a N377, toda ela deve ser gélida, mas tem ali uns pontos que para mim ainda podem ter mais potencial que a Apostiça. Um dos quais o já citado observatório de aves da Lagoa Pequena.
Mais para norte, tenho de olho as ribeiras que desaguam na Praia do Meco. Particularmente onde há a junção um pouco antes de lá chegar!
São várias as linhas de àgua que descem pelo desnível criado pela Serra da Azóia/Pinheirinhos, que se elevam a cerca de 250 m junto à costa sul de Sesimbra, até à Lagoa de Albufeira/Meco. Há portanto bastante frio a "escoar" por ali abaixo e a concentrar-se em determinados pontos.
Um dia com mais calma espero poder, com um sensor, ir mais ao detalhe, mesmo a pé, como refere o João pode fazer a diferença. Mas para já tenho de me limitar assim, que não deixam de ser importantes sondagens iniciais! Fico à espera também dos registos do Rúben e do Ricardo com expectativa.