Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Boas Ricardo, é precisamente esse "frigorífico" que eu falei há uns tempos. É outro local a espreitar sem dúvida, principalmente junto ao Observatório de Avifauna.

Não tinha reparado que já tinhas feito referência ao mesmo Rúben , desculpa! É de facto um local a explorar , e fiquei sobretudo impressionado pelo registo ter acontecido já pelas 9.00h , num dia frio, é certo, mas marcado pelo intenso nevoeiro, logo menos propício a grande inversão! Com tempo um sensor também lá vai parar ;)

Última edição:
Não tinha reparado que já tinhas feito referência ao mesmo Ruben , desculpa! É de facto um local a explorar , e fiquei sobretudo impressionado pelo registo ter acontecido já pelas 9.00h , num dia frio, é certo, mas marcado pelo intenso nevoeiro, logo menos propício a grande inversão! Com tempo um sensor também lá vai parar ;)

Sem dúvida um local que vai ter inversões igualmente muito interessantes, que também eu tenho há algum tempo "debaixo de olho". Quando houver novamente noites com potencial para inversão (daqui a uma semana poderão reunir-se condições excelentes), vou voltar-me para a parte norte do concelho de Sesimbra, fazendo novamente um circuito de carro para avaliar os pontos com maior interesse. Assinalei no mapa os que vou à partida tomar com mais atenção:

QlEl3jF.jpg

HweFjiG.jpg

O ponto que assinalei com o nº 1 a vermelho é a Apostiça, que já referi aqui como ponto de interesse. Passo muito lá de carro à noite e sei que tem inversões potentes! Já lá registei -5ºC no passado. Na estrada da Lagoa de Albufeira, a N377, toda ela deve ser gélida, mas tem ali uns pontos que para mim ainda podem ter mais potencial que a Apostiça. Um dos quais o já citado observatório de aves da Lagoa Pequena.

Mais para norte, tenho de olho as ribeiras que desaguam na Praia do Meco. Particularmente onde há a junção um pouco antes de lá chegar!

São várias as linhas de àgua que descem pelo desnível criado pela Serra da Azóia/Pinheirinhos, que se elevam a cerca de 250 m junto à costa sul de Sesimbra, até à Lagoa de Albufeira/Meco. Há portanto bastante frio a "escoar" por ali abaixo e a concentrar-se em determinados pontos.

Um dia com mais calma espero poder, com um sensor, ir mais ao detalhe, mesmo a pé, como refere o João pode fazer a diferença. Mas para já tenho de me limitar assim, que não deixam de ser importantes sondagens iniciais! Fico à espera também dos registos do Rúben e do Ricardo com expectativa.

Aproximação termográfica

Dia 11. São Martinho de Angueira. Já falei sobre essa área aqui e aqui.

ceb2aabf19f23e5492b3bfde442438a3o.png

7b60b65df788271ba6ee1e53ced28d74o.png

Dia 12. Áreas de Guarda e Montalegre.

d0df7d72c2c3e0b7e5326abaf8f32f4bo.png

c74d80ea896f30541dc2a4537ffb817do.png

26b05a2ebe1eea86ff7b4fb2c50bd78eo.png

Dia 12. Comparação com o interior ibérico (mudo a escala de temperatura para adaptá-la).

028bafb517d13d656485831494b0151do.png

Valores entre -7 e -9 ºC nas três zonas.

Boas pessoal,

Hoje de manhã sai de casa com 3.7ºc , por volta das 8.00h , depois de uma mínima atingida uma hora antes de 3.3ºc :cold: Coloquei o sensor auriol no carro , mas desta vez fiz uma coisa diferente , deixei o mesmo sempre dentro do carro , e apenas coloquei da parte fora o sensor externo , e lá fui fazer a minha rotina matinal ! Levar a filhota a escola e depois segui para o trabalho pelo caminho que mais gostos de fazer , que é este : ->

MFccOIl.png

O resultado a nível de registos foram estes, num dia que não foi de grande inversão, mas dá para ficar com uma ideia ;)

Alambre , 8.33h

EBRrNWp.jpg

Marmitas do Gigante, 8.37h

ckXu7bs.jpg

Pedreiras, 8.38h

yO9pxvq.jpg

Corredoura (Trabalho) 8.46h

MRxZLJJ.jpg

Última edição:
Completamente João, e basta olhar a previsão automática do IPMA para perceber o que ainda temos pela frente :cold: Dia 12 com potencial para inversões brutais! :bombar:

ECMWF

3RBjZEb.png

GFS

WYCy9Np.gif

Sem dúvida, quem tiver disponibilidade para fazer registos em locais de inversão vai ser sem dúvida brutal.
Terça-feira conto ter registos de mínimas em pelo menos dois dos locais mais frios do concelho.

Sem dúvida um local que vai ter inversões igualmente muito interessantes, que também eu tenho há algum tempo "debaixo de olho". Quando houver novamente noites com potencial para inversão (daqui a uma semana poderão reunir-se condições excelentes), vou voltar-me para a parte norte do concelho de Sesimbra, fazendo novamente um circuito de carro para avaliar os pontos com maior interesse. Assinalei no mapa os que vou à partida tomar com mais atenção:

QlEl3jF.jpg

HweFjiG.jpg

O ponto que assinalei com o nº 1 a vermelho é a Apostiça, que já referi aqui como ponto de interesse. Passo muito lá de carro à noite e sei que tem inversões potentes! Já lá registei -5ºC no passado. Na estrada da Lagoa de Albufeira, a N377, toda ela deve ser gélida, mas tem ali uns pontos que para mim ainda podem ter mais potencial que a Apostiça. Um dos quais o já citado observatório de aves da Lagoa Pequena.

Mais para norte, tenho de olho as ribeiras que desaguam na Praia do Meco. Particularmente onde há a junção um pouco antes de lá chegar!

São várias as linhas de àgua que descem pelo desnível criado pela Serra da Azóia/Pinheirinhos, que se elevam a cerca de 250 m junto à costa sul de Sesimbra, até à Lagoa de Albufeira/Meco. Há portanto bastante frio a "escoar" por ali abaixo e a concentrar-se em determinados pontos.

Um dia com mais calma espero poder, com um sensor, ir mais ao detalhe, mesmo a pé, como refere o João pode fazer a diferença. Mas para já tenho de me limitar assim, que não deixam de ser importantes sondagens iniciais! Fico à espera também dos registos do Rúben e do Ricardo com expectativa.

Boas Jorge, só por curiosidade vais fazer registos nessa área?

Boas João, na próxima semana talvez passe por lá, e até por outros pontos do concelho interessantes. Mas ainda sem sensor, tenho de me contentar com o carro. Mas espero mínimas muito interessantes...

Sim isto vai estar interessante, temos que meter este tópico a mexer.
Amanhã o lidl vai ter sensores à venda, vem mesmo a jeito.

Terça está com muito potencial, mínima de 2 graus em Cascais. Acho que vou conseguir registos de - 4 graus , vamos ver.

Depois de me ir abastecer ao LIDL, coloquei 3 sensores aqui na zona, cada um num local com a sua particularidade.

Uma vez que trata-se de um modelo novo, esperemos que corra tudo bem uma vez que não testei os sensores, e acima de tudo espero que amanhã estejam no mesmo local :D

Amanhã partilho aqui os dados registados e as respetivas localizações :)

Boas,

Lá instalei o sensor auriol no ponto mais frio do concelho, vale da Ribeira da Penha longa/atrozela nas traseiras do autódromo do Estoril.
É incrível pois uma pessoa passa na A16 e nem sonha o que se passa naquele pequeno vale, uma inversão muito violenta.
Eu mesmo nunca pensei que a zona do Pisão que era de longe até então o ponto mais frio do concelho tivesse rival.Sai de lá com 0 graus.Que grande surpresa.:cold:

Hoje

Última edição:
Boas,

Lá instalei o sensor auriol no ponto mais frio do concelho, vale da Ribeira da Penha longa/atrozela nas traseiras do autódromo do Estoril.
É incrível pois uma pessoa passa na A16 e nem sonha o que se passa naquele pequeno vale, uma inversão muito violenta.
Eu mesmo nunca pensei que a zona do Pisão que era de longe até então o ponto mais frio do concelho tivesse rival.Sai de lá com 0 graus.Que grande surpresa.:cold:

Hoje

Mínima épica de -6,1 graus.
Logo faço um post com muita informação sobre o local e fotos do gelo.
Foi então o meu registo mais extremo desde que faço registo inversões.

Mínima épica de -6,1 graus.
Logo faço um post com muita informação sobre o local e fotos do gelo.
Foi então o meu registo mais extremo desde que faço registo inversões.

Belo registo! Eu ainda consegui mais extremo, logo à tarde faço a reportagem neste tópico.