Esse estudo que o João mostrou ontem despertou-me curiosidade e espicaçou-me a acordar cedo e dar uma volta de carro pelo Parque Natural da Arrábida, que passo a descrever:
Entrei no carro às 7:15h de Sampaio, e apesar de ter algum gelo marcava uns tórridos 4,5ºC. Depois de "descongelado" o vidro saí pela estrada nacional. Ao passar na Maçã, o primeiro ponto de inversão, a temperatura marcava 1ºC, e o gelo era bem vísivel nos carros (ainda noite). A temperatura sobe ligeiramente até 2,5/3ºC antes do cruzamento que vira para a Serra da Arrábida, antes de começar a descer novamente. Só parou nos -2ºC no vale do Alambre, um local que já o Ricardo tem dado alguns registos e prova novamente o seu potencial. Ao começar a subir os Casais da Serra a temperatura sobe de tal forma rápida que testou e bem o tempo de resposta do termómetro do carro às mudanças bruscas de temperatura!
Já na Serra da Arrábida, aos 250 m de altitude no cruzamento para o Portinho a temperatura era de 9ºC! Continuei a subir e ainda foi até aos 10ºC na zona do Convento. Esse era o nível onde terminava a inversão, pois a temperatura desce novamente ao passar os 300 m, e aos 400 m de altitude era já de 7ºC. De notar o vento moderado que tornava a sensação térmica bastante desconfortável! Tal e qual como descreve o estudo que o João indicou ontem neste tópico.
Fiquei uns bons minutos à espera para ver se ainda via o nascer o sol, que devido à nebulosidade baixa no horizonte não consegui, pois tinha de voltar a casa.
A descer a Serra, o caminho da temperatura foi o inverso, mas com cerca de 0,5ºC a mais, por a hora já ter avançado um pouco. Ao chegar aos Casais da Serra, em vez de seguir novamente para o Vale de Alambre, virei à esquerda em direcção a Calhariz. Já perto de chegar a Calhariz, a geada começou a aparecer, com bancos de neblina. O carro marcava -0,5ºC às 8:20, e a mínima deve ter sido ligeiramente mais baixa, o que também mostra um bom potencial para observação de inversões térmicas.
Vale e Serra do Risco
Nas Pedreiras a temperatura já era de 6ºC e assim se manteve até chegar a Sampaio, com uma descida pelo meio aos 5ºC num pequeno desnível onde se observava uma inversão muitíssimo localizada onde a temperatura era certamente bem mais baixa, como mostra na foto, onde é possível identificar geada na zona com mais neblina:
Sei que não são fotos tão boas como as tuas, Ricardo, mas dá para ilustrar