TiagoLC
Super Célula
Há quanto tempo não se previam valores tão altos de CAPE para o nosso país?
O cor-de-rosa acabou de passar a ser a minha cor favorita!Há quanto tempo não se previam valores tão altos de CAPE para o nosso país?
Isso é tudo muito bonito mas estão-se a esquecer que não é só o CAPE que conta, mas sim a humidade, vento, o factor poeira também influencia e muito entre outros.
Toda a gente sabe disso, por isso é que a carta está neste tópico.Isso é tudo muito bonito mas estão-se a esquecer que não é só o CAPE que conta, mas sim a humidade, vento, o factor poeira também influencia e muito entre outros.
Ainda falta algum tempo mas mais cedo ou mais tarde é inevitável até é muito comum em junho acontecer estas reviravoltas.
Por acaso não é assim tão rara de se ver nesta altura.Situação extrema para todo o litoral, carta rara de se ver:
Por acaso não é assim tão rara de se ver nesta altura.
Muitas das situações de calor extremo no litoral dão-se nas primeiras fases de calor anual. Cidades como o Porto, Aveiro, Viana do Castelo, por exemplo, registam no mês de junho temperaturas das mais altas, senão mesmo as mais altas do ano.
Muitas vezes isto acontece antes de se estabelecer a nortada mais típica, originada por uma depressão térmica estabelecida no centro da península, após vários dias de calor. O que ainda não é o caso...
Outra situação em que leva à ocorrência de valores muito altos de temperatura no litoral, são as correntes de leste. O que é raro em junho (mas pode acontecer), menos raro para finais de julho e início de agosto.