Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Re: Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2008

Meus amigos acaba de sair a previsão significativa do IM para 5ª feira: Lisboa com max de 6º e min. de -2º!!!! :D
A destacar a contenção do IM nas suas previsões descritivas!

Uma mínima mais baixa que no Porto? acho estranho mas pronto....:huh:

Por aqui 6 graus :cold: humidade 80 % pressão 1017 hpa , vento NNE 10 Km/H, o céu está algo nublado por isso ( a manter-se assim) a temperatura não deverá descer muito mais hoje. Descidas mais acentuadas só a partir de amanhã á noite quando os céus limparem.. e sobertudo lá para quinta feira.

Uma mínima mais baixa que no Porto? acho estranho mas pronto....:huh:

Por aqui 6 graus :cold: humidade 80 % pressão 1017 hpa , vento NNE 10 Km/H, o céu está algo nublado por isso ( a manter-se assim) a temperatura não deverá descer muito mais hoje. Descidas mais acentuadas só a partir de amanhã á noite quando os céus limparem.. e sobertudo lá para quinta feira.

E o IM prevê uma mínima de 1ºC para esta noite no Porto, o que me parece manifestamente exagerado.

Nestas alturas o IM costuma andar um pouco às aranhas, é a minha opinião.

E o IM prevê uma mínima de 1ºC para esta noite no Porto, o que me parece manifestamente exagerado.

Nestas alturas o IM costuma andar um pouco às aranhas, é a minha opinião.

Poder-se-á o IM estar a referir não a esta madrugada mas à noite que se segue ao pôr do sol de hoje?

Corrijam-me mas penso que esse escudo tem nome: "Serra Espinhaço de Cão, S. Monchique, S. Caldeirão (ou Mu) e de S. Monte Figo ou mais conhecida por Serro de São Miguel, o ponto mais elevado é na Serra de Monchique ( Fóia = 902 metros), a altitude média da região é cerca de 182 metros."
v. http://www.meteopt.com/forum/climatologia/clima-no-algarve-1405.html
v. http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Caldeirão

P.S.: Respondendo directamente à questão da entrada de frio em causa, uma vez que trata-se de uma deslocação de Nordeste para Sudeste as serras supra referidas funcionam como um "escudo" ou abrigo à região. Daí as temperaturas mais amenas.(Sem ofensa aos nossos colegas algarvios, eu como amante do frio não posso gostar do Algarve para viver ou passar férias.)

Durante o Verão, um situação semelhante verifica-se: a conhecida "nortada" do litoral português pouco ou nada se faz sentir no Algarve. Daí que tenha temperaturas mais elevadas durante essa estação e que satisfaz os gostos da maioria dos portugueses. Pelo contrário, quando o vento, durante o Verão predomina de Este, verificam-se temperaturas elevadas em todo o território continental, excepto no Algarve. Também nessa situação, (infelizmente para os banhistas) o vento do Levante significa ondulação mais elevada.
Enfim viva a "Nortada" para o pessoal não torrar no Verão!:):thumbsup:

A nortada só se faz sentir de forma intensa, na zona ocidental da costa continental portuguesa.

Aqui em Paços de Ferreira temos céu muito nublado - mas parece-me que a nebulosidade vai diminuindo com o passar das horas.
A temperatura é de 3,5ºC / 3,0ºC segundo os meus 2 termómetros made by lidl;)
Penso que a manter-se as previsões não será de estranhar lá para 5ª feira anunciar mínimas de -5 \ -6ºC...mas a ver vamos!:eek:

Aqui em Sacavém, às 00.30:

Temp.: 10ºC
Pressão: 1018 hpa

Pelos modelos que já vi, se houver neve nalgum ponto do país nos próximos dias (dificilmente) talvez na zona de Montalegre. E temperaturas nos 10\12ºC negativos por lá serão bem possíveis - quem quiser que vá até lá experimentar; as máximas serão de prever abaixo de 0ºC.:cold::cold::cold:

Poder-se-á o IM estar a referir não a esta madrugada mas à noite que se segue ao pôr do sol de hoje?

Sim, porque, quer a mínima quer a máxima, são válidas desde as 0h até às 23:59h do mesmo dia, sendo que nessa noite, após o pôr-do-sol, poderá chegar a esses valores, embora se ache pouco provável.
De qualquer forma, não há hora marcada para medir a mínima nem a máxima e estas são válidas nos resumos desde que o dia se inicia (0h) até que termina (23:59h).

O IM passou-se de vez, será que eles sabem que esses -2ºC bateriam o recorde de temperatura mínima alguma vez registada em Lisboa? :rolleyes:

E o frio que se irá verificar não é tão extremo assim que o justifique, ainda há 6 anos houve uma situação bem mais fria do que esta.

Já para não falar do facto de preverem temperatura mais baixa para Lisboa do que para Viana do Castelo ou o Porto, o que também é ligeiramente estranho.

Tambem acho estranho quando o porto deveria entao ter a volta de -3º entao

Esta fase é super divertida... lol
Eu adoro acompanhar estes episódios e ler estas histórias.
Não há nada com acabar o ano de 2008 e estar bem disposto logo no início de 2009, com o optimismo desmedido de algumas pessoas.:lmao:

...
Só mesmo a formação de uma pequena depressão pode trazer surpresas...
... Não há grande intensidade na circulação a 200hpa nos flancos leste dos cavados, chegando mesmo a confundir-se os jets subtropical e polar, o que dificulta ainda mais à instabilidade e a formação de possível depressões.

Literalmente.
Estará quase tudo (bem) dito, de uma forma sucinta.
Mas,
a fronteira entre o "claro que não vai acontecer nada, apenas frio"
e o
"eh pá , se calhar ainda haverá uma hipótese lá mais para diante"
esta fronteira,
é na realidade ténue.
Daí o entusiasmo de tantos,não escondo também o meu, mesmo sabendo todos nós, que apenas o que estará certo serão zero graus (ou menos) à cota zero e aquelas surpresas que todos gostamos ," a neve em cotas relativamente baixas" ,pois é , isso aí está mais difícil, não porque falte cota, faltará precipitação!
Seja como for, esta expectativa causada por esta frontreira ténue
é a mola impulsionadora para tantas apaixonadas intervenções aqui pelo nosso forum .
Sofremos muito com a nossa situação geográfica:
isto de estar tão a sul e tão a Oeste ,
caramba, tira-nos quase tudo.
Nós, que somos os únicos Europeus Continentais que sofremos do S.A.N. (Síndrome da Ausência da Neve), perante algum sinal ainda que algo remoto
reagimos de imediato.
Mas é desde já salutar que pelo menos haja sinais.
E até ao ao lavar dos cestos ,prognósticos ?
só no fim de semana...próximo .

Alguns valores da entrada fria em Janeiro de 2005:

Portimão -4.7ºC
V.R.Sto António -1.6ºC
Faro +1,3ºC
Sagres -1,9ºC
Alcacér do Sal -5,3ºC
Alvalade -8,3ºC
Évora -4,0ºC
Mértola -4,1ºC
Setúbal -3,9ºC
Lisboa/Gago Coutinho +2,4ºC
Lisboa/Geofísico +2,9ºC

Olá. Aqui ao contrário do que se passa no continente, nada de frio. Céu com boas abertas

Tmax - 23,6ºC - Actual e tb minima com 14,6ºC
é muito normal por ai máximas tão altas em pleno Inverno? Bem sei que ai as diferenças de temperaturas do Verão para o Inverno é pequena comparativamente com o continente,mas é uma máxima bastante elevada :surprise:

é muito normal por ai máximas tão altas em pleno Inverno? Bem sei que ai as diferenças de temperaturas do Verão para o Inverno é pequena comparativamente com o continente,mas é uma máxima bastante elevada :surprise:

Nada normal! Hoje foi um dia anormal, não parecia inverno.:lol:
Este inverno por cá anda um pouco seco, vamos ver o que Janeiro e Fevereiro trazem