Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Re: Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2008

E já que se tem falado em mínimos absolutos a temperatura que corresponde ao zero absoluto é de -273,15 °C

É do meu computador ou houve posts que mudaram de sítio?
:huh:

Sim, para não haver dispersão todos foram movidos para este tópico conforme aviso constante do tópico regular de seguimento das previsões.

Nota:

O Seguimento das previsões da entrada fria passa a ser feito em tópico especial:
-> Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2008

Análises mais detalhadas, previsões e alertas oficiais mantém-se no tópico habitual:
-> Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

Esta é a típica entrada que há mais de 10 anos atrás tantas vezes me (des)iludia... Muito frio, cotas de neve a 0 metros mas a precipitação e a humidade completamente a leste, literalmente! :)

Só mesmo a formação de uma pequena depressão pode trazer surpresas. Até lá os modelos vão tirar e por depressões ou desloca-las ora mais para leste ora mais para oeste. Não há grande intensidade na circulação a 200hpa nos flancos leste dos cavados, chegando mesmo a confundir-se os jets subtiopical e polar, o que dificulta ainda mais à instabilidade e a formação de possível depressões.

previsao de -5 graus em Coimbra..Não sei se esta frente é assim tão normal para o nosso Inverno como 3 ou 4 users teem dito
Se isto é uma frente habitual não sei o que será anormal..5 graus negativos em Lisboa,4 negativos em Faro? :lmao:
É mesmo muito frio que vem ai,e assim o demonstram os alertas que estão definidos para Lisboa: < -1 é alerta vermelho
E as temperatiras para Lisboa devem estar muito próximas de -1...

previsao de -5 graus em Coimbra..Não sei se esta frente é assim tão normal para o nosso Inverno como 3 ou 4 users teem dito
Se isto é uma frente habitual não sei o que será anormal..5 graus negativos em Lisboa,4 negativos em Faro? :lmao:
É mesmo muito frio que vem ai,e assim o demonstram os alertas que estão definidos para Lisboa: < -1 é alerta vermelho
E as temperatiras para Lisboa devem estar muito próximas de -1...

Não é nenhuma frente ;) Se existisse uma frente com estas temperaturas seria a alegria do fórum :) É a entrada de uma massa de ar frio polar. A dimensão real da mesma só a saberemos quando acontecer ou na véspera, e aí tiraremos conclusões sobre a sua excepcionalidade ou não, comparativamente a outros eventos. Para já ainda falamos de cenários dos modelos sendo que os modelos muitas vezes são falíveis na temperatura aos 2m, sobretudo os globais, e por consequência, os muitos produtos que se baseiam nestes.

Por aqui aguardo pacientemente a chegada do frio...
Que deve ter parado numa estação de serviço para beber uns copos, pois aqui não chega nada...:)
Sigo com 10.2ºC, e céu nublado...
Extremos do dia: 9ºC / 12.7ºC.
Até amanhã!