Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Curioso verificar o tópico das previsões antes do 29 de Janeiro http://www.meteopt.com/forum/seguim...s-segundo-os-modelos-janeiro-2006-a-98-4.html

Mesmo a 3, 4 dias a expectativa era de uma entrada seca, e depois foi o que se viu :cool:

Isto para dizer que a situação ainda não está totalmente definida, a ver se aquele núcleo de precipitação a NW desce um pouquinho para termos festa na sexta-feira. Mas claro que o mais provável é que não tenhamos precipitação, e é preciso ter isso em conta para evitar desilusões ;)

Tive um dejá vu :eek:

Re: Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2008

Não é nenhuma frente ;) Se existisse uma frente com estas temperaturas seria a alegria do fórum :) É a entrada de uma massa de ar frio polar. A dimensão real da mesma só a saberemos quando acontecer ou na véspera, e aí tiraremos conclusões sobre a sua excepcionalidade ou não, comparativamente a outros eventos. Para já ainda falamos de cenários dos modelos sendo que os modelos muitas vezes são falíveis na temperatura aos 2m, sobretudo os globais, e por consequência, os muitos produtos que se baseiam nestes.
é verdade.. pensei na massa de ar frio polar,mas escrevi frente não sei porque..talvez fosse o meu desejo a escrever :p
Mas concordo..Esperemos para ver as temperaturas,mas poderemos estar optimistas em relação a isso :thumbsup: A frente,e a consequente chuva é que está muito complicado :disgust:

Para variar parece que aqui o Algarve tem algum escudo contra temperaturas muito frias!!!! Estive a ver as previsões no IM e nem sequer a temperaturas de 0ºC temos direito, fica-se tudo pelos 4ºC de temperatura mais baixa, na 4ª Feira:angry::angry:

Corrijam-me mas penso que esse escudo tem nome: "Serra Espinhaço de Cão, S. Monchique, S. Caldeirão (ou Mu) e de S. Monte Figo ou mais conhecida por Serro de São Miguel, o ponto mais elevado é na Serra de Monchique ( Fóia = 902 metros), a altitude média da região é cerca de 182 metros."
v. http://www.meteopt.com/forum/climatologia/clima-no-algarve-1405.html
v. http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Caldeirão

P.S.: Respondendo directamente à questão da entrada de frio em causa, uma vez que trata-se de uma deslocação de Nordeste para Sudeste as serras supra referidas funcionam como um "escudo" ou abrigo à região. Daí as temperaturas mais amenas.(Sem ofensa aos nossos colegas algarvios, eu como amante do frio não posso gostar do Algarve para viver ou passar férias.)

Durante o Verão, um situação semelhante verifica-se: a conhecida "nortada" do litoral português pouco ou nada se faz sentir no Algarve. Daí que tenha temperaturas mais elevadas durante essa estação e que satisfaz os gostos da maioria dos portugueses. Pelo contrário, quando o vento, durante o Verão predomina de Este, verificam-se temperaturas elevadas em todo o território continental, excepto no Algarve. Também nessa situação, (infelizmente para os banhistas) o vento do Levante significa ondulação mais elevada.
Enfim viva a "Nortada" para o pessoal não torrar no Verão!:):thumbsup:

A Temperatura subiu e estagnou... Neste momento tenho 10,5ºC

Humidade nos 91%
Pressão a 1019 hPa
Vento a 0,0 km/h
Ponto de Orvalho nos 9,1ºC
Variação de Temperatura nos +0,4ºC/h

Meteograma actualizado para Bragança

74213515metgramid7.gif

Neste momento 1,0ºC, 84%HR, 1015hPa e -1ºC de ponto de orvalho.

Ontem por esta hora a temperatura era um pouco mais baixa.

Peço à adiministração para corrigir o nome deste topico;)
.... Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2008

Já estamos em 2009:lmao::lmao::lmao:

Foi de propósito, a ver se alguém reparava :D
Obrigado, já foi corrigido, isto quando muda o ano a transição ainda está enferrujada :D

Comunicado emitido pelo IM:

Informação especial

Comunicado válido entre 2009-01-05 17:29:00 e 2009-01-09 17:29:00
Assunto: TEMPO FRIO

Devido a uma massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas, prevê-se para o território do Continente, tempo frio com céu pouco nublado ou limpo durante a semana.
Haverá formação de geada e registar-se-á uma descida gradual de temperatura, salientando-se que as noites vão ser muito frias, com valores negativos da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior.

Data de edição: 2009-01-05 17:29:54

Meus amigos acaba de sair a previsão significativa do IM para 5ª feira: Lisboa com max de 6º e min. de -2º!!!! :D
A destacar a contenção do IM nas suas previsões descritivas!

Meus amigos acaba de sair a previsão significativa do IM para 5ª feira: Lisboa com max de 6º e min. de -2º!!!! :D
A destacar a contenção do IM nas suas previsões descritivas!

O IM passou-se de vez, será que eles sabem que esses -2ºC bateriam o recorde de temperatura mínima alguma vez registada em Lisboa? :rolleyes:

E o frio que se irá verificar não é tão extremo assim que o justifique, ainda há 6 anos houve uma situação bem mais fria do que esta.

Já para não falar do facto de preverem temperatura mais baixa para Lisboa do que para Viana do Castelo ou o Porto, o que também é ligeiramente estranho.