Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Curioso verificar o tópico das previsões antes do 29 de Janeiro http://www.meteopt.com/forum/seguim...s-segundo-os-modelos-janeiro-2006-a-98-4.html

Mesmo a 3, 4 dias a expectativa era de uma entrada seca, e depois foi o que se viu :cool:

Isto para dizer que a situação ainda não está totalmente definida, a ver se aquele núcleo de precipitação a NW desce um pouquinho para termos festa na sexta-feira. Mas claro que o mais provável é que não tenhamos precipitação, e é preciso ter isso em conta para evitar desilusões ;)

Re: Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2008

por aqui ja subiu de 10.1 para 10.2ºc

Curioso verificar o tópico das previsões antes do 29 de Janeiro http://www.meteopt.com/forum/seguim...s-segundo-os-modelos-janeiro-2006-a-98-4.html

Mesmo a 3, 4 dias a expectativa era de uma entrada seca, e depois foi o que se viu :cool:

Isto para dizer que a situação ainda não está totalmente definida, a ver se aquele núcleo de precipitação a NW desce um pouquinho para termos festa na sexta-feira. Mas claro que o mais provável é que não tenhamos precipitação, e é preciso ter isso em conta para evitar desilusões ;)

Excelente documento...!:thumbsup:

Depois de ter descido aos 8,7ºC, eis que volto a subir, estando com 9,8ºC neste momento (+1,1ºC/h)!:hehe:

Humidade nos 91%
Pressão nos 1019 hPa
Vento a 0,0 km/h

Caros amigos,

É a 1ª vez que comento esta entrada fria/gelada! Penso essencialmente que será uma entrada fria e seca mas...o potencial para acontecer alguma célula está lá e nesse caso onde quer que caia será sobre a forma de neve. Penso que o IM está a subestimar fenómenos como a possibilidade de formação de uma pequena depressão (que os modelos já indicam algumas vezes mas ainda não a conseguiram definir) que para já parece estar sobre o sul do Algarve. Mas...será que ela irá ficar ai? Será que irá existir? Penso que o IM ao dizer hoje como eu ouvi que a probabilidade de precipitação em Lisboa é de 0% está a contar com o "ovo no da galinha!".

Vamos ver...

Boas, por aqui, céu nublado, tive uma máxima de 13.4ºC e uma mínima de 7.8ºC, neste momento tenho 8.8ºC. :cold::cold:

Para bater a minha mínima mais baixa e a mais absoluta que registei foi de -4.9ºC a 26 de Janeiro de 2005.:lmao:

Boas! Neste momento sigo com 10.2ºC

O vento é fraco de NE, 6.8 km/h

A temperatura ainda está na casa das dezenas, mas é possível que a sensação de frio esteja bem mais baixa.

Por Melgaço....

Hoje voltámos aos valores de temperatura de um só dígito pois a máxima não passou dos 7.3ºC. Tendo a mínima ficado nos 3.3ºC.

Esta noite e até ao momento, a temperatura não tem descido como esperado devido ao vento. Tem-se mantido em torno dos 5.5 /6ºC desde as 18h. Vamos ver se o vento para...

Por aqui a mínima foi de 7,0 e a máxima de 11,5ºC...

Agora sigo com 8,0ºC e vento nulo a humidade é de 82%

Vendo a evolução avançada pelo metoffice, com rotação do eixo anticiclónico para sul, trazendo uma massa de ar vinda de E e mesmo SE não acredito em temperaturas mínimas record para as regiões do litoral. Somente as regiões do interior terão o frio típico de inverno, com geada intensa.
É triste :sad:

A temp. continua teimosamente nos 10º C:mad:

Sem dados nenhuns oficiais mas também concordo, pois lembro-me de invernos com temperaturas mais baixas que estas que preveem... em todas as regioes é que não posso afirmar porque não sei e dai, pedia a sua ajuda ou a quem saiba onde posso encontrar os extremos por região ou estações meteorologicas oficiais, dados como a precipitação e temperatura.

PS: Gostava de ver Lisboa em alerta vermelho, ja alguma vez esteve?:huh:
Atenção: Não é nada contra LX, pelo contrario, gosto da cidade. Apenas porque seria noticia certa.:lol:

Aqui vão os dados oficiais para emissão de alertas do IM:

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/sam/index.html?page=criterios.xml

Boa noite :)

Temp. Max:10.8º
Temp. Min: 6.3º

Sigo com:

Pressao: 1016.6hpa
vento fraco de NW
temp: 7.4º
humid:82%
o ceu esta bastante nublado