Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014

tudo devido a corrente do golfo..se ela abrandasse :assobio:

akcpch.png

• Gosto
Reactions: joselamego
Amanhã ainda podem ocorrer chuviscos no litoral e o sol vai continuar a brilhar entre a nebulosidade intensa.
O sistema estacionário desaparece do litoral lentamente para dar lugar ao anticiclone e trazer-nos frio e céu limpo até pelo menos dia 13. Agasalhem-se que estamos na véspera do Inverno! :cold::cold::cold:

Se a AEMET não se enganar isto não dura o mês todo.

http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/prediccion_estacional

Bem bom. A saída de hoje continua a confirmar a tendência: Nas semanas de 08/12 a 14/12 (e de 22/12 a 28/12) não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo, portanto, pelo menos 1 sistema frontal vai atravessar o país ou parte dele.

Anticiclone mais débil e muito mais móvel que aquela bolha de 1045mbar.

• Gosto
Comunicado do IPMA:

Informação especial

Comunicado válido entre 2014-12-05 12:48:00 e 2014-12-10 12:48:00

Assunto: Temperaturas mínimas baixas no território do continente nos próximos dias.

A partir de hoje, 5 de dezembro 2014, o território do continente estará sobre a influência de uma massa de ar frio transportada num fluxo de norte proveniente das Ilhas Britânicas e Mar do Norte.

As próximas noites vão continuar frias com temperatura mínima abaixo de 6ºC em todo o território, com exceção do litoral sul do Algarve que terá temperatura mínima entre 6 e 9ºC. Em algumas terras altas das regiões Norte e Centro a temperatura mínima deverá descer ligeiramente abaixo de 0ºC. A partir do fim da próxima semana existe tendência para uma subida da temperatura mínima.

Durante o dia, a temperatura máxima vai variar entre 10 e 15ºC, apresentando valores entre 5 e 10ºC em algumas terras altas das regiões Norte e Centro.

Data de edição: 2014-12-05 12:53:57

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Se a AEMET não se enganar isto não dura o mês todo.

http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/prediccion_estacional

Atenção que isso não é para Dezembro, é para o Inverno todo (Dez-Jan-Fev) e deve ser baseado na sazonal do ECMWF ou do Multi modelo, já gerada no final de Outubro. Eu pessoalmente já deixei de ligar a previsões tão longas, é mais um entretém :)

Já agora a semanal da AEMET/ECMWF, da semana de 8 a 14

Anomalia Precipitação

iGbtBbD.png

Anomalia Temperatura

yxDLIH8.png

Atenção que isso não é para Dezembro, é para o Inverno todo (Dez-Jan-Fev) e deve ser baseado na sazonal do ECMWF ou do Multi modelo, já gerada no final de Outubro. Eu pessoalmente já deixei de ligar a previsões tão longas, é mais um entretém :)

Já agora a semanal da AEMET/ECMWF, da semana de 8 a 14

Anomalia Precipitação

iGbtBbD.png

Anomalia Temperatura

yxDLIH8.png

Desculpando a minha ignorância estes mapas mostram as anomalias para a pouca chuva e para as temperaturas baixas neste periode de dias?

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Desculpando a minha ignorância estes mapas mostram as anomalias para a pouca chuva e para as temperaturas baixas neste periode de dias?

O primeiro mapa é a anomalia na precipitação e o segundo é a temperatura.

Com a chegada e estabilização do Anticiclone dos Açores que lentamente se aproxima do território devemos ter bom tempo com céu limpo e temperaturas frias mesmo sendo negativas em algumas localidades do país, o GFS mostra que o AA se mantem até dia 21! Até lá tudo pode mudar mas esta situação já é comum acontecer! O AA vai-nos livrar de verdadeiras bombas depressionárias e a partir de agora todos os pequenos sistemas depressionários que se costumam alongar do principal até ao sul da Europa vão todos para Itália e o mediterrâneo mais em geral! Há momentos em que as depressões afetam a Europa TODA excepto Portugal.

A partir de hoje já é muito improvável chover por isso vamos ver quantos dias de "seca" vamos ter até ao final do mês...

• Gosto
...o final deste mês será uma caixinha de surpresas!!!

Sempre me causou muita comichão esse tipo de afirmações, "será", "vai ser", etc, e logo em meteorologia, dada a natureza caótica da atmosfera.
Por favor revê as regras muito específicas de participação deste tópico, ponto 2.3:
http://www.meteopt.com/forum/ajuda/condicoes-de-utilizacao

Se acreditas nalguma previsão, muito bem, estamos aqui todos para ler atentamente, mas ... mas exige-se no mínimo algum tipo de fundamentação credível conforme está explicado nas regras.
Se for apenas fé ou palpite, eu também tenho o palpite que depois deste padrão muda para outro. E existe o Seguimento Livre para dar azo aos palpites e desabafos.

Para já nos principais modelos, só se vê sol e sol, ou seja o AA a rondar a PI, mas daqui a alguns dias, iremos ver alguma mudança(depois do dia 10 dez)... o final deste mês será uma caixinha de surpresas!!!
Agradeço fundamentação para depois poder opinar sobre a sua intervenção.

• Gosto
Eventualmente uma frente poderá atravessar Portugal lá para o dia 13/12 quebrando este padrão anticiclónico :rain:

ECM1-168.GIF

gfs-0-168.png