Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Eu só vejo AA desde aqui até aos Estados Unidos, parece uma auto-estrada!
Depois nas janelas de possibilidades parece que a única hipótese é a entrada de algo por Norte/Noroeste mas sempre no longínquo, deve ser no dia de são nunca à tarde:lmao:

O IM previa pontualmente queda de neve em qualquer local do território. Desta vez não há nem metade do frio dessa altura. A de 2009 era de NE, a que estamos a falar agora é uma situação de NO.

Chegaram a cair uns flocos em Vila Real de Santo António e em Gibraleón já em Espanha, por alguns momentos, na manhã do dia 10 de janeiro de 2009.

Eu penso que eles fizeram essa atualização praticamente no próprio dia , porque lembro - me que nos dias anteriores davam possibilidade de queda de neve acima dos 600 / 700 metros .
Mas desta vez a situação é diferente , por isso é que eu disse que se podia sonhar com neve à cota 0

Mas desta vez a situação é diferente , por isso é que eu disse que se podia sonhar com neve à cota 0

Naturalmente que não, só se os modelos estivessem errados de forma brutal a menos de 48h.
Como foi dito atrás, a entrada apesar de fria, é de NW, logo com influência atlântica, assim, apesar do frio bastante razoável nos níveis médios e altos, é escasso nos níveis baixos, muito afectados pelo ar mais "quente" e húmido de origem marítima.

A carta da altitude a que está o nível dos 0º mostra bem essa impossibilidade de sonhar.

O mais baixo que temos sobre o país é cerca de 1000m. Claro que a altitude a que vai nevar é bastante abaixo disso, pois a neve ainda aguenta umas centenas de metros abaixo disso em temperaturas positivas, dependendo da humidade, e sendo de noite sem o solo quente mais um pouco aguenta, mas claro... nunca aguentará 1000 e tal metros de temperaturas positivas sem derreter.
A cota de 600-800m do IPMA está bastante razoável, quem sabe localmente nesse período da madrugada no NE, nas vertentes mais favorecidas e locais mais frios se possa ir um pouco abaixo até dos 500m, mas aí já estamos a ir ao "melhor que se arranja", tendo em conta o que os modelos estão a prever.

12h Sabado -- 12h Domingo

Atenções voltadas á região a norte do Tejo.

Preve-se a chegada de uma bolsa de ar muito frio em altura, associada a uma dperessão centrada a N da Galiza, com uma ondulação nos niveis baixos que se extende para SW sobre o Norte de Pt continental.

Preve-se a norte do Tejo um fluxo de W com entrada de ar de origem marinha, que deverá ser inestabilizado pela presença de ar muito frio acima dos 700-800hpa e pela interacção com o terreno montanhoso.
Sendo assim há possibilidade de precipitação por vezes forte em regime de aguaceiros no litoral.

Nas terras altas poderemos ter periodos de neve moderada acima dos 1200m, descendo a cota até aos 800-900m durante a noite.
A cota poderá ser temporariamente da ordem dos 600-700m em partes da meseta e extremo interior NE/E durante a madrugada de Domingo.
Acima dos 1000-1200m são possiveis acumulações de até 30cm em algumas serras do eixo Marão-Geres e na Estrela.

No Litoral a norte do Cabo Carvoeiro há boas possibilidades de trovoada, especialmente durante a noite e depois na manhã de Domingo.
Apesar do CAPE fraco ( 300-600J/Kg) a massa de ar nos niveis baixos será relativamente quente e humida proporcionando bastante instabilidade numa camada proxima á superficie que o modelo não capta.
O gradiente forte dos 850hpa aos 500hpa e a presença de ar humido pelo menos até aos 700hpa aponta para TT´s até 60 e espera-se bastante forçamento e convergencia nos niveis baixos, assim como divergencia em altura.
O shear será moderado a forte e unidireccional, podendo suportar algum evento de microburst ou rajadas associadas ás células mais fortes.
Tambem é possivel a queda de algum granizo dado o ambiente relativamente seco e muito frio entre os 600/500hpa e os 400hpa.

2unwb.jpg

A cinzento- Neve ( >5-10cm)
A laranja- Trovoada, por vezes moderada acompanhada de granizo e rajadas >50km.h.

Stormy

Na zona da Serra da Freita (1000m de altitude) poderá nevar? E qual sera a melhor altura?

No GFS dá possibilidade de queda de neve acima dos 700m lá

Eu só vejo AA desde aqui até aos Estados Unidos, parece uma auto-estrada!
Depois nas janelas de possibilidades parece que a única hipótese é a entrada de algo por Norte/Noroeste mas sempre no longínquo, deve ser no dia de são nunca à tarde:lmao:

Gostava de ter a tua capacidade de visionamento porque eu vejo coisas diferentes..vê lá que o AA e as autestradas estão tão aqui em cima de nós que agora está aqui a chover e para este fim de semana mais do mesmo.
Se te estás a referir ao Algarve especifica nos teus textos para que região são os teus lamurios.

Boas a todos, descobri por acaso o fórum e até agora estou a adorar! :)
Sabem-me dizer se tenho hipóteses de ver neve na tarde de sábado na Serra do Montemuro, a 1200 metros de altitude? Estou a pensar dar um passeio amanhã e chegar lá acima a meio da tarde, a ver se dá para apanhar alguma neve :D
Gostava mesmo de ver nevar e pelo que me parece das previões no domingo de manhã corro o risco de já não apanhar precipitação.... Que acham?

Gostava de ter a tua capacidade de visionamento porque eu vejo coisas diferentes..vê lá que o AA e as autestradas estão tão aqui em cima de nós que agora está aqui a chover e para este fim de semana mais do mesmo.
Se te estás a referir ao Algarve especifica nos teus textos para que região são os teus lamurios.

Das duas uma, ou tem bola de cristal...ou comprou ao professor caramba uns binóculos... :lmao:

Boas a todos, descobri por acaso o fórum e até agora estou a adorar! :)
Sabem-me dizer se tenho hipóteses de ver neve na tarde de sábado na Serra do Montemuro, a 1200 metros de altitude? Estou a pensar dar um passeio amanhã e chegar lá acima a meio da tarde, a ver se dá para apanhar alguma neve :D
Gostava mesmo de ver nevar e pelo que me parece das previões no domingo de manhã corro o risco de já não apanhar precipitação.... Que acham?

É complicado mas não impossível...

O que acontece é que Sábado á tarde é precisamente o momento em que o frio começa a entrar. Isto significa que as cotas irão descer essencialmente á noite pelo que Sábado, e considerando os pontos mais altos de Montemuro, vamos andar no fio da navalha. Pelo fim da tarde as cotas previstas andarão pelos 1100m / 1200m... ou seja alguma probabilidade, sendo que de noite e primeiras horas da manhã de Domingo aí sim poderemos andar já na ordem dos 600m caso haja precipitação. Contudo há um factor que pode baralhar tudo isto... O frio pode atrasar ou adiantar um pouco... acontece por vezes mesmo faltando poucas horas para o acontecimento.

Bem vindo ao Fórum e boa sorte!

O GFS (06h00) coloca cotas de neve a 500 metros de altitude para o início da manhã de Domingo nas regiões do interior norte e centro, quando ocorrer mais precipitação. Qual a tua opinião Stormy ?

Como há pouco ar frio instalado, e um vento de W á superficie, acho disparatado.
No maximo 600-700m, na madrugada, fruto dessa massa de precipitação arrastar ar frio em altura para a superficie e porque nesse periodo o vento vai estar mais de NW do que W, com maior precurso continental.

Na melhor das hipoteses o inicio da noite de Sabado para Domingo terá menos nuvens, e ai talvez dê para arrefecer um pouco mais antes da chegada da chuva, mas nesse periodo o vento estará de W portanto...

Aposto mais em 600-700m, momentanea e localmentemente, porque de modo geral não descerá muito dos 800m.