12h Sabado -- 12h Domingo
Atenções voltadas á região a norte do Tejo.
Preve-se a chegada de uma bolsa de ar muito frio em altura, associada a uma dperessão centrada a N da Galiza, com uma ondulação nos niveis baixos que se extende para SW sobre o Norte de Pt continental.
Preve-se a norte do Tejo um fluxo de W com entrada de ar de origem marinha, que deverá ser inestabilizado pela presença de ar muito frio acima dos 700-800hpa e pela interacção com o terreno montanhoso.
Sendo assim há possibilidade de precipitação por vezes forte em regime de aguaceiros no litoral.
Nas terras altas poderemos ter periodos de neve moderada acima dos 1200m, descendo a cota até aos 800-900m durante a noite.
A cota poderá ser temporariamente da ordem dos 600-700m em partes da meseta e extremo interior NE/E durante a madrugada de Domingo.
Acima dos 1000-1200m são possiveis acumulações de até 30cm em algumas serras do eixo Marão-Geres e na Estrela.
No Litoral a norte do Cabo Carvoeiro há boas possibilidades de trovoada, especialmente durante a noite e depois na manhã de Domingo.
Apesar do CAPE fraco ( 300-600J/Kg) a massa de ar nos niveis baixos será relativamente quente e humida proporcionando bastante instabilidade numa camada proxima á superficie que o modelo não capta.
O gradiente forte dos 850hpa aos 500hpa e a presença de ar humido pelo menos até aos 700hpa aponta para TT´s até 60 e espera-se bastante forçamento e convergencia nos niveis baixos, assim como divergencia em altura.
O shear será moderado a forte e unidireccional, podendo suportar algum evento de microburst ou rajadas associadas ás células mais fortes.
Tambem é possivel a queda de algum granizo dado o ambiente relativamente seco e muito frio entre os 600/500hpa e os 400hpa.
A cinzento- Neve ( >5-10cm)
A laranja- Trovoada, por vezes moderada acompanhada de granizo e rajadas >50km.h.