ferreira5
Nimbostratus
Mesmo que não neve em Bragança, na Serra da Nogueira neva de certeza! E no Domingo lá vou eu!! aliás também vou amanhã à noite!
Mesmo que não neve em Bragança, na Serra da Nogueira neva de certeza! E no Domingo lá vou eu!! aliás também vou amanhã à noite!
Não será fácil termos neve fora das serras este fim de semana. Como habitual e lógico, nos momentos de frio faltará precipitação, quando chove não haverá muito frio. Cotas abaixo dos 800 m só teremos no interior norte e centro, onde será complicado ocorrer precipitação, devido ao efeito orográfico das serras a barlavento.
Fica um resumo da precipitação no norte do país e as cotas de neve (por experiências passadas optimistas, geralmente tem que se somar cerca de 200 m) do WRF da MeteoGalicia:
Bela notícia para começar o dia... pelos vistos até o IPMA nem no próprio dia acerta uma vez que colocou alerta amarelo para Bragança para os 600-800 metros!
Não é uma questão do próprio dia, há já algum tempo que é isto que os modelos nos mostram. Para haver certeza absoluta de neve em Bragança é preciso uma potente entrada atlântica que encontre uma massa de ar frio instalada, com muita humidade de modo a se "ultrapassar" a barreira montanhosa (não é claramente o caso desta), ou então uma depressão em altitude vinda de nordeste.
A cota de neve prevista pelo IPMA é ligeiramente optimista, como tem sido habitual nos últimos tempos, mas não duvides que qualquer precipitação que ocorra entre as 21h de hoje e as 9h de amanhã será de neve em Bragança. O problema é que será difícil haver precipitação.
Não é motivo para se desanimar, a probabilidade existe, mas acho que não é tão elevada como alguns posts deste seguimento o têm demonstrado. E nas serras nos arredores de Bragança a queda de neve neste fim-de-semana está praticamente garantida.
Depois deste evento de neve e algum frio, o próximo parece estar a desenhar-se para 4ª feira:
ECM
GFS
Nesses quadro vejo é o AA perto de nós e nada mais, mos podem me explicar melhor?