Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
Aviso laranja de vento para a madrugada de segunda feira, rajadas de 100km/h no litoral e ondulação de 6 metros... isto é capaz de causar estragos
E há uma praia mar depois das 01h..
218f44379fee7cf940fc49d1e955b14a.jpg
 
Aviso laranja de vento para a madrugada de segunda feira, rajadas de 100km/h no litoral e ondulação de 6 metros... isto é capaz de causar estragos
Como tenho referido acho um pouco extremo a colocaçºao do aviso laranja, é apenas uma frente como tantas outras que passam por Portugal imagino o que seria se fosse as que habitualmnte passam pelo reino Unido
 
Analise de mesoescala para esta madrugada

IVtFFYh.png


Realça-se que amanhã espera-se uma situação de vento forte á medida que ocorre cavamento da depressão sobre Espanha.
 
Aviso laranja de vento para a madrugada de segunda feira, rajadas de 100km/h no litoral e ondulação de 6 metros... isto é capaz de causar estragos
Importante também estacionar os veículos em locais seguros ou de preferência quem possuir garagem estacionar o seu carro nesse mesmo sitio, pois infelizmente em situações de vento forte já tem havido carros que por exemplo sofrem com quedas de árvores.
 
Para a noite de amanhã teremos uma conjugação sinóptica favoravel a uma situação de vento significativa..

Uma nova perturbação em altura deverá descer, criando forçamento dinamico e advecção de ar muito frio em altura, que deverão dinamizar os processos de ciclogenese associados ao campo depressionario colocado sobre Espanha.
O aumento do gradiente berometrico e o alinhar do fluxo em regime de advecção fria de N desde a sfc aos 500hpa, com velocidades de 100km.h aos 850hpa e até 180-200km.h aos 500hpa, deverá gerar um ambiente favoravel á ocorrencia de rajadas pontualmente severas em especial nas terras mais expostas e litoral.

O forçamento dinamico e o arrefecimento em altura poderão gerar uma ou duas linhas de convecção forçada que poderão transportar por turbulencia vertical algum do momento associado ao fluxo em altitude..

De um modo geral são possiveis rajadas de 100-130km.h em especial nas terras altas do interior norte e centro.

Não se descarta a ocorrencia de granizo ou precipitação pontualmente forte com alguns whiteouts a cotas acima dos 500m.
 
O GFS continua a prever os mesmos valores de vento, velocidade media pode tocar nos 65/70 km/h na próxima madrugada.
Nas Berlengas, pode chegar aos 75 km/h, valores espectaculares, embora perigosos.
Aqui para o meu concelho, muito atenção á estrada do Guincho,N247(Malveira da Serra-Cabo da Roca), Marginal e A16 junto a Alcabideche.

14id5x5.gif
 
Última edição:
Nas próximas hora iremos assistir à subida das cotas de neve para valores um pouco superiores a 1000/ 1200 m, culminando com a passagem de uma frente fria que tratará de eliminar o manto branco acumulado nas cotas mais baixas. Nas cotas mais elevadas a neve continuará a acumular-se. Após a passagem da frente fria volta a entrar uma massa de ar frio, mas em princípio com precipitação muito residual.

O próximo foco de interesse para neve a cotas pouco habituais é a madrugada da próxima 3ª feira, quando as cotas deverão ser semelhantes às registadas esta noite, mas com menores quantidades de precipitação.
 
Acabo de chegar do passeio dominical entre Portugal e a Galiza... muita neve em especial no Riós e As Ferreiras (Ourense)... :D

Os mapas da meteogalicia fazem-me sonhar:

Hoje à noite:
getImaxeN.action


As baixas presións iranse movendo polo Golfo de Biscaia cara ao continente europeo, afastándose de Galicia e deixando un corredor de ventos intensos do norte. Así, na primeira metade do día teremos os ceos cubertos con chuvias febles. Á tarde, coa entrada do aire frío, quedaremos nunha situación de chuvascos xeneralizados, máis intensos na metade norte, que serán de neve nos 800 metros, baixando a cota ós 500-600 metros pola noite. As temperaturas ascenderán, particularmente as mínimas, aínda que notaremos un forte descenso a partir de media tarde. Os ventos soprarán de compoñente sur nas primeiras horas, virando a norte co avance do día e acadando forte intensidade no litoral e zonas altas do interior.

Mapa para 3ª feira:

getImaxeM.action


Tralo paso da fronte durante a noite do luns ó martes, quedaremos durante este día afectados polos chuvascos postfrontais. Deste xeito, agárdanse intervalos anubrados con chuvascos, que serán de neve por riba dos 600 metros. As temperaturas mínimas continuarán sen cambios, volvendo a xear en zonas de interior; as máximas sufrirán un lixeiro descenso. Os ventos soprarán do noroeste, en xeral, moderados, con intervalos fortes no litoral.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.