Estive a ver os vários modelos e reparei numa coisa. As depressões andam muito altas em latitude nos próximos 10 a 15 dias.
A minha dúvida prende-se com isto: com um Ártico tão quente, a norma nestes últimos anos, será natural que as depressões estejam tão subidas nesta fase do ano.
Os tradicionais anticiclones, associados ao frio polar, às temperaturas negativas do cinturão polar, não se observam nos modelos.
Com isto, formam-se depressões tão setentrionais que permitem uma subida dos anticiclones tropicais ao redor do hemisfério norte.
A meu ver, a quebra do padrão atual só se dará daqui a umas semanas, quando o ártico arrefecer para valores próximos ao normal e com isso as depressões se formem e corram a latitudes mais baixas.
Faço uma análise muito básica, mas atenta a determinados pormenores como os referidos. Certamente alguns de nós poderão ajudar nesta leitura...
If there is a particularly large-scale melt of Arctic sea ice in summer, as observed in recent years, two important effects are intensified. Firstly, the retreat of the light ice surface reveals the darker ocean, causing it to warm up more in summer from the solar radiation (ice-albedo feedback mechanism). Secondly, the diminished ice cover can no longer prevent the heat stored in the ocean being released into the atmosphere (lid effect). As a result of the decreased sea ice cover the air is warmed more greatly than it used to be particularly in autumn and winter because during this period the ocean is warmer than the atmosphere.
The warming of the air near to the ground leads to rising movements and the atmosphere becomes less stable. One of these patterns is the air pressure difference between the Arctic and mid-latitudes: the so-called Arctic oscillation with the Azores highs and Iceland lows known from the weather reports. If this difference is high, a strong westerly wind will result which in winter carries warm and humid Atlantic air masses right down to Europe. In the negative phase when pressure differences are low, cold Arctic air can then easily penetrate southward through Europe without being interrupted by the usual westerlies, as has been the case frequently over the last three winters. Model calculations show that the air pressure difference with decreased sea ice cover in the Arctic summer is weakened in the following winter, enabling Arctic cold to push down to mid-latitudes.
Eu percebo isso, mas parece-me que as latitudes mais baixas ficarão sempre acima dos 45ºC de latitude, ou seja acima da península ibérica.Geralmente a correlação é inversa, principalmente no inverno, quanto maior for a perda de gelo durante o verão, maior é a probabilidade de formação de anticiclones polares, e consequente negativização da AO, e maior a quantidade de frio ártico enviada para latitudes mais baixas:
Eu percebo isso, mas parece-me que as latitudes mais baixas ficarão sempre acima dos 45ºC de latitude, ou seja acima da península ibérica.
Acima disto é que temos visualizado depressões mais intensas e com uma zonal mais estável por lá.
E acima de tudo, eu referia-me a esta fase inicial do outono, em que o Ártico está ainda quente relativamente ao normal e por isso as depressões estão mais activas em pleno pólo norte, acima dos 60º N.
No início de outono é relativamente normal que a circulação zonal esteja por latitudes elevadas (também é perfeitamente normal o seu contrário). Mas para te dar um exemplo, o anterior máximo de degelo no verão ocorreu em 2009, ao qual se seguiu o melhor inverno dos últimos anos, com índices AO e NAO extremamente negativos.
Amanhã para o fim do dia, penso que já deve chover no Norte
Podemos esperar chuva já amanhã ao fim do dia?
REGIÃO NORTE:
Céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo
nas regiões do interior até meio da tarde.
Períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do meio da manhã.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado
(15 a 30 km/h) de sudoeste nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura mínima.
REGIÕES CENTRO E SUL:
Céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito
nublado e com ocorrência de chuva fraca ou chuvisco no litoral
a norte do Cabo Carvoeiro a partir do meio da tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h).
Neblina ou nevoeiro matinal.
Não sei qual a lógica destes dois post's, no primeiro dizes que pensas que poderá chover, no outro já não sabes?
Importa ainda dizer que este cenário surgiu em vários modelos na run das 12h mas no GFS existe um bloqueio mas é outro tipo de bloqueio, situado na Gronelândia e não é muito expressivo, porque se expande pouco !
Em termos de precipitação esta run do ECM daria precipitação essencialmente no Norte e litoral Centro, geralmente em forma de aguaceiros.
Apesar de tudo e não dar precipitação aqui para o sul não deixa de ser um sinal positivo, que esperemos que seja para manter nas proximas runs !