Ainda em relação aos modelos até estranho ninguém falar sobre isso, mas já repararam que aquela precipitação que falam relativamente ao dia de amanhã, segundo o GFS, chega á zona de Lisboa (mas não pisa terra), depois desce ao longo do litoral alentejano e depois do litoral algarvio.
Ou seja assim que pisarem terra as células deverão morrer quase instantaneamente !
Não precebo muito bem a ideia dos modelos, mas tambem mostram igualmente uma modificação da massa de ar sobre o Interior...
Segundo os perfis verticais no wetter3, há divergencia nos niveis altos, mas nos niveis médios há alguma convergencia, que pode forçar ar mais seco para baixo, piorando as condições para a instabilidade..
Basicamente esta assinatura no perfil vertical corresponde a uma frente fria nos niveis altos..
Possivelmente, devido ao fraco forçamento sinoptico á superficie, havia uma frente fria a oeste que se dissipou, mas em altura ainda sobram os restos da estrutura frontal.
Deve ser esta a explicação para o que os modelos colocam...mas whatever...
Na minha opinião, amanhã e 5f, poderemos ter algumas células ou linhas de instabilidade fortes o suficiente para deixar alguma trovoada e alguns aguaceiros moderados.
Tambem caso haja aquecimento diurno suficiente, e dado que em altura deverá entrar ar mais frio, é possivel que ocasionalmente rebentem algumas células isoladas pelo pais..que devido a condições dinamicas em geral fracas, não deverão dar mais do que uns aguaceiros moderados..