A cada run que passa é uma machadada na chuva aqui para o Algarve ....
Infelizmente tenho de concordar ...
A cada run que passa é uma machadada na chuva aqui para o Algarve ....
Há possibilidade de trovoada para esta noite aqui no norte litoral?
Boas!
Tenho andado um pouco afastado, mas agora que começam aquelas que são as estações que mais gosto, cá estou eu.
Tenho esta questão a colocar, notei que os meteogramas por localidade não estão disponíveis, pelo menos no meu browser, já não existem ou é problema meu?
Obrigado
Efectivamente, Aurélio.
Surgiu nos modelos e ensembles a hipotese de haver um impulso no jet gerado pela depressão na Irlanda em conjunto com uma ciclogenese na Terra Nova.
Esse impulso criaria uma short-wave que poderia ampliar o nosso cavado para SW, interagindo com uma massa de ar tropical impelida desde uma onda tropical ao longo dos ultimos dias, pela Nadine e por uma ULL a sudoeste das Canárias.
Se tal ocorrer podem haver varios cenários, os mais extremos, dependendo da força da Nadine, chegam a empurra-la a ela e a toda aquela carga de ar tropical para norte, o que daria num evento de precipitação, trovoada e vento muito significativo.
Para esse cenário temos por exemplo o modelo dinamico tropical LBAR e mais umas 3 ou 4 perturbações do GEFS.
O cenário mais tranquilo e mediano seria apenas que o cavado ampliasse um pouco de modo a interagir mais calmamente com o ar tropical, gerando precipitações generosas mas normais pelo sul de Pt e Andaluzia.
Desde ontem que se tem vindo a aprofundar esta hipotese...acompanharemos com toda a atenção o evoluir das proxima saidas...
Só acho uma coisa estranha, na direcção do vento, segundo o ECM será de nordeste/norte.
Ciclogenese no Golfo de Cadiz
Se o vento no Sotavento for de Norte ou Nordeste, esqueçam a chuva ... caso seja de sul, então podem contar com muita precipitação porque quer dizer que a depressão entra por aqui e não pelo Golfo de Cadiz ... mas creio que não vale a pena alimentar grandes esperanças.
Fiquei a saber á pouco que no Aeroporto de Faro ontem nem sequer existe registo de precipitação ...