A frente hoje em principio não será muito activa..mas os modelos preveem a possibilidade de ocorrer bastante precipitação orografica nos pontos altos quer do interior norte e centro quer na serra Algarvia.
Na possibilidade da haver convecção embebida, esta não será muito profunda, pois não há instabilidade termodinamica suficiente.
No entanto, dado os valores elevados de agua precipitavel, especialmente na região centro e sul, e tambem o shear forte associado a um fluxo intenso na média e alta troposfera, qualquer célula embebida poderá gerar periodos de chuva moderada a forte e algumas rajadas de vento naordem dos 40 a 60km.h.
No extremo NW, em regime pós frontal, há um periodo com condições para convecção mais intensa a partir das 18h de hoje até ás 06h de amanhã, com a possibilidade de trovoadas dispersas, moderadas, podem ser acompanhadas de algum granizo especialmente na faixa litoral ( Aveiro-Porto-Vila do conde-Caminha).
A frente completará a passagem pelo pais na manhã de amanhã, e começará a interagir com uma pluma de ar tropical sobre o Golfo de Cadiz, assim como com uma short-wave em estrangulamento procedente de SW.
Esta interacção reforçará as condições dinamicas e é possivel que haja um reforçar da actividade da frente.
A posição da região de maior instabilidade será a S/SE do Algarve, mas é possivel que uma porção do sul do Algarve e faixa terminal da bacia do Guadiana consigam alguma chuva eventualmente moderada ao longo do fim da manhã e inicio da tarde.