Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

O GFS coloca cerca de 26 mm em Olhão e 36 mm em Vila Real de Santo António, para Setembro não está nada mau. O ECM na run das 12 coloca alguns picos de 100 mm/12 h, e tem mantido esta tendência já há 3 dias e cada vez mais estamos mais perto.

A run da ECM 12Z continua muito igual. Bastante precipitaçao sexta e depois no fim de semana. Aliás esta run tmb mete alguma precipitação a chegar ao norte vamos ver. A partir do inicio da proxima semana ainda muita incerteza

O GFS coloca cerca de 26 mm em Olhão e 36 mm em Vila Real de Santo António, para Setembro não está nada mau. O ECM na run das 12 coloca alguns picos de 100 mm/12 h, e tem mantido esta tendência já há 3 dias e cada vez mais estamos mais perto.

Sim o ECM tem mantido sempre a mesma tendência, o que é bom, mas vamos esperar dado que ainda falta alguns dias e quando se trata de cut-offs todo o cuidado é pouco.
Os ultimos modelos a sairem não fugiram muito da configuração actual, do ECM excepto na hora de entrada ...

Para já o que mostra o ECM é já muito bom para Setembro, e resta esperar que assim continue com esta tendencia até ao dia e não tira tudo quando estivermos quase a chegar, mas tenho a sensação que o ciclone tropical Humberto ainda terá muita influencia do desenrolar deste processo !

Entretanto o norte continua a arder, com aquela trovoada do outro dia apenas acumulei 1 mm, as temperaturas vão andar durante a semana toda nos 32ºC por cá, enfim e sem fim á vista, apenas sol e calor, a situação começa-se a agravar e muito.

Entretanto o norte continua a arder, com aquela trovoada do outro dia apenas acumulei 1 mm, as temperaturas vão andar durante a semana toda nos 32ºC por cá, enfim e sem fim á vista, apenas sol e calor, a situação começa-se a agravar e muito.

eu acho que no norte estamos a ter um dos veroes mais secos dos ultimos anos . e pelo que vejo ameaca eternizar - se . comeco a temer a repeticao de 2011 em que o verao entrou por outubro dentro.

Boa noite.

Apenas quero relembrar que já tivemos Verões piores do que este nos últimos 10 anos!
Por favor não comecem com alarmismos desnecessários, temores, pressentimentos e coisas do género. É um fórum, cada um diz o que quer e o que pensa mas no entanto um pouco de bom senso e de preferência fundamentada, porque quem abre este link parece que vem ai o terror. Reconheço que já fazia falta uma chuva, principalmente para o Sul.
Ainda nem entramos no Outono...pois para aqueles que andam distraídos ainda é Verão por isso é perfeitamente natural ainda haver dias quentes mas nada de anormal..mais do que 5 dias já começa a ser algo incerto, quanto mais o resto de Setembro e já nem falo Outubro...mas digam o que quiserem. ;)

O Ensemble do GFS piorou imenso, e apesar de quase todos os modelos modelarem a precipitação, apenas o ECM vê aquela precipitação toda numa espécie de sistema frontal no Sábado de manhã, mas já nem mostra o ligeiro cavamento da depressão, não sei de onde tira aquela chuva toda ...

Começo a verificar uma tendencia para no Sábado não haver cavamento e o AA empurrar a depressão ligeiramente para leste, isso parece ser ainda mais claro no GEM e no UKMO !

Só espero que quando chegar a hora não desapareça tudo ....
Os ensembles já estiveram melhores :angry::angry::angry:

O Ensemble do GFS piorou imenso, e apesar de quase todos os modelos modelarem a precipitação, apenas o ECM vê aquela precipitação toda numa espécie de sistema frontal no Sábado de manhã, mas já nem mostra o ligeiro cavamento da depressão, não sei de onde tira aquela chuva toda ...

Começo a verificar uma tendencia para no Sábado não haver cavamento e o AA empurrar a depressão ligeiramente para leste, isso parece ser ainda mais claro no GEM e no UKMO !

Só espero que quando chegar a hora não desapareça tudo ....
Os ensembles já estiveram melhores :angry::angry::angry:

Curiosamente, nesta run das 06 é muito parecida à do ECM, coloca uma valente chuvada embora seja no mar, a diferença está que a depressão no GFS está mais a sul do que no ECM é essa a única diferença, o GFS está muito saltitante e o ECM continua certinho em todas as runs é o modelo que tem alterado muito pouco e estamos só a 96 horas, e é neste intervalo que o modelo é melhor em relação aos outros. Neste campo de incertezas, neste momento o ECM tanto pode dar 100-0 aos outros modelos como ser o contrário. Se isto no GFS anda mal para os algarvios, para os Espanhóis está pior ainda. O ECM é o que beneficia mais todo o Golfo de Cádiz, por isso, vamos aguardar.

Curiosamente, nesta run das 06 é muito parecida à do ECM, coloca uma valente chuvada embora seja no mar, a diferença está que a depressão no GFS está mais a sul do que no ECM é essa a única diferença, o GFS está muito saltitante e o ECM continua certinho em todas as runs é o modelo que tem alterado muito pouco e estamos só a 96 horas, e é neste intervalo que o modelo é melhor em relação aos outros. Neste campo de incertezas, neste momento o ECM tanto pode dar 100-0 aos outros modelos como ser o contrário. Se isto no GFS anda mal para os algarvios, para os Espanhóis está pior ainda. O ECM é o que beneficia mais todo o Golfo de Cádiz, por isso, vamos aguardar.

Muito parecida?
não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra, já começa com o AA ( para variar ) a empurrar a cut-off mais para leste, aliás já a sufoca de tal modo empurrando-a para sul e sueste que a tadinha nem quase se forma, pois não mostra cavamento, o ECM ainda mostra, e depois o GFS apenas mostra alguma chuvinha, quanto tá ali .. uns 5 mm, deve ser até tirar o resto que falta ... e depois de Sábado de madrugada nem existe mais nada ao contrário do ECM !
É que nem tem nada a ver uma com a outra !

Pois o GFS já começou com as rebaixadas ou seja já não está nem metade daquilo que previa e não me admiro que tire o resto!! o ECM para variar vai ir atrás como faz quase sempre ainda mais numa cut off... quanto as queixas do pessoal do Norte não percebo só no inverno choveu quase pelo ano inteiro que direi eu que apenas Março esteve acima da média em precipitação todos os outros meses foi abaixo, quanto a chuva não a vejo a quase 3 meses :(

Pois o GFS já começou com as rebaixadas ou seja já não está nem metade daquilo que previa e não me admiro que tire o resto!! o ECM para variar vai ir atrás como faz quase sempre ainda mais numa cut off... quanto as queixas do pessoal do Norte não percebo só no inverno choveu quase pelo ano inteiro que direi eu que apenas Março esteve acima da média em precipitação todos os outros meses foi abaixo, quanto a chuva não a vejo a quase 3 meses :(

Por aqui não chove há 5 meses, sim 5 meses, sendo que a precipitação no inicio de Abril e Maio foi completamente insignificante, e parece olhando aos modelos que tudo está dependente da existencia desta cut-off, se esta for anulada pelos modelos o AA vai conseguir vir para cima de nós, outra vez, e em vez de chuva ainda acabamos por ter calor, mas esperemos que seja o GFS a retroceder e não o ECM, mas já vi este filme este ano e o GFS ganhou face ao ECM !

Realçe ainda que durante a Quinta e Sexta á tarde existem condições para aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior em especial nas Serras Algarvias !

Aqui na minha zona nao tenho queixas. Choveu bem ate Junho e depois ainda tivemos um ou outro dia com chuva, sendo que em Julho chegou a chover 30\40 mm num dia por isso, nao me parece nada de anormal... Agora esperemos para ver os proximos tempos, porque a partir de agora o normal é que as temperaturas comecem a baixar e comecem a aparecer as primeiras chuvas. Quanto a esta cut-off, parece-me que mais uma vez o GFS vai ganhar. O GFS tem vindo a cortar cada vez mais na precipitaçao e quase que aposto que o ECM vai seguir o GFS já na proxima run das 12Z. Aguardemos.

Bem, de facto aqui no Norte este ano hidrológico que acaba agora em 30 de Setembro até tem sido bem generoso, aqui na minha localização já estou acima da média ( média Porto-S Gens anda pelos 1200 e pouco milímetros anuais ) eu já levo mais de 1400 mm , zonas do Minho também com elevados índices de pluviosidade, muito locais já superam os 2500 mm anuais, tem sido um ano bem regado de uma forma "geral" aqui no Norte.

Ainda outro dia fui ao Gerês e o que não falta lá é água..., que até escorre para a estrada...isto em pleno Verão.:thumbsup:

É normal a partir deste mês começarem as primeiras chuvas de Outono, em especial no Norte, mas isso é ( em princípio) mais para o fim do mês...

Este possível evento que se avizinha irá beneficiar mais o Sul, contudo, tenho a sensação que a cut of não está numa posição " ideal" para mais instabilidade, e parece-me demasiado a sul, o que não impedirá a ocorrência de alguns aguaceiros no extremo sul do País.

Sim o inverno foi chuvoso, abril foi normal e maio começou a ser um pouco seco, junho foi seco, julho choveu alguma coisa pouca, mas o pior foi mesmo agosto com 0 mm, coisa que no norte não é muito normal, com aquela trovoada o outro dia apenas tive 1 mm o que não chega pra nada, este mês a média de Ponte de Lima é de 95 mm, olhando para os modelos parece que vou mesmo acabar com 1 mm este mês!!