Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Eu já nem ligo aos modelos, é cada um por si, raramente há concordância entre eles. Neste momento discrepância total entre GFS e ECM, com o ECM a colocar instabilidade a partir de dia 13 e o GFS a não ver nada disso... :unsure:
 
Bom dia, sai mais um picasso do mestre de criação de cut-offs a Sudoeste de Portugal e bela criação do ECMWF !
Apenas o UKMO aparenta ter uma sinóptica semelhante ao ECM, mas todos os outros modelos não mostram nada disso .... apenas aparenta existirem condições para trovoadas no interior algarvio entre Quarta e Sexta !
Mais umas imagens para a prosperidade e também uma forma de se avaliar a fiabilidade dos modelos, nos períodos de transição e não transição !



Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us
 
Bela enxurrada... manchas de 100mm/m2 em 12hr. :rain:

Há uma zona de baixas pressões relativas frente a marrocos e demasiado perto do continente africano para que nos afecte. Não sabemos quanto tempo se vai manter e se será a precursora de uma situação semelhante a essa.

Se reparar-mos continua a fluir humidade de zonas tropicais através do norte da mauritânea-argelia-marrocos e que vai em direcção ao levante espanhol.

qjdb.jpg
 
Bela enxurrada... manchas de 100mm/m2 em 12hr. :rain:

Pois, mas infelizmente já sabemos qual a fiabilidade destas previsões e que o ECM é mestre na criação de cut-offs ainda para mais nesta altura do ano !
Apenas coloquei aqui para ficar a prosperidade, e não cair em esquecimento se mais uma vez o ECM falhar como falhou redondamente no outro evento ... embora esse fosse para o Norte e Centro !
 
Afinal, o GFS também tem membros a concordarem com o ECM.

15684300_uykCi.jpeg


Aliás, o ensemble do ECM não está tão diferente da operacional tem a dita depressão a sul do Algarve, logo é quase uma certeza que a depressão vai existir, agora qual vai ser a zona mais afectada se é o Algarve, Cádiz ou Marrocos, aí a história ainda não está esclarecida.

Eu acredito num cenário destes mais tarde ou mais cedo no Algarve e tenho vários factores que levam-me a isso: época dos furacões relativamente calma e o pico da época é já na 3ªfeira e até agora não tem passado de umas mini tempestades tropicais que morrem passados 2 a 3 dias e às vezes nem isso e a energia tropical acumulada tem que ir para algum lado, outro factor a ter em consideração é a temperatura da água do mar no Golfo de Cádiz, outro factor é o longo período sem chover que já levamos e normalmente quando assim é, vem logo uma cut-off para equilibrar isto.
 
Á primeira vista parece que o ECM segue na mesma linea, e mesmo o GFS cada vez tem mais perturbações a indicarem chuva a partir dos dia 13/14 !
 
Meteograma para Olhão (GFS 12)

15686774_TebJ5.jpeg


Há tanto tempo que não via um meteograma com alguns membros doidos.

O ECM continua a dar bastante precipitação, embora nesta run não tenha colocado picos de 100 mm/m2 a ter algumas semelhanças com Setembro de 2008.
 
Meteograma para Olhão (GFS 12)

15686774_TebJ5.jpeg


Há tanto tempo que não via um meteograma com alguns membros doidos.

O ECM continua a dar bastante precipitação, embora nesta run não tenha colocado picos de 100 mm/m2 a ter algumas semelhanças com Setembro de 2008.

Neste momento isso é completamente irrelevante nos modelos o importante é que caso venha a acontecer surgirá após uma corrente de leste, logo as SST vem elevadas a sul do Algarve, ao mesmo terá havido uma descida da temperatura que elevará o vapor de água (se estiver a dizer asneira corrijam), e imensa energia concentrada a sul do Algarve conforme indicam o CAPE/LI Index, e portanto muito actividade convectiva que sugere uma muito maior imprevisibilidade no que toca á situação !
Penso que será muito importante que a depressão se mantenha isolada, ou seja, deverá existir uma crista sobre o Norte de Portugal para evitar que toda a energia associada seja capturada por algum cavado a Norte de Portugal !

Penso que as próximas 48 horas sejam cruciais para o desenrolar deste processo e esperemos que não aconteça o mesmo que aconteceu com o Norte e Centro !

Já agora penso que na Quarta e Quinta possam surgir alguma célula no interior Algarvio, em especial na Quinta, e depois na Sexta já surgiriam os aguaceiros e trovoadas no sul do país que no Sábado se prolongariam á região Centro do país !
 
Penso que esta saida das 18h do GFS será a saida mais próxima que me lembro ( em relação a um presumivel eveno entre Sexta a Segunda) face ao ECM, sendo a maior divergência no que toca ao dia de Sexta Feira !

Aguardemos .....