Boas..
Para amanhã temos possibilidade de aguaceiros e trovoada em especial no Baixo Alentejo e Algarve, com maior expressão nas serras do Caldeirão-Monchique, e eventualmente na região de Barrancos-Sierra Morena ( Fronteira ES-PT).
Em altura um potente anticiclone com uma extensa área de subsidência associada coloca-se sobre a região norte/centro criando-se uma situação de tempo seco e quente sobre a região.
Mais a sul, um cavado em fase de estrangulamento extende-se desde o interior da PI para SW até ao Atlantico a SW de Sagres, onde se isola uma cut off.
Associado a este cavado/cut temos uma bolsa de ar mais frio que cobre a região Sul nos níveis altos.
Á superfície temos um vortice ciclónico no Golfo de Cadiz e um Anticiclone que se extende sobre a Baia de Biscaia e a metade norte da PI.
Entre os dois gera-se um forte fluxo de E nos níveis baixos/médios com entrada de ar seco vindo de Espanha/Africa sobre o território excepto no Sul, onde é transportada uma camada de ar extremamente húmido vinda do Mediterraneo nos níveis baixos.
SUL
O perfil vertical na região sul prevê-se bastante estratificado, com ar mais frio ëm altura, uma dry layer nos níveis médios de origem Africana e uma camada superficial de ar Mediterraneo húmido e instável.
Apesar da dry layer, extensa e com efeito inibidor da convecção, a presença de ar frio em altura e de ar muito quente e húmido á sfc gera MLCAPE bastante razoável ( 600-1200J/Kg) com 0-30CAPE que poderá atingir 1-1.5KJ/Kg.
Apesar de haver pouco forçamento dinâmico, espera-se que o efeito orográfico das serras Algarvias e da Sierra Morena ( Espanha) possam gerar alguns focos convectivos que depois migrariam para oeste sobre o Algarve/Baixo Alentejo.
Outro foco para a iniciação seria a convergência presente ao longo de uma dry line que se encontra entre Sines e a zona do Alqueva ( separando o ar mais seco a norte do ar húmido a sul), também alguma convergência associada ás brisas de W/NW ao longo da costa Vicentina poderiam gerar focos convectivos quer na serra de Monchique quer no Alinhamento Grandola-Cercal.
Qualquer célula que surja poderá gerar granizo e precipitação localmente moderada a forte, mas as condições não parecem para já condutivas para convecção organizada/severa dado a falta de shear e de forçamento dinâmico.
Amarelo
-Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Possibilidade de granizo ( baixa)