Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

O GFS vai manter, vão ver :D

O GFS nesta run das 0Z continua a colocar precipitaçao na regiao sul e parte da centro entre sex\sab e até terça... Vamos aguardar... Coloca cerca de 30 mm no Algarve nesses dias, o que já não era mau de todo... Aqui para a minha zona, é esperar por melhores dias... Se calhar daqui a umas semanas começámos a dizer que estamos fartos de chuva e queremos é o sol... :D
 
Bom isto está a ficar muito confuso nos modelos pois neste momento, sendo hoje Quarta Feira ainda não sabem o que fazer com a chamada depressão isolada "Cut-off", quando esta na Sexta estiver próximo da costa africana, havendo neste momento a dúvida se ela vai ficar realmente isolada, presa entre o mar e a costa africana; se irá tomar um movimento para Nordeste como indicava anteriormente o ECM aproximando-se na Peninsula Ibérica, ou no pior dos cenários rumará para leste sendo empurrada pelo AA !

O ECM não foge muito daquilo que indicava na run de ontem das 12h.
O GFS não indica grande quantidade de precipitação mas prolonga a precipitação ao longo dos primeiros dias da semana, e de todos os modelos parece ser o mais interessante no dia de hoje, sendo que os membros do ensemble acompanham a saida operacional do dia de hoje, inclusive a run de controlo.
Os restantes modelos com excepção do UKMO, também indica a presença da cut-off algures a sul/Sueste/Sudoeste de Portugal durante o fim de semana, e os primeiros dias da próxima semana.

Como disse o meteorologista da RTP no Bom Dia Portugal, ainda está tudo um bocado incerto e o melhor será indo acompanhando a situação.

Neste momento no Algarve tanto podemos ter tudo, ter alguma coisa ou não termos nada ....
 
Pois, de facto é melhor ir acompanhando a situação porque o IPMA, por exemplo aqui para a minha zona, retirou tudo passando de chuva e tempo mais fresco a dias de céu pouco nublado ou limpo, enquanto outros sites continuam a apontar para aguaceiros e trovoadas a partir da tarde de Sábado até Segunda-feira com temperaturas máximas até bastante elevadas. :huh:
 
Agora, para mim é começar a olhar para os mesoescalares como o Hirlam, Aladdin e Arome e já nem vale muito olhar para o GFS ou ECM porque andam no tira e põe, mais logo o Hirlam já atinge as 13h de sábado e isso é bom porque vamos ter mais certezas, porque é no sábado de madrugada que se prevê mais precipitação, a ver vamos.

Também, este ano é um pouco mais cedo do que é normal acontecer, o normal é existir uma cut-off na última década do mês e não a meio do mês como esta e isso pode ter algum significado.
 
Recuso-me a comentar os modelos....:huh:
Cada RUN algo diferente que já me está a dar a volta aos miolos!!!
Talvez amanhã eles comecem a estar em sintonia para o fim de semana. :thumbsup:
 
Boas..

Para amanhã temos possibilidade de aguaceiros e trovoada em especial no Baixo Alentejo e Algarve, com maior expressão nas serras do Caldeirão-Monchique, e eventualmente na região de Barrancos-Sierra Morena ( Fronteira ES-PT).

Em altura um potente anticiclone com uma extensa área de subsidência associada coloca-se sobre a região norte/centro criando-se uma situação de tempo seco e quente sobre a região.
Mais a sul, um cavado em fase de estrangulamento extende-se desde o interior da PI para SW até ao Atlantico a SW de Sagres, onde se isola uma cut off.

Associado a este cavado/cut temos uma bolsa de ar mais frio que cobre a região Sul nos níveis altos.

Á superfície temos um vortice ciclónico no Golfo de Cadiz e um Anticiclone que se extende sobre a Baia de Biscaia e a metade norte da PI.
Entre os dois gera-se um forte fluxo de E nos níveis baixos/médios com entrada de ar seco vindo de Espanha/Africa sobre o território excepto no Sul, onde é transportada uma camada de ar extremamente húmido vinda do Mediterraneo nos níveis baixos.

SUL

O perfil vertical na região sul prevê-se bastante estratificado, com ar mais frio ëm altura, uma dry layer nos níveis médios de origem Africana e uma camada superficial de ar Mediterraneo húmido e instável.

Apesar da dry layer, extensa e com efeito inibidor da convecção, a presença de ar frio em altura e de ar muito quente e húmido á sfc gera MLCAPE bastante razoável ( 600-1200J/Kg) com 0-30CAPE que poderá atingir 1-1.5KJ/Kg.

Apesar de haver pouco forçamento dinâmico, espera-se que o efeito orográfico das serras Algarvias e da Sierra Morena ( Espanha) possam gerar alguns focos convectivos que depois migrariam para oeste sobre o Algarve/Baixo Alentejo.
Outro foco para a iniciação seria a convergência presente ao longo de uma dry line que se encontra entre Sines e a zona do Alqueva ( separando o ar mais seco a norte do ar húmido a sul), também alguma convergência associada ás brisas de W/NW ao longo da costa Vicentina poderiam gerar focos convectivos quer na serra de Monchique quer no Alinhamento Grandola-Cercal.

Qualquer célula que surja poderá gerar granizo e precipitação localmente moderada a forte, mas as condições não parecem para já condutivas para convecção organizada/severa dado a falta de shear e de forçamento dinâmico.

xpCANbM.png


Amarelo
-Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Possibilidade de granizo ( baixa)
 
Para quem dizia que para o norte não vinha nada...curiosa esta previsão:

Previsão para sábado, 14.setembro.2013

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros na região Norte e na região Sul, com condições favoráveis
à ocorrência de trovoada.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do quadrante
oeste, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) de sueste no
Algarve até ao final da manhã e de noroeste no litoral a norte do
Cabo Carvoeiro durante a tarde.
Pequena descida da temperatura mínima no litoral da região Centro.
Pequena descida da temperatura máxima.

METEOROLOGISTA: Ricardo Tavares.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 11 de setembro de 2013 às 11:20 UTC
 
E o GFS tirou tudo... Restam possivelmente alguns aguaceiros no Algarve...
E o ECM deve ir atras na proxima run. Enfim... No entanto parece-me que o Verão tem os dias contados... Mais umas duas semanas e devemos ter as primeiras entradas Atlanticas... Isto é mais uma intuiçao do que baseado em modelos, mas espero que esteja correto. Tou a ficar um bocadinho farto do calor...
 
Se calhar ainda vai mas é estar um belo dia de praia ... amanhã será a machadada final !

Tudo, tudo tirou o ECM nesta run ... não sobrou nada, pronto vá lá sobrou uma pingas !

Continue seca infernal !
 
Há espaço para surpresas... há aguaceiros e o sistema frontal de sábado bastante activo também continua no mesmo sítio. Alguém acredita que o Humberto vai pregar os saltos que estão nas cartas do europeu?
 
Há espaço para surpresas... há aguaceiros e o sistema frontal de sábado bastante activo também continua no mesmo sítio. Alguém acredita que o Humberto vai pregar os saltos que estão nas cartas do europeu?

Mas qual Humberto?

Isso já nem interessa nada ... ele vai virar para Oeste na Sexta ou no Sábado, o AA vai assassinar a cut-off, ela vai arranjar energia onde ?
 
Há espaço para surpresas... há aguaceiros e o sistema frontal de sábado bastante activo também continua no mesmo sítio. Alguém acredita que o Humberto vai pregar os saltos que estão nas cartas do europeu?

Não é nenhuma frente, é uma linha de instabilidade:thumbsup: