Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Desde Outubro a Setembro deste ano tive (para complementar o ano hidrológico)
normal, chuvoso, seco, seco, seco, chuvoso, seco, seco, seco, seco, seco, seco (até ao momento).
Quem está pior afinal, e concentrem-se a falar de modelos porque temos modelos para analisar ....

Relativamente ao que tinha falado anteriormente, pior que tudo é a operacional até está desfasada pelo menos em termos de pressão da média do ensemble, aliás até está com pressãop abaixo do que a média para compor o ramalhete, ou isto muda, ou terei uma desilusão enorme !

A Gabrielle terá também uma voz no tema da cut do fds, já que dependendo de como se processar a sua transição extratropical, e de como a frente polar reagir ao impulso de energia tropical, poderão ocorrer modificações no bloqueio que depois implicarão mudanças de posição na cut off.

Há também o Humberto que se vai aproximar bastante da periferia do cavado que se extende desde a PI até ás Canárias, e poderão haver interacções entre o outflow em altura do Humberto e a circulação do cavado, e também poderá haver alguma advecção de ar instável nos níveis baixos e médios desde o Humberto para NE.

Neste momento estamos numa fase em que ainda muita coisa pode mudar quer para melhor quer para melhor.

Uma questão: qual a diferença entre modelos (ou saídas) "operacionais" e "ensemble"?

De um modo simples... Saídas operacionais de um modelo correspondem ao output principal que sai, ou seja é a face visível de uma saída e a que alimenta por exemplo os meteogramas.
Os membros de ensemble correspondem ao conjunto de cenários alternativos a uma saída, são como saídas paralelas que apresentam diferentes cenarios para o conjunto de parâmetros em jogo.
A poucas horas de uma determinada situação todos os membros do chamado ensemble convergem pelo que a run operacional é um indicador bom em termos de previsão. A médio e longo prazo os membros divergem pelo que convém olhar para o conjunto de cenários, ou seja, os chamados "ensembles"

Editado por um moderador:
De um modo simples... Saídas operacionais de um modelo correspondem ao outut principal que sai, ou seja é a face visível de uma saída e a que alimenta por exemplo os meteogramas.
Os membros de ensemble correspondem ao conjunto de cenários alternativos a uma saída, são como saídas paralelas que apresentam diferentes cenarios para o conjunto de parâmetros em jogo.
A poucas horas de uma determinada situação todos os membros do chamado ensemble convergem pelo que a run operacional é um indicador bom em termos de previsão. A médio e longo prazo os membros divergem pelo que convém olhar para o conjunto de cenários, ou seja, os chamados "ensembles"
Esclarecido, está de acordo com o que eu tinha sub-entendido da leitura dos vários tópicos aqui no fórum mas nada como ter a certeza.

Obrigado!

Não entendo o problema do Verão ser seco quando o Inverno foi chuvoso como o foi no Norte(Se estivermos a falar de incêndios já é diferente já que este panorama é o pior para os incêndios- Inverno chuvoso e Verão seco) Quando se tratam de médias de precipitação de 5 ou 20 mm nos meses de Verão, é assim tão relevante se for seco e não chover quase nada? Importante é que chova nos meses de Outono onde as médias são superiores a 50 mm no Norte.

Calor em Setembro? Mais normal do que não termos calor. Não me lembro de um Verão que o calor tenha acabado no início de Setembro. E por isso vejo com completa normalidade o calor que ai vem nos próximos dias. Setembro é muitas vezes o melhor mês de Verão no litoral.

A Gabrielle terá também uma voz no tema da cut do fds, já que dependendo de como se processar a sua transição extratropical, e de como a frente polar reagir ao impulso de energia tropical, poderão ocorrer modificações no bloqueio que depois implicarão mudanças de posição na cut off.

Há também o Humberto que se vai aproximar bastante da periferia do cavado que se extende desde a PI até ás Canárias, e poderão haver interacções entre o outflow em altura do Humberto e a circulação do cavado, e também poderá haver alguma advecção de ar instável nos níveis baixos e médios desde o Humberto para NE.

Neste momento estamos numa fase em que ainda muita coisa pode mudar quer para melhor quer para melhor.

Boa noite Caro stormy,

Esta noite na costa Holandesa uma depressão em fase de cavamento com centro depressionário de 1005hPa deverá trazer mar agitado (ventos de 100-110 km/h de NW) e algum risco associado de inundações em alguns locais uma vez que o país está quase todo ao nível do mar e em alguns caso até abaixo do nível do mar o que poderá ser problemático. O coeficiente de maré deverá andar nos 72, situação que está a ser cuidadosamente acompanhada naquele país e também na costa norte da Bélgica pelos mesmos motivos.

Atualmente o que mais é preocupante poderá ser os elevados acumulados previstos em Cabo Verde com a passagem do Humberto (100-150 l/m2) em menos de 24 Horas. Curiosamente nesta temporada e à data de hoje ainda não houve nenhum furação no Atlântico Norte, apenas depressões ou tempestades tropicais mas o Humberto poderá passar a ser o primeiro furacão desta temporada e andar a passear em pleno oceano durante alguns dias!!!

Cmps.

Não entendo o problema do Verão ser seco quando o Inverno foi chuvoso como o foi no Norte(Se estivermos a falar de incêndios já é diferente já que este panorama é o pior para os incêndios- Inverno chuvoso e Verão seco) Quando se tratam de médias de precipitação de 5 ou 20 mm nos meses de Verão, é assim tão relevante se for seco e não chover quase nada? Importante é que chova nos meses de Outono onde as médias são superiores a 50 mm no Norte.

Esta estação seca tem sido bastante severa e a vegetação já se está a ressentir disso, pelo menos nesta região do país.

Calor em Setembro? Mais normal do que não termos calor. Não me lembro de um Verão que o calor tenha acabado no início de Setembro. E por isso vejo com completa normalidade o calor que ai vem nos próximos dias. Setembro é muitas vezes o melhor mês de Verão no litoral.

Claro que é normal haver calor em Setembro, é quase sempre um dos meses mais quentes do ano.

Ai esta run do ECM, que desgraça aparenta estar a ser .... tão a sueste que ela está e olha o campeão a empurrar a coitada da cut-off contra África !

Eu quero ver com o que vamos ficar ... cheira-me que esta run será identica ao GFS das 06h !

Ai esta run do ECM, que desgraça aparenta estar a ser .... tão a sueste que ela está e olha o campeão a empurrar a coitada da cut-off contra África !

Eu quero ver com o que vamos ficar ... cheira-me que esta run será identica ao GFS das 06h !

O GFS até mete bastante instabilidade na run das 12h. Pelo que vejo pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças.
Estou curioso para ver os desenvolvimentos a partir de amanhã mas já aprendi a jogar por baixo nestas situações e em particular em relação a este pequeno canto;)

Bom nesta run o ECM fez o que se pode chamar de uma limpeza de completa, não sobrou nada ... apenas uns chuviscos mesmo no litoral !

:cheers::cheers::cheers:

Amanhã será a machadada final !

É só uma run? Todos os modelos caminham para o mesmo ... basta de ilusões !

Boa noite a todos,
espero não me enganar, mas mais de 60% de hipóteses de as primeiras chuvas a valer, já chuva propriamente dita, começar a cair no continente a partir dos últimos dias de setembro...
Penso que o Anticiclone que está potente agora irá começar perder a sua força o que fará com que entre as primeiras chuvas no nosso país. Voltarei a falar deste assunto a partir do dia 25 setembro...

uma má saída do europeu... já tivemos algumas. Eu continuo a pensar que vai chover bastante, mais do que a média do mês em 3-4 dias.