Para Setúbal nada de nada
Motivos para preocupação?
Deixemos os modelos seguir o rumo natural que é cortar tudo como sempre!
Bom parece que a haver qualquer coisa será resumido ao dia de Sábado e apenas no Algarve ou parte dele. É bem provável que nem chegue cá nada, sendo que normalmente os modelos pecam por excesso e não por defeito.
Mais frustante ainda é analisar os modelos e não ver nada de nada daqui para a frente sem ser a continuação do Verão e mesmo após o dia 21. A haver qualquer coisa será ou mesmo na última semana ou no ínicio de Outubro.
Bom dia,
Queria desde já mostrar o meu desagrado pela falta de rigor na informação que é prestada ao cidadão no que toca ao serviço meteorológico apresentado no programa Bom Dia Portugal, nomeadamente no dia de hoje.
Quando questionado sobre a previsão do estado do tempo para os próximos dias, o meteorologista de serviço adiantou que já amanhã pela tarde seria de esperar alguns aguaceiros e trovoadas nomeadamente no Baixo Alentejo e no Algarve, algo que está mais ou menos de acordo com os modelos !
Contudo quando questionado sobre o fim de semana, o meteorologista adiantou que iriam aumentar as condições de instabilidade sendo que esta instabilidade poderia chegar até á zona de Lisboa, sendo que as regiões com maior instabilidade seria no Baixo Alentejo e Algarve, onde a precipitação poderia ser forte.
Ora bem isto está em completo desacordo com os modelos por exemplo o GFS e ECM, sendo este ultimo utilizado por voçês bem como outros de meso-escala.
Tanto o GFS como ECM indicam uma linha de instabilidade que estaria a sul do Algarve no Sábado de manhã com forte instabilidade mas a qual não deveria afectar o Algarve, sendo que apenas o litoral algarvio veria alguns chuviscos, e nem por sombras o Baixo Alentejo seria afectado.
No Domingo a probabilidade de chover mesmo no sul de Portugal, é zero, e por isso torna-se incompreensivel enganar as pessoas pensando que vai chover no Domingo, porque afinal de contas Domingo ainda é fim de semana, não é verdade ?
Esta incoerência na prestação de serviço meteorológico é incompreensivel numa instituição que deveria servir o público com rigor e exatidão dentro do possivel do serviço que presta.
Cumprimentos,
Aurélio Carvalho
Previsão para 6ªfeira, 13 de Setembro.2013
REGIÃO SUL:
Céu pouco nublado, tornando-se geralmente muito nublado no Baixo
Alentejo e Algarve a partir do meio da manhã.
Aguaceiros a partir da tarde no Baixo Alentejo e Algarve, por vezes
fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 30 km/h)
de sueste no Algarve.
Previsão para sábado, 14.setembro.2013
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita
nebulosidade na região Sul.
Aguaceiros na região Sul, que no Baixo Alentejo e Algarve serão
por vezes fortes, de granizo e acompanhados trovoada e rajadas
fortes até meio da tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 30 km/h),
de sueste no Algarve e de noroeste durante a tarde no litoral a
norte do cabo Raso.
Pequena descida da temperatura máxima na região Sul e no litoral
Norte e Centro.
Atualizado a 12 de setembro de 2013 às 10:28 UTC
Não vou criticar a previsão do IPMA, digo mais, a previsão do IPMA está a jogar pelo seguro. Senão ocorrer nada, falharam mas se ocorrer acertaram. A distância em que está a linha de instabilidade é relativamente próxima à costa algarvia, já vi n situações no passado em que os modelos nada previam e depois foi um autêntico dilúvio, e já vi situações de autêntico dilúvio e depois não se passou nada.