Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Os espanhois também não levantam o pé. Colocam precipitação moderada/localmente forte.

Acho que o Algarve não está ao nível de Cadiz ainda ...


Sexta:

EN ANDALUCIA, AUMENTO DE LA NUBOSIDAD DURANTE EL DIA, CON
POSIBILIDAD DE CHUBASCOS DEBILES, MAS PROBABLES A PARTIR DE LA
TARDE EN EL SUR, DONDE PUEDEN LLEGAR A SER LOCALMENTE MODERADOS Y
OCASIONALMENTE TORMENTOSOS, E INCLUSO LOCALMENTE FUERTES EN CADIZ
Y AREA DEL ESTRECHO.

Sábado:
SE ESPERAN CIELOS MUY NUBOSOS EN ANDALUCIA Y MURCIA, CON
PROBABILIDAD DE CHUBASCOS O TORMENTAS LOCALMENTE MODERADOS,
ESPECIALMENTE EN EL EXTREMO SUR DE ANDALUCIA, CEUTA Y MELILLA,
DONDE EXISTE LA POSIBILIDAD DE LLEGAR A SER LOCALMENTE FUERTES.
 
Não vou criticar a previsão do IPMA, digo mais, a previsão do IPMA está a jogar pelo seguro. Senão ocorrer nada, falharam mas se ocorrer acertaram. A distância em que está a linha de instabilidade é relativamente próxima à costa algarvia, já vi n situações no passado em que os modelos nada previam e depois foi um autêntico dilúvio, e já vi situações de autêntico dilúvio e depois não se passou nada.

Exacto. Os modelos, neste momento, colocam a chuva toda no mar, mas uma ligeira alteração e a mesma pode chegar-se um pouco mais ao litoral. Possivelmente é uma opção do IPMA ir pelo seguro, precaver as pessoas para uma possibilidade (ainda que baixa), e depois, se chover pouco ou não chover nada, não há problema, pelo menos a população estava avisada. Ao fim e ao cabo, teremos uma linha de instabilidade activa a pouca distância do litoral...

Haverá aqui, talvez, uma mudança de estratégia por parte do IPMA relativamente aos últimos anos...

De qualquer das formas, a previsão descritiva ainda deverá sofrer alterações amanhã...


Veremos a evolução da situação.
 
Outra situação curiosa é não cingirem essa previsão ao Algarve, pois pelos modelos a linha de instabilidade só roçará a costa Algarvia, mas alargando-a ao baixo Alentejo.

Exacto. Os modelos, neste momento, colocam a chuva toda no mar, mas uma ligeira alteração e a mesma pode chegar-se um pouco mais ao litoral

Para quê estar a inventar coisas que não existem modelos, se nenhum modelo mostra nada nem mesmo os de meso-escala, é por causa disso que ninguém leva em conta o que diz o IPMA !



Em parte dos últimos posts estão-se a esquecer de uma coisa importante.

Além dessa referida linha que será mais activa durante a madrugada de 6ª para Sábado e que está no "limbo" entre ficar no mar ou entrar em terra, há também chance de convecção durante a tarde, em particular no dia de amanhã.

Convecção esta ligada naturalmente à cut-off mas não ligada directamente a essa linha de instabilidade, mas sim possibilidade de formação de convecção diurna, em especial nas serras do Algarve e no Baixo Alentejo. São portanto duas situações distintas. A de 6ª à tarde mais imprevisível como é normal em convecção diurna, e no caso de ocorrer, a mais passível de dar granizo em aguaceiros fortes localizados. E será em relação a essas a tal previsão que tanto criticam do IM. É algo defensiva sim, e peca por não distinguir bem as duas situações, mas é uma hipótese (moderada) a ocorrência de aguaceiros mais fortes com a convecção diurna.


As duas situações distintas, vistas pelo ALADIN:


Possibilidade de "nascer" convecção 6ª à tarde sobre terra, enquanto ao largo no mar se organiza a linha:






A linha convectiva a organizar-se à noite ainda ao largo, que terá o seu pico durante a madrugada (como na carta do ECMWF que coloquei no outro post):

 
Parece já claro que a cut-off vai se deslocar demasiado para SW para os nossos interesses e com isso menos instabilidade e mais calor é o que nos espera nos próximos dias! Quando a um aumento de instabilidade parece agora ir acontecer entre Terça e Quarta feira na região Sul e talvez centro, altura em que a cut-off se desloca para NE.
 
Boa tarde


Ainda pode haver alterações na previsão para a RAM? pelos modelos está previsto chuva por vezes forte..de forma continua...alguém pode ajudar?

obg
 
O IPMA colocou aviso amarelo para o distrito de Faro.

atum1j.jpg

35m1ndh.jpg
 
Boas tardes..

Para amanhã regressa a possibilidade de actividade convectiva no sul do Pais.

Em altitude uma Cut off posiciona-se a SW de Sagres, enquanto a forte dorsal subtropical de extende em ponte desde o NW da PI até ao N de Africa, na periferia leste/sudeste da cut off um máximo de velocidade encontra-se entre os 200-300hpa sobre Marrocos-GC- extremo S de PT.

Á superfície uma baixa organiza-se no G.Cadiz, e a norte o AA extende-se em crista sobre o G. Biscaia, gerando um fluxo de E/NE sobre a PI nos níveis médios e baixos.

SUL

Nos níveis baixos, ar húmido procedente do Mediterraneo/GC progride sobre o Algarve e adentra-se pelo Baixo Alentejo durante o dia/noite.
Entre a região de Alcácer do Sal e Reguengos, uma dry line marca o limite norte de progressão do ar húmido, e gera-se convergência entre o fluxo húmido de SE e o ar seco e quente vindo de NE/E desde o interior da PI.

De Alcácer do Sal para SW, uma frente de brisa posiciona-se marcando a fronteira entre o regime de brisa de NW/W do litoral oeste e o ar húmido Mediterraneo que se propaga vindo de SE/E desde o Algarve/B Alentejo.

Estas duas regiões de convergência poderão servir de foco para iniciação de algumas células em especial durante a tarde.

Nos níveis médios ar seco e quente Africano cobre praticamente toda a região, sendo no entanto menos espesso no Algarve, este ar seco limitará a convecção especialmente no Baixo Alentejo.

Nos níveis altos, aproxima-se do Algarve um máximo de circulação aos 300hpa, com divergência ( forçamento) no sector NW gera shear moderado próximo á tropopausa e algum forçamento dinâmico.

De modo geral este contexto favorece a ocorrência de Aguaceiros/Trovoadas especialmente de regime diurno no Baixo Alentejo, enquanto no Algarve, mais forçamento dinâmico, shear e menos ar seco nos níveis médios poderão contribuir para actividade mais frequente e intensa durante não só o dia de 6f ma também a noite e madrugada de Sab.

A convecção que surgir poderá causar precipitação intensa, algum granizo e um evento isolado de down/microburst, pelo que se justifica um nível laranja por risco baixo a moderado de um evento severo isolado em especial no Algarve.




Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Granizo ( em geral não severo)

Laranja
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente forte
- Granizo
- Rajadas ( em geral não severo)
 
Peço desculpa pelo comentário, mas que trapalhada isto tudo. Já tinha avisado familiares que no fim-de-semana o tempo não ia estar bom nem para a praia, nem para passeios e agora tive de retratar-me de tudo, passando por aldrabão. :angry:

Bem sei, mesmo sendo um leigo comparativamente com muita gente que aqui anda pelo fórum, que as coisas são assim mesmo, a imprevisibilidade dos modelos e da atmosfera assim o ditam. Felizmente na altura na Depressão "Gong", nos dias 19 e 20 de Janeiro, que os meus avisos surtiram efeito. Por enquanto, siga o Verão. :rolleyes:
 
Olhando aos modelos resta esperar que seja o efeito da depressão em altitude a ter reflexos mas a ocorrer precipitação por aqui será mais confinada á zona da Serra e devido a células de desenvolvimento vertical, que surjam com o aquecimento diurno, pois aquela linha de instabilidade está completamente fora de questão !
Ou seja apenas mais um dia tipico de Setembro em principio e promete ser assim o mês inteiro !
 
A hipótese de "machadada" no Verão já anda sempre a ser adiada pelo GFS:lmao: Os dias passam e a hipótese de mudança anda sempre nas 384h e de forma muito tímida.
Será que poderá haver algo que baralhe estas contas todas? O AA parece que está aí para durar e perdurar.

Em relação à situação de hoje e madrugada de Sábado é simples...ou temos sorte ou não vamos ver mais do que alguns chuviscos. Para esta tarde não espero grande convecção aqui pelos Algarves mas vamos ver.
 
Re: Avisos, Alertas e Previsões oficiais - Setembro 2013

Parece que o tempo vai refrescar, mas no final da próxima semana o calor vai voltar.
 
O moribundo Humberto vai regressar com alguma agressividade ao grupo ocidental dos Açores. Nenhum modelo desistiu da ideia mesmo com o actual Humberto. :cold:

As ilhas terão bastante chuva na próxima semana.
 
O moribundo Humberto vai regressar com alguma agressividade ao grupo ocidental dos Açores. Nenhum modelo desistiu da ideia mesmo com o actual Humberto. :cold:

As ilhas terão bastante chuva na próxima semana.

Humberto? Como assim? O Furacão Humberto vai atingir os Açores? Esse furacão ainda está ativo? Andei à procura no Wunderground e não encontrei... Desculpem lá a pergunta sou um pouco leigo nesta matéria. Entretanto, com uma vista rápida pelos modelos, parece que finalmente os Açores vão ter a chuva que tanta falta anda a fazer lá para o dia 20, e parece também que poderá marcar uma mudança de padrão, com o AA finalmente a "ceder". Vamos ver :D