Boas tardes..
Para amanhã regressa a possibilidade de actividade convectiva no sul do Pais.
Em altitude uma Cut off posiciona-se a SW de Sagres, enquanto a forte dorsal subtropical de extende em ponte desde o NW da PI até ao N de Africa, na periferia leste/sudeste da cut off um máximo de velocidade encontra-se entre os 200-300hpa sobre Marrocos-GC- extremo S de PT.
Á superfície uma baixa organiza-se no G.Cadiz, e a norte o AA extende-se em crista sobre o G. Biscaia, gerando um fluxo de E/NE sobre a PI nos níveis médios e baixos.
SUL
Nos níveis baixos, ar húmido procedente do Mediterraneo/GC progride sobre o Algarve e adentra-se pelo Baixo Alentejo durante o dia/noite.
Entre a região de Alcácer do Sal e Reguengos, uma dry line marca o limite norte de progressão do ar húmido, e gera-se convergência entre o fluxo húmido de SE e o ar seco e quente vindo de NE/E desde o interior da PI.
De Alcácer do Sal para SW, uma frente de brisa posiciona-se marcando a fronteira entre o regime de brisa de NW/W do litoral oeste e o ar húmido Mediterraneo que se propaga vindo de SE/E desde o Algarve/B Alentejo.
Estas duas regiões de convergência poderão servir de foco para iniciação de algumas células em especial durante a tarde.
Nos níveis médios ar seco e quente Africano cobre praticamente toda a região, sendo no entanto menos espesso no Algarve, este ar seco limitará a convecção especialmente no Baixo Alentejo.
Nos níveis altos, aproxima-se do Algarve um máximo de circulação aos 300hpa, com divergência ( forçamento) no sector NW gera shear moderado próximo á tropopausa e algum forçamento dinâmico.
De modo geral este contexto favorece a ocorrência de Aguaceiros/Trovoadas especialmente de regime diurno no Baixo Alentejo, enquanto no Algarve, mais forçamento dinâmico, shear e menos ar seco nos níveis médios poderão contribuir para actividade mais frequente e intensa durante não só o dia de 6f ma também a noite e madrugada de Sab.
A convecção que surgir poderá causar precipitação intensa, algum granizo e um evento isolado de down/microburst, pelo que se justifica um nível laranja por risco baixo a moderado de um evento severo isolado em especial no Algarve.
Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Granizo ( em geral não severo)
Laranja
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente forte
- Granizo
- Rajadas ( em geral não severo)