Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Cá por Matosinhos esperam-se, segundo a última saída do GFS cerca de 31mm para Sexta-Feira e 33mm para Sábado. :rain:
Depois das saídas dos últimos dias pensei que fosse pior. Já vi muito pior.:surprise:
Quando isto passar ficamos à espera da chuva e da trovoada da Próxima Quarta-Feira :shocking:

O Outono entrou em força...

saida desgraça, tudo para o sul e tudo para o norte na sexta, o centro que fique com os restos :sad: ,está razoavel para cá até aumentaram as trovoadas, mas precipitação desceu consideravelmente, curiosamente inicialmente colocavam maior precipitação aqui e ainda durou e agora faz tipo um buraco com maior pico no norte e sul, eu acho que só vamos ficar a saber amanha (1 dia antes do acontecimento)

Esta saída das 06 do americano reduz em boa quantidade os valores de precipitação para sexta-feira, mas metendo ainda muita água pelo Algarve (especialmente Sotavento) e no Litoral Norte.

Penso que o que os modelos apresentarem hoje já será mais ou menos aquilo que poderá ocorrer, se bem que nisto da meteorologia nada é certo.

A saída das 00 era bem mais extrema do que esta no Sotavento Algarvio, esta última cortou metade da saída das 00. O Hirlam que é um modelo mesoescala coloca o grosso da precipitação a passar ligeiramente a sul do Algarve em direcção a Cádiz.

Aqui, fica o meteograma das 00, nunca me lembro de ver um meteograma destes. :D

Para memória futura:

15759835_GDU7w.jpeg

Esta saída das 06 é bem mais parecida com a saída das 00 do ECM, em termos de precipitação.

saida desgraça, tudo para o sul e tudo para o norte na sexta, o centro que fique com os restos :sad: ,está razoavel para cá até aumentaram as trovoadas, mas precipitação desceu consideravelmente, curiosamente inicialmente colocavam maior precipitação aqui e ainda durou e agora faz tipo um buraco com maior pico no norte e sul, eu acho que só vamos ficar a saber amanha (1 dia antes do acontecimento)

Calma calma :)
O principal é que ela vem aí e parece que temos para uns dias.
Como sabemos, não vale a pena dar muita importancia às saídas no que diz respeito à localização rigorosa da maior fatia da chuva pois a experiência diz-nos que as devemos utilizar com algum distanciamento pois ainda pode variar imenso.

Calma calma :)
O principal é que ela vem aí e parece que temos para uns dias.
Como sabemos, não vale a pena dar muita importancia às saídas no que diz respeito à localização rigorosa da maior fatia da chuva pois a experiência diz-nos que as devemos utilizar com algum distanciamento pois ainda pode variar imenso.

pois por isso é que disse também que acho só vamos ficar a saber mesmo +ou- ao certo amanhã, cá para mim só ficamos a saber na saida do gfs das 17.30h e do ecm das 20h de amanha

pois por isso é que disse também que acho só vamos ficar a saber mesmo +ou- ao certo amanhã, cá para mim só ficamos a saber na saida do gfs das 17.30h e do ecm das 20h de amanha

Na realidade só vamos mesmo saber quando passarmos à fase do now-casting e seguirmos o radar...
Isso é que é certinho.
Esperemos que esteja operacional ;)
Abraço!

Na realidade só vamos mesmo saber quando passarmos à fase do now-casting e seguirmos o radar...
Isso é que é certinho.
Esperemos que esteja operacional ;)
Abraço!

oh claro isso sim a seguir na hora :p
tou a dizer saber +ou- se sempre fica mais a norte ou mais a sul ou ao centro, mas de qualquer maneira será um episódio de todo o pais :D, segundo os ensembles, penso que na próxima saida irá aumentar um pouco no centro novamente, penso que no norte aumente um pouco também, o sul acho que ficará parecido como está agora

69p5ic.png

Por aqui já se sente energia no ar...tempo bem abafado:hehe: Mais dia menos dia a atmosfera tem de descarregar por este corredor. Vamos ver se é desta ou mais tarde, também ainda estamos no início...

boas tardes a todos e desculpem a ausencia mas o trabalho nao tem dado tréguas. Será que vale a pena carregar as baterias da maquina e preparar as coisas? Se o dia mais chuvoso for na sexta calha me bem porque estou de folga

Desde Fevereiro que não troveja por Almada ou sequer aqui perto. Passou-se o resto do Inverno, a Primavera, o Verão, e nada, a instabilidade fugia daqui a sete pés. Venha ela! :trovao: :D