Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

boa noite alguém pode confirmar-me sff se a RAM esta em alerta laranja para a precipitação nas zonas montanhosas?

tenho um colega que disse que a informação atualizada diz que sim...já fui ao site do IPMA e vi amarelo..
 
boa noite alguém pode confirmar-me sff se a RAM esta em alerta laranja para a precipitação nas zonas montanhosas?

Sim. O aviso amarelo que tinha sido lançado na tarde de ontem, passou agora a laranja, mas nas mesmas condições.

---

E entretanto, a pouco mais de 24h de distância, um último carregamento do GFS. Vale o que vale; a partir de agora é mais importante o acompanhamento em directo, dada a localidade deste evento inicial. No entanto, com um cenário do género, é certo que será uma manhã de 6ªf especialmente complicada nos acessos à capital.

ljmx.png


E parte do ensemble, para a região de Lisboa:

1tup.png



Repare-se que, apesar de tudo, a média dos cenários resume-se a um pico de aproximadamente 20 mm/6h.
 
Bem, de acordo com os vários modelos, vem aí chuva e poderá mesmo ser muito forte nalguns locais. Será um seguimento muito interessante! E essencial para se perceber mesmo quais a zonas que irão ser mais afetcadas e qual a intensidade da precipitação que realmente se vai fazer sentir.

Veremos no que isto irá dar...:D

x9hAQjl.png
 
Dados os critérios de emissão dos avisos do IPMA:

Precipitação Chuva/Aguaceiros

Amarelo......Laranja..........Vermelho
10 a 20.........21 a 40..........> 40 mm/1h Milímetros numa hora
30 a 40.........41 a 60..........> 60 mm/6h Milímetros em 6 horas

Não deveria ser lançado um aviso laranja para os distritos do litoral centro e litoral sul tendo em conta as previsões dos modelos? Parece-me bem possível que possam cair entre 41 e 60 mm de água em 6 horas... Aliás, até arrisco dizer ligeiramente mais...

-----

Não tenho a estação online devido ao problema com o servidor mas irei registar todos os dados deste evento para mais tarde publicar no tópico correspondente.
 
Bom dia,

Previsões do IPMA para amanhã:

Previsão para 6ª feira, 27.setembro.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu muito nublado.
Chuva forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes.
Possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial a partir
do início da tarde.
Vento moderado (20 a 30 km/h) do quadrante sul, sendo moderado a
forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste, com rajadas da ordem
dos 70 km/h, e forte a muito forte (45 a 65 km/h) nas terras altas,
com rajadas da ordem dos 100 km/h.

Pequena subida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro.
Descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

GRANDE LISBOA:
Céu muito nublado.
Chuva forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes.
Possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial a partir
do início da tarde.
Vento moderado a forte (25 a 45 km/h) com rajadas da ordem
dos 70 km/h.

Pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da
temperatura máxima.

GRANDE PORTO:
Céu muito nublado.
Chuva forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes.
Possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial a partir
do início da tarde.
Vento moderado a forte (25 a 45 km/h) com rajadas da ordem
dos 70 km/h.

Pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de sudoeste com 2 a 3 metros.
Temperatura da água do mar: 15/20ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros.
Temperatura da água do mar: 23ºC


METEOROLOGISTAS: Bruno Café/Madalena Rodrigues.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 26 de setembro de 2013 às 6:9 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Situação a acompanhar, podem ocorrer localmente inundações urbanas , o nível de alerta poderá ser actualizado nas próximas horas.
 
Bem, o cenário agressivo mantem-se.

Isto está cá com um aspecto.

jq58w6.jpg

f8ci8.jpg


Concordo com a colocação de aviso laranja, de certeza que vai acontecer isso, ou será que IPMA está à espera que surjam manchas de precipitação elevada na sua cobertura do radar(como já aconteceu n vezes) para então depois aumentar o nível do aviso?Espero que não.
 
A Saida das 06 do GFS parece ainda carregar mais nos niveis de precipitação previstos e alargando a praticamente todo o territorio...

O Estofex tb alerta para a situação (Nivel Laranja).

Apesar de ser previsivel que as proximas saidas reduzam um pouco os acumulados, mas será uma situação potencialmente complicada.

O Alerta Laranja deverá ser emitido certamente nas proximas horas por parte das entidades competentes...
 
Boas..


Dia de amanhã muito complicado em especial para a região sul e porções do litoral centro.

Uma pluma de ar tropical ( Dew>18ºC, TPW>45mm, Theta-e>60ºC) é empurrada para norte á frente de uma perturbação complexa composta por vários máximos de vorticidade em todos os níveis que orbitam na periferia da cut-off, no seio de uma Atmosfera caracterizada pela presença de um forte fluxo do quadrante sul em todos os níveis alinhado com o jet aos 200-300hpa.

Á medida que se aprofunda a interação entre o ar tropical e a perturbação, forte forçamento dinâmico e arrefecimento gradual dos níveis altos e médios ( aproximação do ar frio em altura) induzem grande instabilidade vertical ( CAPE localmente até 1000-1500J/Kg) e atividade convectiva explosiva ao longo da margem de fotogénese.
Vários modelos sugerem que com o tempo uma bolsa depressionária insipiente ( low level wave) se formaria em resposta á convecção forte e persistente, cruzando o sul do território....essa low level wave irá incrementar a convergência e o shear mesoescalar .

A presença de shear moderado a forte ( DLS até 45kts e 0-3km shear até 15-20m/s) incrementado ao longo da pequena bolsa depressionária, assim como perfis de veering nos níveis baixos serão suficientes para garantir organização convectiva, a orientação da linha de instabilidade face ao fluxo é favoravel á formação de sistemas convectivos lineares e training cells, com risco de precipitação excessiva ( até 100-150mm/6h), acentuada pela lenta progressão do sistema.

O shear apesar de moderado a forte carece de um caracter rotacional muito expressivo, salvo em alguma situação de mesoescala, pelo que o risco de tornados não é demasiado elevado...no entanto não é de excluir alguma supercélula discreta localmente capaz de gerar um tornado/gustnado.
Prevalece o risco de ventos fortes não tornadicos, de origem convectivo-sinóptica, que poderão superar localmente os 100km.h de rajada.


Depois da passagem da linha mais activa, novas bandas convectivas deverão atingir o norte e centro durante a tarde/noite, mas o shear menos expressivo e CAPE mais baixo limitam algo a ocorrência de convecção severa, no entanto manteem-se condições favoráveis desta vez mais á ocorrência de granizo ( ar mais seco e frio em altura) e rajadas por vezes moderadas a fortes, garantido pelo menos a manutenção de um nível laranja em boa parte do litoral oeste.

Com base nisto lanço um nível vermelho por probabilidade elevada de situações severas pontuais, esse nível é lançado para o litoral SW e baixo Alentejo, locais onde teremos mais instabilidade/humidade disponível e onde se espera que passe a região mais dinâmica da perturbação.

Mais a norte, um nível laranja cobre o alto Alentejo e litoral norte e centro, por probabilidade baixa a moderada de eventos severos...menos CAPE e humidade limitarão um pouco a probabilidade de convecção severa e organizada, no entanto humidade que resulta dos restos dos complexos convectivos a sul poderá causar chuva forte estratiforme sobre a região.

No interior nordeste apenas é lançado o nível amarelo por convecção não severa devido ao CAPE bastante mais fraco...no entanto alguma célula localmente poderá gerar ventos fortes ( devido á conjugação com os ventos sinópticos moderados a fortes já existentes) e precipitação forte, a que se junta chuvas estratiformes com origem no aporte de humidade dos restos das massas convectivas a sul.





yKEPv1E.png






Amarelo ( probabilidade praticamente nula de convecção severa)
- Aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente forte ( origem maioritariamente não convectiva)
- Vento forte ( maioritariamente não convectivo)


Laranja ( probabilidade baixa a moderada de convecção severa)
- Precipitação excessiva
- Rajadas
- Tornado
- Granizo

Vermelho ( probabilidade alta de convecção severa)
- Precipitação excessiva
- Rajadas
- Tornado
- Granizo
 
Bom dia a todos.

A manhã de amanhã nas zonas Centro e Sul não vai ser fácil para quem tiver de se deslocar para o trabalho.
Realmente os acumulados que o GFS tem mostrado nos últimos Runs incidem nestas zonas :surprise:
O próprio ECM já arrastou, no Run das 00h, os acumulados para o Centro e Sul para o dia de amanhã e mais para Norte no Sábado, ainda que em menor quantidade :rain:
 
O AROME tem várias manchas de 40mm em 3 horas... vai ser uma frente com bastante chuva felizmente coincidente com a maré baixa mas os sistemas pluviais vão ter problemas com estas quantidades.
 
O AROME tem várias manchas de 40mm em 3 horas... vai ser uma frente com bastante chuva felizmente coincidente com a maré baixa mas os sistemas pluviais vão ter problemas com estas quantidades.

Tem manchas de 60 mm em 3 horas, ali na zona de Grândola, existe ali um ponto meio branco deve ser mais de 90 mm. No Algarve tem uma pequena mancha de 50 mm na zona de São Brás de Alportel/Barranco Velho mais ou menos.

15763830_ze4Db.jpeg




Para nós, diria que os melhores modelos são: o ECM, o Aladdin, o Hirlam e o Arome, o GFS está fora está muito fraco.

Se cair 40 mm em 1 hora que pode muito bem acontecer em Faro e Olhão, nem a maré baixa nos salva das inundações urbanas, amanhã é um dia perigoso para se estacionar no Largo de São Francisco. :D
 
Esses valores são extremos... toda a frente parece ter em certos momentos chuva torrencial. 60mm ou mais já entra dentro do nível vermelho.