Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

GFS12z completamente louco com a situação de 6f...modela ipsis verbis um enorme complexo mesoescalar linear que varreria todo o litoral a sul de lisboa e entraria pelo Alentejo, á frente de uma pequena bolsa depressionária/vórtice á sfc.

Mais um ou outro segmento convectivo linear afectaria também o litoral norte e centro acompanhando esta pluma de instabilidade forte.

Durante a noite para e o dia de Sabado, a aproximação da depressão pelo NW causaria mais actividade convectiva por vezes forte, sob forma de algumas bandas de instabilidade...no entanto a proximidade ao núcleo da perturbação significa menos shear pelo que as hipóteses de tempo severo diminuem gradualmente a partir do fim da tarde de 6f.

Sem duvida uma situação a acompanhar...a presença de até 45mm de TPW indica a possibilidade de alguns locais verem até 100-150mm/6h, e a convecção mais activa facilmente induzirá ventos fortes e talvez mesmo algum tornado.

como eu esperava, o centro voltou a subir um pouco, aqui na minha zona um pico de 15.3mm que já não aparecia nenhum pico acima dos 10mm prai ha 3 ou 4 saidas, eu acho que só vou ficar convencido onde se dará a maior precipitação daqui a 24h

O Outono vai, tudo indica entrar em força, com muita chuva na sexta que se prolongará por alguns dias. A situação de sexta é uma situação a acompanhar pois de facto há condições para muita precipitação e tambem bastante vento. Nao me admirava nada se os acumulados nas zonas montanhosas da região Norte superassem os 100 mm. Esperemos para ver. Lá para o meio da próxima semana também tem vindo a ser modelada outra depressao que pode tambem dar muita chuva.

Para lá do dia de Sábado existem muitas divergências entre o ECM e os outros modelos sendo que este indica a subida da dorsal na PI, e portanto melhor tempo para o sul ( ver diferença na sinoptica da linha do 1010 de pressão) enquanto que os outros modelos indicam a linha do 1010 mais para sul e aquela depressão formada na Segunda bem mais cavada e mais para sul.

No que toca agora apenas ao dia de Sexta, é dificil vislumbrar algo de relevo na previsão do ECM !

Nem a 36h/48 h os modelos começam a afinar e ainda andam marados, cada saída pode ser uma alegria ou uma tristeza, tudo depende da zona onde vivemos. :lol: Esta saída limpou a chuva mais forte do Algarve e colocou tudo mais a norte e a sua passagem bem mais rápida que nas saídas anteriores. Ainda fica é na muita parra e pouca uva. :lol:

Nem a 36h/48 h os modelos começam a afinar e ainda andam marados, cada saída pode ser uma alegria ou uma tristeza, tudo depende da zona onde vivemos. :lol: Esta saída limpou a chuva mais forte do Algarve e colocou tudo mais a norte e a sua passagem bem mais rápida que nas saídas anteriores. Ainda fica é na muita parra e pouca uva. :lol:

Não vai haver previsão que nos valha algarvio1980...neste cantinho os eventos significativos de precipitação nunca são vistos pelos modelos. A meu ver será mais uma linha de instabilidade que cruzará o território e bem mais rápido do que o que estamos à espera podendo deixar precipitação significativa mas nada demais, ou seja, regra geral abaixo dos 40mm. Quanto à convecção mais organizada que possa existir no seu seio e que possa baralhar as contas, isso já é outra conversa!
O certo é que vamos ter chuva forte a cair sobre o pó porque pelo que estou a ver não vamos ter direito a preliminares. Basicamente quando começar a chover será forte!

Não vai haver previsão que nos valha algarvio1980...neste cantinho os eventos significativos de precipitação nunca são vistos pelos modelos. A meu ver será mais uma linha de instabilidade que cruzará o território e bem mais rápido do que o que estamos à espera podendo deixar precipitação significativa mas nada demais, ou seja, regra geral abaixo dos 40mm. Quanto à convecção mais organizada que possa existir no seu seio e que possa baralhar as contas, isso já é outra conversa!
O certo é que vamos ter chuva forte a cair sobre o pó porque pelo que estou a ver não vamos ter direito a preliminares. Basicamente quando começar a chover será forte!

Sinceramente de todas as previsões penso que esta será a mais provável, sempre achei que a zona com maior probabilidade de neste primeiro sistema ver precipitação mais forte seria a zona de Lisboa e Setubal e depois o litoral norte.

Já agora olhando a este sistema parece claro que a frente durará no máximo umas duas horas a passar !
Sempre me pareceu que o GFS andava a exagerar pois nunca vi nenhum modelo a dar tanta precipitação !
Isto vai ser muito rápido ...

Vejam a saída da Estofex...
showforecast.cgi

Ahead of the approaching cut-off low, a very moist tropical air mass is advected northward. Although lapse rates are initially poor in this air mass, but will increase due to lift as the mid-level trough moves slowly east. The rather cool mid-level air mass in the range of the trough axis and the warm sea surface may allow for CAPE in the order of 1000 J/kg according to the latest GFS, so that at least weak instability is expected to be likely.

Along the cold front that will be nearly parallel to the mid-level flow, training storms are expected that will spread into Portugal late in the period. These storms may produce excessive rain along the coasts. Additionally, the very strong low-level wind field exceeding 20 ms at 850 hPa will result in strong low-level vertical wind shear. As a consequence, embedded supercells are forecast capable of producing tornadoes and locally large hail and severe wind gusts. Overall activity will likely go on at Friday morning.