Boas tardes.
Para amanhã temos mais um dia com alguma actividade convectiva.
Em altura um cavado semi estacionário coloca-se a oeste de PT continental, com advecção de ar frio em altura e um fortalecimento do fluxo acima dos 600-500hpa.
Á superfície uma frente fria cruza a Galiza, e injecta ar mais frio e estavel pelo Atlantico ao longo do litoral norte e centro.
No sector quente, ar moderadamente húmido e instável introduz-se pela metade sul do território, e lentamente progride para NE.
Norte + Centro
Ao longo do dia cria-se alguma instabilidade com ocorrência de aguaceiros e eventualmente alguma trovoada, em especial nas regiões montanhosas.
No entanto maior parte da energia mantem-se mais a sul, pelo que o potencial para ocorrência de fenómenos localmente significativos é baixo ou nulo.
Sul
A presença de massas de ar (sub)Tropical, com pontos de orvalho entre 17 e 19ºC e o aquecimento diurno, em conjunto com a aproximação de um lobo de forçamento dinâmico associado ao cavado a oeste, garante á partida que surjam alguns núcleos convectivos.. alguns destes poderão vir já activos desde o oceano a S/SW.
Preve-se no entanto que haja alguma inibição devido á permanência de algum ar seco entre os 850 e os 650hpa.
Em especial a partir da tarde espera-se o surgimento de alguns núcleos convectivos associados ao aquecimento diurno e á aproximação da bolsa de ar mais frio em altura + região de divergência nos níveis altos.
As células que surgirem beneficiarão de shear moderado ( DLS~40kts) essencialmente unidirecional e concentrado nas camadas mais elevadas, já que abaixo dos 500hpa o perfil de ventos é essencialmente caótico.
Durante a noite para Sábado com a aproximação do cavado, os modelos reforçam a advecção de ar húmido á sfc, e a agua do mar relativamente quente ( 22-26ºC) contribuirá igualmente para que o MLCAPE atinja valores entre 500-1000J/KG com o 0-30CAPE a aproximar-se dos 1200-1500J/Kg.
Este padrão é favorável ao surgimento de algumas células localmente fortes, em especial no Algarve e Baixo Alentejo, que deverão manter-se activas durante a noite.
As células mais fortes terão capacidade de gerar granizo localmente grande, precipitação intensa e em menor grau uma situação isolada de vento forte associada a um micro/downburst.
Apesar de haver ainda alguma inconsistência de run para run nos modelos, a sinóptica parece ser suficiente para garantir um nível laranja marginal por risco fraco a moderado de uma situação localmente severa.
Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
Laranja
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
- Granizo
- Precipitação localmente forte